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Marketing para Médicos: Técnicas para Alavancar a Carreira.

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8 Jan
25
Atualizado em
8 Jan
25
8 min de leitura

Introdução

No mundo competitivo de hoje, o marketing para médicos tornou-se uma necessidade essencial. Utilizar estratégias efetivas de marketing pode aumentar significativamente a visibilidade e a reputação de uma clínica ou consultório médico.

Desde a otimização para motores de busca (SEO) até a presença ativa em redes sociais, cada aspecto influencia diretamente a capacidade de atingir novos pacientes e fidelizar os atuais.

Além disso, técnicas de comunicação direcionadas podem ajudar a construir uma relação de confiança entre médico e paciente.

Com a tecnologia cada vez mais presente nas decisões de saúde dos consumidores, é crucial que os profissionais adotem uma abordagem proativa e bem-informada para engajar seu público com um marketing para médicos.

Fundamentos do Marketing para Médicos

Os médicos podem fortalecer a sua reputação e expandir sua presença online através de um marketing para médicos eficaz. Isso envolve a estratégia correta, a construção de uma identidade visual forte e a manutenção de uma marca pessoal de confiança.

Importância do Marketing Digital

O marketing digital é essencial para os médicos que desejam aumentar sua visibilidade e alcançar um público mais amplo. As plataformas digitais permitem que eles compartilhem sua experiência e ofereçam informações valiosas aos pacientes, construindo credibilidade.

Além disso, o marketing para médicos oferece ferramentas analíticas avançadas, permitindo que os profissionais de saúde acompanhem as interações e ajustem as suas estratégias conforme necessário. Isso ajuda a personalizar a comunicação e promover os serviços médicos de forma eficaz.

Os médicos que investem nesse tipo de marketing frequentemente experimentam um aumento de confiança e na autoridade em seu campo.

Construção da Identidade Visual e Marca Pessoal

Identidade visual é crucial na diferenciação do médico no mercado. Elementos como logotipo, cores e material gráfico devem refletir o profissionalismo, além de outros valores que o profissional deseja transmitir. Eles são instrumentos poderosos para reforçar a reputação e criar uma lembrança duradoura no marketing para médicos.

A marca pessoal vai além dos elementos visuais, abrangendo a maneira como os médicos interagem com os pacientes e compartilham o seu conhecimento. Consistência na comunicação aumenta a confiança do público e solidifica a autoridade médica.

Ao cultivar uma imagem coerente e confiável, os médicos podem estabelecer laços sólidos com os pacientes, melhorando a reputação e impulsionando o alcance de seus serviços.

Estratégias e Canais de Divulgação

Implementar estratégias eficazes e escolher os canais de divulgação certos pode aumentar significativamente a visibilidade de médicos e atrair mais pacientes. Destacar-se no ambiente online envolve otimizar o conteúdo digital, investir em publicidade paga e manter uma presença ativa nas redes sociais.

marketing para médicos e divulgação

SEO e Visibilidade no Google

A otimização para motores de busca (SEO) é crucial para aumentar a visibilidade dos médicos no Google, ou qualquer mecanismo de busca, especialmente em estratégias de marketing para médicos. Usar palavras-chave relevantes, criar conteúdo de qualidade e garantir que o site esteja tecnicamente otimizado são passos essenciais.

Também é importante manter um perfil atualizado no Google Meu Negócio, pois isso melhora a credibilidade e facilita que os pacientes encontrem as informações básicas, como endereço e contato.

Além disso, o uso apropriado de meta descrições, títulos e tags alt para imagens pode influenciar positivamente o posicionamento nos resultados de busca. Monitorar regularmente o desempenho do site usando ferramentas de análise é vital para ajustar as estratégias e garantir um bom ranking.

Publicidade com Google Ads e Facebook Ads

O investimento em publicidade paga, como Google Ads e Facebook Ads, é uma estratégia eficaz para aumentar a presença online no Marketing para médicos. O Google Ads permite veicular anúncios diretamente nas buscas, segmentando por localização e palavras-chave específicas, o que maximiza a atração de pacientes.

No Facebook, a criação de campanhas segmentadas pode alcançar públicos específicos baseados em interesses, demografia e comportamento.

