Segurança

Assinatura digital para médicos: principais benefícios para a gestão de documentos

Assinatura digital para médicos moderniza a gestão de documentos, garantindo agilidade, segurança e conformidade. Valide prontuários, receitas e laudos com uma solução criptografada que otimiza processos e melhora a experiência do paciente.

Equipe Amigo

Criador de conteúdo
28 Aug
24
Atualizado em
28 Aug
24
8 min de leitura

Realizar a gestão de documentos pode ser difícil sem uma ferramenta integrada. Entenda o conceito, procedimentos de uso e principais benefícios da assinatura digital para médicos.

Um dos grandes benefícios trazidos pelas novas tecnologias para a área de saúde é a agilidade na gestão de documentos. Processos burocráticos que poderiam levar semanas e até meses para serem finalizados, hoje podem ser concluídos muito mais rapidamente, às vezes em tempo real.

A assinatura digital para médicos representa um avanço para a área de saúde, com significativa facilidade para a rotina dos profissionais e pacientes. O recurso começou a ter respaldo jurídico em 2001 por Medida Provisória, mas somente durante a pandemia do Covid-19, com a Lei n.º 14.510/2022, essa e outras ferramentas foram objeto de lei.

Acompanhe nos próximos tópicos como a assinatura digital pode ser uma grande aliada da boa gestão de clínicas na atualidade.

O que é assinatura digital?

Assinatura digital é uma ferramenta capaz de validar documentos eletrônicos, como receitas médicas, atestados, laudos e tantos outros registros fundamentais para diversos procedimentos na área de saúde. Ao contrário de assinaturas em papel, a versão digital conta com chaves criptográficas específicas para cada médico, o que dificulta consideravelmente a falsificação.

Para que uma clínica ou consultório funcione de maneira correta e ofereça aos pacientes boa qualidade dos serviços, é indispensável a gestão de documentos, que consiste no envio, coleta e organização de assinaturas. A ferramenta digital torna simples e seguro o envio e recebimento de documentos, conferindo agilidade ao processo.

Alguns recursos necessários para utilizar a assinatura digital:

• Chave pública e privada

A chave pública pode ser compartilhada para verificação de autenticidade da assinatura digital. Já a chave privada, pertence ao titular do certificado e é usada para assinar documentos.

• Certificado digital

Documento onde são armazenadas as informações sobre o titular, a chave pública e a entidade que emite o certificado.

• Token

Dispositivo físico (USB ou cartão) em que é armazenada a chave privada.

• Infraestrutura de Chave Pública (PKI)

A assinatura digital está fundamentada em uma infraestrutura de chave pública para validação dos documentos. A KPI reúne entidades para regulação, emissão, gerenciamento e revogação de certificados.

Deseja saber o passo a passo para utilizar uma assinatura digital e trazer eficiência operacional para sua clínica?

→ Quero saber como ter uma assinatura digital

Quando utilizar a assinatura digital para médicos?

Qualquer documento para realização de algum procedimento de atendimento, administrativo ou para atestar conformidade com regras estabelecidas por uma clínica, pode ser emitido e validado mediante assinatura digital. Confira na sequência os principais documentos que podem ser assinados digitalmente:

• Prontuário eletrônico: principais informações do histórico médico, diagnósticos feitos, tratamentos, exames, consultas, etc.;
• Receituários: prescrição de medicamentos aos pacientes, contendo detalhes sobre duração do tratamento e dosagem;
• Solicitação de exame: pedidos para exames laboratoriais ou de imagem (radiografias e ressonâncias magnéticas);
• Atestado médico: certificação de uma condição clínica, que pode ser direcionado para instituições de ensino e empregadores.
• Laudo: documento que contém a descrição completa dos elementos encontrados em exames;
• Formulário de consentimento: documento para que pacientes ou responsáveis autorizem tratamentos, cirurgias e outros procedimentos mais delicados.
• Termo de conformidade legal: documento que comprova o cumprimento de regulamentações e padrões de segurança (licenças, autorizações, permissões);
• Contratos de trabalho: documentos para admissão ou demissão de funcionários (médicos, enfermeiros, administrativos);
• Relatório Financeiro: registro contábil que contempla as despesas, receitas e pagamentos feitos pela clínica;
• Pedido de autorização de seguro de saúde: solicitação usada para obter autorização de planos para procedimentos ou tratamentos específicos.

