Novidades

Pesquisa avalia eficácia de sete vacinas contra a Covid

A pesquisa envolveu quase 2000 funcionários das empresas do Grupo Techint, com o objetivo de verificar a efetividade da imunização e, portanto, a segurança após a vacinação contra a Covid-19.

No items found.
5 Dec
22
Atualizado em
5 Dec
22
8 min de leitura

Foram publicados no Frontiers in Immunology os resultados do estudo realizado simultaneamente em 4 países, Argentina, Brasil, Itália e México, para avaliar a eficácia das vacinas aprovadas e estimar a duração dos níveis de anticorpos no sangue. A pesquisa envolveu quase 2000 funcionários das empresas do Grupo Techint, com o objetivo de verificar a efetividade da imunização e, portanto, a segurança após a vacinação contra a Covid-19.

A peculiaridade do estudo é que foi possível comparar os dados internacionais graças a um protocolo clínico uniforme, com o mesmo momento de aquisição das amostras de sangue e um único teste de diagnóstico para todos os 7 tipos de vacinas utilizadas nos diversos países: mRna, DNA, vetor viral e vacinas à base de vírus inativos, em dose única e bidose.

O estudo foi coordenado pelo Humanitas com o Hospital Clínica Nova de Monterrey, no México, e a rede hospitalar da Fundação São Francisco Xavier, no Brasil.

O resultado é uma amostra capaz de comparar diferentes vacinas e a resposta que elas conseguiram ativar diante do desenvolvimento de qualquer evento adverso, antes da chegada da variante Ômicron de Sars-CoV-2 (a administração da dose de reforço está fora do escopo do estudo).

{{citacao}}

Explica a professora Maria Rescigno, docente de patologia geral e vice-reitora responsável por pesquisa na Universidade Humanitas, que coordenou o trabalho no qual também participou Elena Azzolini, responsável pelo Centro de Vacinação Humanitas

Os dados coletados também incluíram os eventos adversos relacionados à capacidade das vacinas de induzir uma resposta de anticorpos. Verificou-se que quanto maior a resposta de anticorpos, como nas vacinas Moderna e Pfizer-BioNTech, mais efeitos colaterais foram registrados, principalmente febre, dor no braço, dor de cabeça e fadiga. Coronavac e Sputnik, por outro lado, são caracterizadas por terem poucos efeitos colaterais.

“Este é realmente um grande esforço coordenado de equipe. O estudo nos permite comparar as respostas imunes às várias vacinas ao redor do mundo. Esse tipo de conhecimento é fundamental para informar as pessoas sobre a eficácia comparativa das vacinas e ajuda a desenhar estudos que definirão os melhores calendários vacinais que permanecerão no futuro", explica Mauro Teixeira, professor de imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

“Este é um extraordinário trabalho de pesquisa, no qual tivemos a oportunidade de avaliar e comparar as respostas imunes das vacinas mais importantes e de maior circulação a nível mundial, obtendo informação sólida e consistente enquanto à segurança e à efetividade contra o SARS-CoV-2. Além disso, este é o primeiro estudo que publicamos em colaboração com as instituições sanitárias do Grupo Techint e estamos muito contentes com os resultados” diz Miguel Sanz, médico diretor do Hospital Clínica Nova, no México.

O estudo: um método padronizado para obter dados comparáveis

O protocolo do estudo, que ainda está em andamento, prevê 5 amostras de sangue para cada pessoa de acordo com um cronograma preciso: imediatamente antes da primeira dose e da segunda dose, 21 dias após a segunda dose, 6 meses após a segunda dose e 12 meses após a segunda dose.

Os investigadores dos 4 países utilizaram o mesmo tipo de teste, particularmente sensível, e com um range de avaliação muito amplo, capaz de “não achatar” os dados relativos a limiares elevados de anticorpos no sangue, de modo a poder também comparar respostas com amplitudes diferentes.

Uma colaboração de longa data

O grupo Techint, um conglomerado industrial de empresas com mais de 75 mil funcionários em todo o mundo, participou de um projeto de pesquisa científica em parceria com a Humanitas — um hospital altamente especializado e um centro de pesquisa e ensino internacionalmente reconhecido. A parceria contribuiu para o setor de pesquisas médicas e ofereceu resultados concretos às comunidades onde as empresas do grupo estão presentes sobre a eficácia das vacinas contra a Covid-19.