A constante otimização e análise dos dados de desempenho ajudam a ajustar as campanhas, garantindo um melhor retorno sobre o investimento. A estratégia de remarketing também é valiosa, pois permite reengajar os usuários que já demonstraram interesse anteriormente.

Presença em Redes Sociais e Engajamento

Uma presença ativa em redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn, é fundamental para fortalecer o relacionamento com os pacientes e aumentar o engajamento. Conteúdo envolvente, como artigos sobre saúde, dicas de bem-estar e atualizações sobre a prática médica, incentiva a interação e estabelece confiança.

Responder a comentários e mensagens rapidamente é importante para demonstrar atenção e cuidado. Criar e seguir um calendário de conteúdo ajuda a manter a consistência nas postagens e otimizar o marketing para médicos.

Vídeos ao vivo e eventos online são métodos eficazes para atrair mais seguidores e humanizar a presença digital dos médicos, fortalecendo ainda mais a conexão com o público.

Conteúdo e Relacionamento com o Paciente

A construção de um forte relacionamento com o paciente é essencial para a fidelização e confiança. Isso pode ser alcançado por meio de estratégias precisas de marketing de conteúdo, comunicação direta e o uso da telemedicina.

marketing para médicos e estratégia

Marketing de Conteúdo e Produção de Informação Relevante

Um marketing para médicos de conteúdo é uma estratégia poderosa, focada na criação e distribuição de conteúdos relevantes para o público-alvo. Produzir artigos, vídeos e podcasts informativos pode educar os pacientes sobre temas de saúde, tratamentos e cuidados preventivos.

Conteúdos de qualidade ajudam a estabelecer o especialista médico como uma autoridade na área. Isso não só melhora a visibilidade online, como também fortalece o relacionamento com os pacientes existentes e potenciais, gerando confiança e engajamento.

E-mail Marketing e Comunicação Direta

O e-mail marketing oferece uma forma direta e pessoal de comunicação com os pacientes. Através deste canal, os médicos podem compartilhar atualizações da prática, lembretes de consultas e informações de saúde relevantes. Mensagens personalizadas aumentam a percepção de cuidado e atenção individualizada.

Com a automação, é possível segmentar contatos e enviar conteúdo personalizado conforme o interesse ou necessidade do paciente. Isso melhora significativamente a experiência do paciente e ajuda a manter uma comunicação clara e consistente.

marketing para médicos e seo

Uso de Telemedicina e Tecnologias Emergentes

Telemedicina e novas tecnologias estão revolucionando a forma como o atendimento ao paciente é realizado. A telemedicina permite que os pacientes acessem cuidados de saúde de forma prática e segura, sendo essencial para aqueles com dificuldades de locomoção ou que vivem em áreas remotas.

A incorporação de inteligência artificial também está aprimorando o atendimento, permitindo diagnósticos mais rápidos e precisos. Ferramentas como a Amigo Intelligence, IA da Amigo, realizam tarefas complexas da rotina médica em segundos, liberando tempo para o cuidado mais humanizado no atendimento.

Os médicos devem explorar essas ferramentas para aumentar a acessibilidade e melhorar o relacionamento com os pacientes, destacando o compromisso com a inovação e qualidade de serviço.

Impulsione o Seu Consultório Com as Estratégias de Marketing da Amigo Tech

Quer aumentar a visibilidade do seu consultório médico e atrair mais pacientes? A Amigo Tech tem a solução ideal para você!

Com nosso serviço especializado de Marketing para Médicos, desenvolvemos estratégias sob medida para impulsionar a presença online de sua clínica.

De campanhas em redes sociais a otimização de sites, nossa equipe está pronta para cuidar da sua imagem digital. Não perca mais tempo e destaque-se da concorrência!

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Conclusão

Para que o marketing para médicos seja eficaz, é necessário compreender as necessidades do público-alvo. Desenvolver estratégias que priorizem a comunicação clara e o suporte, em vez de simplesmente promover serviços, é um grande diferencial.

Integrar tecnologia, como sites modernos e presença nas redes sociais, aumenta a visibilidade. Isso contribui para os estabelecimentos que se destacam em um mercado competitivo.

Investir em treinamento contínuo para equipes de suporte é essencial. Atendimento ao paciente de alta qualidade reflete positivamente na marca do médico.