Além desses, outros documentos podem ser validados por assinatura digital, como histórico familiar e pessoa do paciente, faturas e recibos, documentos de recursos humanos para treinamento ou avaliação de desempenho. A quantidade e o tipo de documento podem variar conforme o tamanho da clínica, regras do contexto local ou especialidades médicas utilizadas.

Diferença entre assinatura eletrônica e digital

Os conceitos de assinatura digital e eletrônica são relativamente próximos, mas contêm especificidades importantes para a operacionalização e segurança. A assinatura eletrônica pode envolver diversos métodos de assinatura digital, baseadas em código PIN ou biometria. A segurança varia conforme o método utilizado, alguns menos seguros do que a assinatura digital convencional. A conformidade legal deste tipo de assinatura costuma depender do método escolhido e das especificidades locais.
Já a assinatura digital utiliza criptografia para gerar assinatura única correspondente a cada documento. A segurança é muito mais completa do que a assinatura eletrônica, já que usa chaves públicas e privadas de autenticação. Assim, possui uma aceitação legal muito maior, geralmente reconhecida como equivalente à assinatura em papel.

10 Benefícios da assinatura digital para clínicas médicas e profissionais de saúde

Dentre inúmeros benefícios da assinatura digital para médicos, seja em clínicas ou para profissionais autônomos, é possível destacar alguns que são mais recorrentes e determinantes para a garantia dos procedimentos e entrega de uma experiência melhor aos pacientes.

• Menos papel

Sem a impressão de documentos, há economia financeira e menor impacto ambiental;

• Otimização de tempo

Os documentos podem ser assinados de forma instantânea, conferindo celeridade aos procedimentos;

• Segurança no armazenamento

Normalmente os documentos ficam armazenados em nuvens com robustos sistemas de segurança e possibilidade de backup;

• Redução de erros

A assinatura digital evita problemas como a ilegibilidade de uma assinatura manual ou a perda de documentos;

• Eficiência operacional

Os processos da clínica se tornam automatizados, trazendo celeridade para as operações.

• Melhoria da experiência do paciente

O tempo do paciente também é otimizado, com o envio e recebimento ágil de documentos;

• Acessibilidade

Os documentos podem ser acessados e assinados de qualquer lugar ou dispositivo;

• Ganho de espaço

Com o armazenamento em nuvem, não há a necessidade de um espaço físico para guardar documentos;

• Integridade dos documentos

As tecnologias de segurança garantem que os documentos não podem ser alterados após a assinatura;

• Registro de auditoria

É possível identificar a autoria e a data da assinatura, facilitando em questões judiciais.

Conclusão

Inegavelmente, a assinatura digital favorece a boa qualidade da prestação de serviços na área de saúde, trazendo benefícios para as finanças e a imagem do negócio.
Para implantar essa ferramenta na rotina de uma clínica é fundamental entender as necessidades do negócio, já que podem determinar o método de assinatura.
Também dispor de uma plataforma confiável, com tempo e domínio de atuação na área de saúde, que possa prestar um serviço seguro e integrado a outros recursos digitais importantes para o funcionamento da clínica.

Descubra como transformar a rotina de sua clínica com a praticidade e segurança de uma assinatura digital.

→ Como implementar a assinatura digital em minha clínica?

Conteúdos sugeridos

Text Link
Segurança

A LGPD foi sancionada em nosso país para garantir mais segurança digital, pois as ferramentas digitais para busca de nossas informações pessoais estão cada vez mais fáceis de serem encontradas. E para clínicas médicas e hospitais, os cuidados precisam ser constantes.