Como parte do grupo Techint, Humanitas também forneceu orientações médicas precisas sobre a doença e sobre as vacinas disponíveis durante a pandemia de Covid-19, além de compartilhar sua experiência por meio de guias de prevenção e iniciativas relacionadas à saúde e bem-estar voltadas para os funcionários do grupo.

Fonte: Medicina S/A

“Os dados que surgem nos dizem que todas as vacinas induziram uma resposta de anticorpos, incluindo Sputnik e Coronavac. A amostra diz respeito ao SARS-CoV-2 até a chegada da variante Delta. Como o estudo ainda está em andamento, no futuro também poderemos avaliar a eficácia das diversas vacinas na proteção contra a doença”. 

This is some text inside of a div block.

Conteúdos sugeridos

Text Link
Produtividade

A prescrição digital é um grande facilitador da rotina. Além de possuir segurança, você consegue prescrever e enviar documentos com poucos cliques.

A prescrição digital é um grande facilitador da rotina. Além de possuir segurança, você consegue prescrever e enviar documentos com poucos cliques.

Conheça mais algumas vantagens da prescrição digital

1. Fim dos erros de interpretação e letras legíveis

Esse é um dos desafios mais enfrentados pelos pacientes assim que saem do consultório: entender o tratamento que lhe foi recomendado. De forma eletrônica a prescrição evita a difícil leitura tanto para o paciente, quanto para o farmacêutico.

2. Armazenamento de dados organizados

Por não ser realizada em um papel que pode facilmente ser descartado ou perdido, com a prescrição digital você consegue armazenar e consultar de forma simples e rápida, todo o histórico de tratamentos do seu paciente.

3. Facilidade de acesso para os pacientes

Assim como se torna mais fácil o acesso para a clínica e o médico, a prescrição digital também fica armazenada e evita que o paciente perca o acesso ao documento, garantindo que ele poderá acessar de forma rápida e sempre que necessário.

4. Emissão de qualquer lugar

Com a tecnologia mobile, o médico poderá emitir a prescrição, enviar documentos e acessar dados do histórico de onde ele estiver.

Aproveite os benefícios e otimize  o dia a dia da sua clínica!

Tenha um Certificado Digital válido para assinar receituários digitalmente. Para emití-lo, baixe o Amigo One na loja de aplicativo de seu smartphone ou leia o QR Code abaixo, e faça o login utilizando seus dados de acesso do Amigo Clinic. Após isso, vá até o Menu, em seguida, toque em AmigoSign e agende a emissão de seu certificado junto com a Valloriza Soluções diretamente do app.

Tudo isso com a garantia de mais segurança e praticidade na emissão e compartilhamento de documentos legais com o paciente.

Ficou com alguma dúvida? [.cta-link]Fale com a gente e agende uma demonstração.[.cta-link]

5
Dec
22
Text Link
Produtividade

A pesquisa mostra que entre 2020 e 2021, mais de 7,5 milhões de atendimentos virtuais foram realizados, por mais de 52,2 mil médicos.

De acordo com a pesquisa realizada pela Conexa Saúde, em parceria com o Datafolha, 73% dos brasileiros que já realizaram uma consulta via telemedicina afirmam que poderiam adotar a modalidade habitualmente. Além disso, 71% dos entrevistados também informam que acharam a experiência positiva.

 

A pesquisa mostra que entre 2020 e 2021, mais de 7,5 milhões de atendimentos virtuais foram realizados, por mais de 52,2 mil médicos.

 

Os brasileiros aprovam o uso da telemedicina e dentre os que responderam à pesquisa, 77% citam a praticidade como principal vantagem.

 

Os dados mostram não só o avanço da telemedicina na rotina médica, como também o nível de confiança que está cada vez maior entre os pacientes por essa modalidade de atendimento que traz mais velocidade de resposta e conforto.

 

Com o Amigo, tanto você quanto sua clínica conseguem realizar teleconsultas em conformidade com o Health Insurance Portability and Accountability Act (HIPAA) que assegura a legalidade do atendimento e garante a privacidade do paciente.

 

Gostou do conteúdo e tem interesse em realizar teleconsultas? [.cta-link]Fale com a gente e agende uma demonstração.[.cta-link]

5
Dec
22
No items found.
Olá, eu sou a
Fale comigo no Whatsapp