A utilização de feedback dos pacientes pode ajudar a adaptar campanhas para atender melhor às expectativas e desejos dos pacientes. Com isso, notamos que vale a pena investir no marketing para médicos!

Conteúdos sugeridos

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Marketing Médico

A constante evolução do paciente impõe uma transformação profunda nas formas de atendê-lo e se relacionar com o público. Conheça o impacto da era digital na área da saúde, os domínios da transformação digital nos negócios e o conceito de Paciente 5.0.

A revolução da tecnologia digital está presente no dia a dia em todas as frentes. Das mudanças comportamentais ao novo contexto de carreiras profissionais, nada escapa ao processo de digitalização, que costuma trazer velocidade ao fluxo de informações e acesso fácil por meio de variados dispositivos em conexão.

Para facilitar a compreensão de como o cenário corporativo vem sendo impactado pela revolução digital, alguns pensadores criaram o conceito de Mundo VUCA, relacionado aos imprevistos e à rapidez com que as mudanças acontecem nos mercados. 

Traduzido para o português, o termo VUCA é um acrônimo que designa:

V - Volatility (volatilidade)

U - Uncertainty (incerteza)

C - Complexity (complexidade)

A - Ambiguity (ambiguidade)

A volatilidade refere-se às constantes e rápidas mudanças no mercado, que exigem das empresas atitudes ágeis, já que as práticas se tornam obsoletas com maior velocidade. O conceito de incerteza está relacionado à volatilidade, já que com mudanças a todo momento, tudo é mais imprevisível. A complexidade considera a quantidade de fatores envolvidos na análise de um contexto, como questões culturais, locais, globais, financeiras ou tecnológicas. Por fim, a ambiguidade é fruto de todos os conceitos acima, observando que a quantidade de variáveis somada à dificuldade de compreensão, pode fazer com que mais de uma visão seja possível sobre os mesmos fenômenos.

O termo transformação digital designa o processo de utilização de ferramentas digitais para resolver problemas tradicionais, como queda no desempenho, produtividade e eficácia, e também, para aumentar as possibilidades de serviço, entregando novas funções e experiências aos clientes. 

A transformação digital, naturalmente, impacta diretamente a área da saúde. A era da saúde digital, muitas vezes chamada de “e-health”, é baseada na convergência de diversas tecnologias que utilizam as formas digitais para melhorar a área em diversos aspectos, como o atendimento médico, tratamentos inovadores, gestão de negócios em saúde e, sobretudo, experiência do paciente aprimorada.

O ambiente digital consolida cada vez mais uma medicina ligada à internet, que se vale de tecnologias avançadas da informação, ferramentas wireless, robótica, inteligência artificial, realidade virtual, modelagem 3D e interoperabilidade de dados. É comum observar tais facilidades nos mais variados serviços prestados cotidianamente, como teleconsultas, diagnósticos detalhados, prontuários eletrônicos, agendamentos e monitoramento a distância.

Ao olhar para usos não tão comuns, mas já importantes para a área, pode-se encontrar a impressão 3D e a realidade aumentada auxiliando cirurgiões na organização de um procedimento cirúrgico. Dispositivos vestíveis (wearables), como smartwatches, ou tecnologias implantáveis (insideables), também podem ajudar a monitorar indicadores fisiológicos e bioquímicos, prevenindo agravamento de quadros problemáticos. Além disso, a utilização de IA’s está a serviço da prevenção de doenças, construção de diagnósticos mais precisos e análise de grandes volumes de dados para auxiliar na tomada de decisão. 

De forma geral, a tecnologia está diretamente relacionada ao desenvolvimento da saúde e é capaz de revolucionar não somente tratamentos, mas também a relação entre médicos e pacientes. Além de permitir uma infinidade de benefícios para a rotina e gestão médica, as novas tecnologias promovem a melhoria da experiência do paciente, permitindo que sua perspectiva seja observada e priorizada nas decisões tomadas em clínicas e consultórios.

As estruturas do setor de saúde estão cada vez mais voltadas para garantir a satisfação e as expectativas dos pacientes. Os termos “Saúde 5.0” e “Paciente 5.0” abordam a transformação da área, que agora contempla muito mais do que procedimentos médicos, incorporando a experiência do paciente como peça chave para os resultados dos negócios. O conceito não sugere nada que soe futurista, é uma realidade vigente, que demanda de médicos e demais profissionais de saúde novas habilidades de gestão e atendimento.