A LGPD foi sancionada em nosso país para garantir mais segurança digital, pois as ferramentas digitais para busca de nossas informações pessoais estão cada vez mais fáceis de serem encontradas. E para clínicas médicas e hospitais, os cuidados precisam ser constantes.

Entenda a diferença entre os tipos de dados

• Dados pessoais e dados sensíveis

Os dados pessoais se resumem em informações gerais sobre a vida do paciente que são registrados desde sua entrada, como nome, endereço, número de telefone, CPF, RG e entre outros. Os dados sensíveis são: orientação sexual, filiação, origem étnica, religião, características físicas, entre outros.

• Dados registrados no prontuário digital

No prontuário eletrônico constam informações valiosas, tanto para o paciente como para o próprio médico. Nele, também faz-se necessário tratamento de dados, pois as plataformas de tecnologias de apoio ao profissional de saúde lidam com os dados pessoais dos pacientes.

Os primeiros passos para não sofrer penalidades:

1. Faça uma revisão

Comece por uma revisão de políticas de privacidade e tratamento de dados. Desde clínicas médicas, hospitais e demais instituições da área da saúde, é preciso fazer uma análise da coleta e tratar os dados de seus pacientes para que sejam feitas as adaptações das regras da nova lei.

 

2. Treinamento com a equipe

Capacite a equipe clínica ou área da saúde em adaptação, para que saibam a importância para a empresa. Liste os pontos cruciais e faça com que todos entendam a responsabilidade com dados pessoais, além da segurança que precisa ser garantida para seus pacientes.

 

3. Conte com o apoio da solução mais segura

O Amigo Clinic segue protocolos rígidos de confidencialidade, portanto seus dados e dos seus pacientes ficam seguros. 

{{citacao}}

[.cta-link]Agende uma demonstração[.cta-link] com um de nossos Consultores.

5
Dec
22
Text Link
Contabilidade

Ficar sempre atento evita maiores problemas com a Receita Federal. E por isso, trouxemos algumas expressões mais usadas no dia a dia contábil que podem te ajudar a entender melhor os processos.

Como você está cuidando da sua contabilidade?

Ficar sempre atento evita maiores problemas com a Receita Federal. E por isso, trouxemos algumas expressões mais usadas no dia a dia contábil que podem te ajudar a entender melhor os processos.

Regime Tributário:

Conjunto de leis e normas que regem a tributação e os cálculos dos impostos devidos

Simples Nacional:

Regime tributário instituído em 2007 para pequenas empresas 

Certificado Digital:

Ferramenta de segurança da informação que encripta mensagens e garante autenticidade

Pró-Labore:

Salário mensal do dono ou sócio de uma empresa

Alíquota:

Porcentagem ou valor fixo usado para calcular um tributo devido

Guia:

Espécie de "boleto" usado para pagamento de tributos

Ficou com alguma dúvida? O Amigo tem um time de contadores especializados para lhe auxiliar. [.cta-link]Agende agora uma reunião.[.cta-link]

5
Dec
22
Text Link
Novidades

A pesquisa envolveu quase 2000 funcionários das empresas do Grupo Techint, com o objetivo de verificar a efetividade da imunização e, portanto, a segurança após a vacinação contra a Covid-19.

Foram publicados no Frontiers in Immunology os resultados do estudo realizado simultaneamente em 4 países, Argentina, Brasil, Itália e México, para avaliar a eficácia das vacinas aprovadas e estimar a duração dos níveis de anticorpos no sangue. A pesquisa envolveu quase 2000 funcionários das empresas do Grupo Techint, com o objetivo de verificar a efetividade da imunização e, portanto, a segurança após a vacinação contra a Covid-19.

A peculiaridade do estudo é que foi possível comparar os dados internacionais graças a um protocolo clínico uniforme, com o mesmo momento de aquisição das amostras de sangue e um único teste de diagnóstico para todos os 7 tipos de vacinas utilizadas nos diversos países: mRna, DNA, vetor viral e vacinas à base de vírus inativos, em dose única e bidose.

O estudo foi coordenado pelo Humanitas com o Hospital Clínica Nova de Monterrey, no México, e a rede hospitalar da Fundação São Francisco Xavier, no Brasil.

O resultado é uma amostra capaz de comparar diferentes vacinas e a resposta que elas conseguiram ativar diante do desenvolvimento de qualquer evento adverso, antes da chegada da variante Ômicron de Sars-CoV-2 (a administração da dose de reforço está fora do escopo do estudo).

{{citacao}}

Explica a professora Maria Rescigno, docente de patologia geral e vice-reitora responsável por pesquisa na Universidade Humanitas, que coordenou o trabalho no qual também participou Elena Azzolini, responsável pelo Centro de Vacinação Humanitas

Os dados coletados também incluíram os eventos adversos relacionados à capacidade das vacinas de induzir uma resposta de anticorpos. Verificou-se que quanto maior a resposta de anticorpos, como nas vacinas Moderna e Pfizer-BioNTech, mais efeitos colaterais foram registrados, principalmente febre, dor no braço, dor de cabeça e fadiga. Coronavac e Sputnik, por outro lado, são caracterizadas por terem poucos efeitos colaterais.

“Este é realmente um grande esforço coordenado de equipe. O estudo nos permite comparar as respostas imunes às várias vacinas ao redor do mundo. Esse tipo de conhecimento é fundamental para informar as pessoas sobre a eficácia comparativa das vacinas e ajuda a desenhar estudos que definirão os melhores calendários vacinais que permanecerão no futuro", explica Mauro Teixeira, professor de imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

“Este é um extraordinário trabalho de pesquisa, no qual tivemos a oportunidade de avaliar e comparar as respostas imunes das vacinas mais importantes e de maior circulação a nível mundial, obtendo informação sólida e consistente enquanto à segurança e à efetividade contra o SARS-CoV-2. Além disso, este é o primeiro estudo que publicamos em colaboração com as instituições sanitárias do Grupo Techint e estamos muito contentes com os resultados” diz Miguel Sanz, médico diretor do Hospital Clínica Nova, no México.

O estudo: um método padronizado para obter dados comparáveis

O protocolo do estudo, que ainda está em andamento, prevê 5 amostras de sangue para cada pessoa de acordo com um cronograma preciso: imediatamente antes da primeira dose e da segunda dose, 21 dias após a segunda dose, 6 meses após a segunda dose e 12 meses após a segunda dose.

Os investigadores dos 4 países utilizaram o mesmo tipo de teste, particularmente sensível, e com um range de avaliação muito amplo, capaz de “não achatar” os dados relativos a limiares elevados de anticorpos no sangue, de modo a poder também comparar respostas com amplitudes diferentes.

Uma colaboração de longa data

O grupo Techint, um conglomerado industrial de empresas com mais de 75 mil funcionários em todo o mundo, participou de um projeto de pesquisa científica em parceria com a Humanitas — um hospital altamente especializado e um centro de pesquisa e ensino internacionalmente reconhecido. A parceria contribuiu para o setor de pesquisas médicas e ofereceu resultados concretos às comunidades onde as empresas do grupo estão presentes sobre a eficácia das vacinas contra a Covid-19.

Como parte do grupo Techint, Humanitas também forneceu orientações médicas precisas sobre a doença e sobre as vacinas disponíveis durante a pandemia de Covid-19, além de compartilhar sua experiência por meio de guias de prevenção e iniciativas relacionadas à saúde e bem-estar voltadas para os funcionários do grupo.

Fonte: Medicina S/A

5
Dec
22
No items found.
Olá, eu sou a
Fale comigo no Whatsapp