Transformação Digital: 5 domínios em mutação

Ao traçar uma análise geral sobre as mudanças em processo a partir da tecnologia digital, é possível evidenciar a rapidez com que a informação transita, fazendo com que o volume de informações seja sempre maior. Tal intensidade torna as pessoas mais distraídas e exigentes. Além disso, as facilidades trazidas por produtos e serviços automatizados oferecem uma comodidade antes jamais imaginada, fazendo com que empresas se vejam forçadas a suprir demandas complexas de seus clientes.

Segundo o livro "Transformação Digital: repensando o seu negócio para a Era Digital", de David L. Rogers, há cinco domínios estratégicos em mutação contínua que merecem atenção, principalmente, por parte de quem atua no mundo corporativo. A partir de uma leitura contextual sobre clientes, competição, dados, inovação e valor, é possível extrair princípios gerais que auxiliam o posicionamento e as estratégias de empresas com foco no sucesso do negócio. Na sequência, cabe pontuar as principais mudanças envolvendo os domínios citados:

Cliente

Clientes do cenário contemporâneo dispensam a passividade enquanto comportamento. Cada vez mais os usuários finais das soluções se conectam e interagem com a marca, além de se influenciarem reciprocamente, ajudando a pavimentar a reputação das empresas. A presença de ferramentas digitais muda a maneira como clientes descobrem, avaliam, compram, usam produtos, compartilham suas impressões e se conectam. Não à toa, olhar e valorizar os clientes é cada vez mais importante.

Competição

Normalmente, competição e cooperação são vistos como fundamentos opostos, já que empresas cooperavam com parceiros de sua cadeia de fornecimento e competiam com marcas que ofereciam produtos similares. Agora, é possível, por exemplo, que uma empresa tenha concorrentes assimétricos, empresas que oferecem valores concorrentes, mesmo não atuando no mesmo segmento. É comum também que empresas tradicionalmente rivais cooperem devido a seus modelos de negócio interdependentes.

Dados

Até um tempo atrás, dados eram provenientes de pesquisas e pastas físicas armazenadas em armários. Com as mídias sociais, dispositivos portáteis e canais de comunicação das empresas, há a possibilidade de se acessar um volume grande de dados não estruturados, que podem ser agrupados, processados e transformados em ferramentas de auxílio às decisões estratégicas. Hoje, os dados são fundamentais para todos os setores de uma empresa, pilares de sua organização e posicionamento.

Inovação

Tradicionalmente, a inovação estava relacionada aos produtos acabados. Como testes de mercado eram difíceis, as decisões sobre inovação se baseavam em intuição e experiência dos decisores. Atualmente, nas empresas que utilizam conceitos avançados de tecnologia, a inovação se baseia no aprendizado contínuo, produtos são construídos mediante repetições sucessivas, dentro de processos pré-estabelecidos que reduzem custo financeiro e melhoram o aprendizado organizacional sobre o produto e sobre a empresa. 

Valor

Habitualmente, negócios de sucesso são os que carregam propostas de valor claras, buscando se diferenciar no mercado por preço, marca, melhor serviço, etc. A transformação da era digital impõe às empresas que seus valores não sejam imutáveis e que possam evoluir constantemente a partir das tecnologias, ampliando a proposta de valor aos clientes.

Paciente 5.0

Mudanças de comportamento não ocorrem do dia para a noite. São processos lentos e silenciosos que se instauram timidamente até se tornarem comuns. Seus efeitos se alastram pela vida social, política, econômica e cultural. Normalmente, acontecem de acordo com as mudanças tecnológicas do momento.

Em decorrência da era digital, é possível observar movimentos políticos surgindo em redes sociais digitais, discussões de interesse vivaz em setores regulados, novos modelos de negócio, além da comunicação interpessoal cada vez mais em tempo real. Em termos comportamentais, é possível perceber três grandes padrões sendo instaurados de modo  contínuo.

O primeiro se refere à busca pela hipererficiência. Um bom exemplo é a crescente busca por aplicativos que calculam trajetos urbanos, justamente porque em cada ação cotidiana, as pessoas buscam decisões com maior segurança e assertividade. Em relação à área de saúde, clientes demandam interfaces intuitivas, amigáveis, que permitam filtrar dados e acessar informações com velocidade para a saúde pessoal ou da população.

Um segundo padrão observado aponta para a maior conexão entre pessoas. É comum perceber a criação de grupos de colaboração e assistência virtual relacionados à saúde, assim como as pessoas se organizam para trocar informações sobre produtos de entretenimento, como um filme, ou série. Um terceiro padrão está relacionado à busca pela personalização no digital. Do mesmo modo que usuários querem ter uma experiência única numa transação de e-commerce, também demandam a personalização dos serviços de saúde.

Após a apresentação de todo esse contexto de modificações, torna-se mais fácil perceber o quanto a relação entre médicos e pacientes foi afetada. A tecnologia digital possibilita a transformação de procedimentos que vão do agendamento ao tratamento de doenças, passando pelo contato,  acompanhamento mais constante e pelo bom relacionamento com os pacientes. Nesse sentido, estratégias de Marketing e Comunicação são incorporadas pela gestão médica, tornando os atendimentos mais humanizados, claros e ágeis.

O conceito de Paciente 5.0, exposto por Marcelo Casado, CGO da Amigo Tech, define o novo perfil de paciente como informado, perspicaz e exigente na gestão de sua saúde. A expressão se refere à evolução do papel do paciente no contexto digital, agora com acesso à informação de forma ágil e constante e com mudanças profundas na forma de se comportar e interagir.

O Paciente 5.0 é hiperconectado à informação, [????]. A perspicácia garante a avaliação contínua das opções de saúde, fundamentando escolhas em resultados e qualidade observada. Tudo isso converge para a exigência do novo paciente, que espera alta qualidade de atendimento, personalização e inovação nos cuidados.

Autonomia e engajamento são dois comportamentos cada vez mais comuns nos pacientes desse novo cenário, com acesso a uma abundância de informações sobre doenças, tratamento, estilos de vida saudável por meio de páginas na internet ou aplicativos de saúde. Tal conhecimento torna suas decisões mais bem empoderadas e fundamentadas.

Com o novo consumidor consciente e atualizado, quem presta serviços na área de saúde precisa promover experiências positivas, humanas e personalizadas ao longo da jornada de seus pacientes.

A transformação do paciente em consumidor

Durante muito tempo da história, prestadores de saúde não enxergavam pacientes como consumidores. O foco dos profissionais era somente o tratamento médico e pouco valor se dava à experiência do usuário. Com a evolução do mercado, e todas as transformações observadas na tecnologia e comportamento, é essencial reconhecer o paciente como consumidor. Estudos da Harvard Business Review mostram que clínicas que dão prioridade a experiências centradas no paciente têm desempenhos melhores no mercado.

Dentre os fatores que mais impactam a experiência do paciente, facilitando o engajamento e fidelização, é possível destacar:

  • Cuidado contínuo conectado: pacientes esperam acompanhamento integrado, com acesso fácil a todos os seus dados em uma única plataforma.
  • Uso de tecnologia: A inovação tecnológica em diagnósticos e tratamentos transmite a ideia de compromisso com qualidade e eficácia dos cuidados.
  • Experiência integrada: a satisfação do paciente é resultado de todo o processo, das facilidades de acesso aos procedimentos até o acolhimento de necessidades emocionais. Tudo importa para a experiência total. 
  • Comunicação personalizada: A proposta de valor transmitida de forma segura e o atendimento personalizado promovem a sensação de exclusividade e compreensão, tornando o paciente um fã da marca.

A adaptação ao paciente 5.0 demanda mudança de abordagem e oferta de serviços. Para tanto, é indispensável o entendimento e incorporação das inovações de tecnologia e valores. Além disso, aplicativos de saúde, sites, dispositivos vestíveis e outros tantos recursos ajudam na rotina de monitoramento remoto da saúde e no autogerenciamento dos pacientes.

Ao considerar a lógica do atendimento centrado no paciente, os negócios na área de saúde devem contar com:

  • Proposta de valor centrada no paciente - cuidado contínuo e abrangente;
  • Processos ágeis e personalizados - simplicidade e conexão entre as etapas;
  • Tecnologia de última geração - inovação para conectar pessoas, processos e jornadas;
  • Pessoas capacitadas e comprometidas - equipes treinadas e engajadas com as demandas dos pacientes. 

Cabe aos profissionais de saúde o aprimoramento de suas abordagens, que devem prezar pela otimização de demandas, em sincronia com a evolução dos espaços de clínicas e consultórios, cada vez mais equipados e pensados para uma boa experiência do paciente em todas as fases de sua jornada. Vale também destacar a importância da humanização em qualquer momento e procedimento da relação médico-paciente.

Assim, haverá conformidade com o contexto de saúde atual e melhor preparação para os próximos cenários. Afinal, a tecnologia não para de evoluir, e o comportamento humano muito menos.

19
Jun
24
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Finanças

Coletar dados e transformá-los em informações úteis é fundamental para uma boa gestão financeira.

Na era da informação, os resultados de uma gestão estão cada vez mais relacionados ao acesso rápido aos dados que estão espalhados entre setores e dispositivos. Quanto mais ágil é esse processo, mais tempo disponível para avaliação e decisão estratégica.

Para a realização de uma boa gestão financeira em clínicas médicas, é fundamental, então, coletar dados e transformá-los em informações úteis a serem utilizadas para planejar estrategicamente, a longo prazo, ou tomar decisões mais imediatas.

Uma das áreas que mais se relaciona com as atividades de gestão financeira é a contabilidade. Qualquer empresa, seja qual for o setor, precisa de uma contabilidade eficiente para se desenvolver. No caso de serviços do setor de saúde, a contabilidade possui uma série de particularidades fiscais, legislações e normas que precisam ser seguidas para não acarretar prejuízo financeiro para o negócio.

Quais os principais desafios da contabilidade para clínicas médicas?

Ao observar a especificidade do segmento de saúde, cabe destacar, de antemão, que os desafios podem ser superados com mais facilidade, se a clínica contar com o suporte de profissionais de contabilidade especializados na área. Dentre os desafios mais comuns para a área, é válido destacar:

  • Gestão de impostos: identificação e aplicação das leis tributárias específicas para a área.
  • Faturamento de serviços: execução do faturamento de serviços médicos, considerando sua complexidade e variedade de procedimentos.
  • Folha de pagamento: gestão do pagamento de médicos e demais profissionais da clínica, conforme a forma de contratação de cada um.
  • Adequação às leis e normas: atualização sobre o que acontece na área, do ponto de vista legal para não prejudicar as finanças e a imagem da clínica.
  • Planejamento financeiro: elaboração de um planejamento sólido, fundamentado, com um capital de giro definido e um fluxo de caixa eficiente, constantemente atualizado.

Benefícios da integração da contabilidade ao financeiro

Integrar a contabilidade ao financeiro de uma clínica ou consultório pode trazer vários benefícios para o negócio, tanto operacionais, porque as informações levam a ações que impactam na rotina de trabalho da clínica, quanto estratégicos, já que as informações podem servir para um planejamento mais elaborado e distribuído ao longo do tempo.

Alguns dos benefícios mais comuns são:

Visão completa da saúde financeira

Com os dados financeiros e contábeis integrados, é possível tomar decisões de forma facilitada, além da geração de relatórios aprofundados, com demonstração de resultados, impostos e fluxo de caixa.

Melhoria no Planejamento e Controle Financeiro

O acesso rápido aos dados possibilita a construção e monitoramento de orçamentos, com a possibilidade de ajuste em tempo real. Assim, há um maior controle dos custos para melhorar a eficiência orçamentária.

Automatização de Processos

Com os processos automatizados, há uma menor chance de erros manuais nos lançamentos de transações. Também, há o aumento da eficiência operacional, já que a automatização diminui o tempo gasto por profissionais em tarefas básicas, liberando-os para atividades mais estratégicas.

Conformidade Legal e Fiscal

A integração garante que as obrigações fiscais e contábeis sejam cumpridas dentro dos prazos determinados, sem acarretar prejuízos, como penalidades e multas. Normalmente uma solução integrada também promove atualização automática de legislação fiscal e contábil, o que facilita bastante nos períodos de mudanças de normas.

Segurança e Acessibilidade das Informações 

Soluções integradas devem oferecer um robusto sistema de segurança conforme as LGPD* e demais* normas de proteção de dados. Com os dados armazenados e protegidos, é possível consultá-los com maior facilidade em tempo real para o controle e tomada de decisões.

Personalização e Monitoramento

Para atender às demandas específicas de cada clínica, com seus procedimentos e modelo operacional, a integração pode ser feita de forma personalizada. Dentro dessa lógica de personalização, é possível definir indicadores de desempenho para serem utilizados e monitorados constantemente, o que possibilita o crescimento contínuo da clínica.

Além dos benefícios apresentados ao financeiro, de modo geral a integração com a contabilidade oferece à clínica médica uma significativa vantagem competitiva no segmento. Auxilia também a cooperação entre setores, já que com as informações mais centralizadas, as equipes podem atuar de forma mais coordenada, unindo objetivos e solidificando uma cultura organizacional mais colaborativa.

O futuro irá demandar negócios ágeis e adaptáveis aos diversos contextos econômicos. Isso exige ainda mais integração entre as áreas de finanças e contabilidade, que oferecem base para o desenvolvimento das empresas com sustentabilidade a longo prazo. 

Para promover uma integração segura é fundamental contar com soluções consolidadas, com experiência em clínicas médicas, considerando suas especificidades operacionais, fiscais e econômicas. 

Sua clínica já começou a investir em integração para uma gestão mais eficiente?

19
Jun
24
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Finanças

Números mostram que cada vez mais os médicos estão endividados e trabalhando apenas para pagar contas.

Durante a faculdade o estudante aprende sobre o corpo humano, atendimentos ambulatoriais, equipamentos e tudo o que envolve a atividade médica. Entretanto, alguns assuntos importantes acabam sendo deixados de lado, principalmente os que não têm relação com a saúde humana.

Um desses temas é a gestão financeira, que tem influência não só na carreira do médico, como também na vida pessoal desse profissional.

Segundo uma pesquisa do Research Center (2022), 89% dos médicos pagam mais impostos do que deveriam, por não terem o conhecimento ou a assessoria correta. Além disso, 31% têm problemas com dívidas e apenas 29% se dizem aptos a administrar o próprio dinheiro.

Quando analisamos tudo isso em um cenário mais amplo, percebemos que todos esses problemas estão relacionados entre si.

Mas o que o médico que acabou de se formar pode fazer para não entrar para essas estatísticas?

A carreira médica e os problemas financeiros

Embora historicamente a carreira médica seja reconhecida pelos altos salários, não é difícil encontrar profissionais com problemas financeiros.

Isso mostra que, não importa quanto seja o faturamento mensal, se não houver o controle e uma boa gestão do dinheiro, o caminho para as dívidas é quase certo. Por isso, os jovens profissionais devem investir parte de seu tempo em estudos de finanças e planejamento financeiro para carreiras médicas;

Além de ser importante para a jornada profissional, isso pode evitar não só transtornos fiscais, mas também problemas na vida pessoal.

Alguns pontos que devem ser analisados pelo estudante de Medicina ou pelo médico que acabou de se formar, são:

• Em qual regime de trabalho ele vai atuar? Clt ou Pj?

• Quanto ele vai pagar de imposto por mês?

• Como pagará os impostos? Ele vai recolher ou é a empresa?

• Como ele receberá sua remuneração?

• Quem cuidará das suas finanças?

• Quanto ele precisará ganhar para cobrir os gastos mensais?

• Quais ferramentas ele deve utilizar na rotina para ajudar no planejamento financeiro?

Respondendo essas perguntas, será possível criar um plano de carreira onde o médico tenha consciência daquilo que precisa fazer para ter mais controle de sua rotina.

O que é preciso para ter uma gestão financeira eficiente?

É cada vez mais frequente que clínicas, hospitais e unidades de saúde contratem profissionais no formato de Pessoa Jurídica (PJ). Nesse modelo, o recolhimento de impostos fica a cargo do médico, que precisa ter conhecimento em contabilidade para não cometer erros. 

Entretanto, recolher e pagar impostos é só um detalhe de tudo o que envolve a carreira médica. Dessa forma, é essencial que esses profissionais contem com a assessoria de serviços especializados em toda a jornada: da formatura à aposentadoria.

Na Amigo, além de planejamento financeiro, oferecemos mais segurança e produtividade com as soluções mais eficientes para a rotina do médico.

17
Jun
24
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