Benefícios do cartão de crédito para o financeiro de clínicas médicas
Transformações no comportamento dos pacientes destacam a necessidade de diversificar as opções de pagamento. Descubra os métodos de pagamento mais comuns e os principais benefícios do uso de cartão de crédito para a gestão financeira de clínicas médicas.
Equipe Amigo
Criador de conteúdo
4 Sep
24
Atualizado em
4 Sep
24
8 min de leitura
As novas tecnologias trazem facilidades para o atendimento médico, diagnóstico e tratamentos, mas também é capaz de dar eficiência e maior organização aos processos de gestão de serviços na área de saúde. A gestão de pagamentos, por exemplo, é uma área que foi bastante transformada nos últimos anos com as várias formas de pagamento que surgiram no intuito de conferir rapidez ao processo e integração das informações relacionadas.
A revolução da tecnologia também trouxe mudanças significativas em termos de comportamento. O paciente 5.0, perspicaz e exigente, busca ser tratado como um consumidor dos serviços de saúde. Dentro dessa lógica, quer ter as facilidades de pagamento que melhor se conectam com seus hábitos e preferências.
Diversificar as formas de pagamento em serviços de saúde é, então, preparar o seu negócio preparado para lidar com os novos perfis de pacientes e com processos de gestão cada vez mais integrados e eficientes.
Por que diversificar as formas de pagamento em uma clínica médica?
Formas de pagamento são os modos como sua clínica pode receber pagamentos de pacientes. Em um mundo cada vez mais digitalizado, é natural que as pessoas utilizem menos dinheiro em espécie durante suas rotinas e utilizem mecanismos mais práticos de pagamento, na maioria das vezes por smartphones.
O hábito de esperar em agências bancárias para pagar ou sacar está sendo cada vez menos observado. Do mesmo modo, é incomum e antiquado clínicas ou consultórios exigirem dos pacientes pagamentos em espécie.
Uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) indica que no ano de 2023 foram realizadas quase 42 bilhões de transações por PIX no Brasil, número 75% maior do que no ano anterior. O volume de movimentações é maior do que as de cartão de crédito e débito, boletos, TED (Transferência Eletrônica Disponível), Documento de Crédito (DOC), cheques e TEC, que juntas, somaram quase 39,4 bilhões de operações.
Conforme estudo realizado pela Distrito Dataminer, 52% da população brasileira utiliza cartão de débito e 46% o cartão de crédito. Em perspectiva, o uso de dinheiro em espécie diminui enquanto o uso de cartão de crédito aumenta ao longo dos anos.
As mudanças de comportamento relacionadas ao processo de pagamento nos últimos anos apontam para um perfil de paciente cada vez mais empoderado, que exige, além de um bom atendimento, uma experiência satisfatória ao longo de toda a sua jornada com a clínica, desde o agendamento até o pós -atendimento.
É possível destacar algumas das principais vantagens de oferecer várias formas de pagamento em clínicas médicas:
• Atrair e fidelizar pacientes
Divulgar possibilidades variadas de pagamento pode atrair pacientes. Oferecer e garantir um processo de pagamento simples pode tornar os pacientes fidelizados à sua clínica. Além disso, toda a facilidade demonstra profissionalismo e eleva a satisfação dos pacientes com a sua clínica, sobretudo quando as formas de pagamento são adequadas às características e necessidades de seu público.
• Diminuir a taxa de inadimplência
Quando pagamentos automáticos ou parcelamentos via cartão de crédito são realizados, a clínica registra uma menor taxa de inadimplência, o que garante maior segurança financeira para o negócio.
• Aumentar previsibilidade financeira
Toda a gestão financeira de sua clínica é beneficiada quando há um alinhamento das formas de pagamento com ferramentas de controle financeiro. A velocidade de cruzamento dos dados, integrando diversos setores do negócio, pode ajudar a elevar sua saúde financeira, possibilitando decisões mais estratégicas a longo prazo.
• Dar segurança ao processo de pagamento
Os riscos de cair em golpes ou erros no processo de pagamento são reduzidos significativamente quando há possibilidades diversas de pagamento, sobretudo utilizando as ferramentas digitais. A segurança é aumentada tanto para o paciente, que não precisa mais transitar com dinheiro em espécie, como para a clínica, que automaticamente pode cobrar e receber pelos serviços.
Métodos de pagamento mais comuns
Pagamentos em dinheiro ainda são recorrentes em boa parte das clínicas médicas brasileiras, mas outras formas, vinculadas às tecnologias digitais, estão cada vez mais presentes e podem ser encaradas como vantagens competitivas por gestores de clínicas e consultórios.
Dentre as formas mais comuns, destacam-se:
• Cartões de débito e crédito
Cartões de débito e crédito são formas de pagamento em que os valores são debitados na hora ou ao longo do tempo, sempre de forma automática. Ao contrário de carnês ou cheques, com cartões a clínica tem a garantia de que irá receber pelos serviços, além de oferecer maior praticidade ao processo.
• Boleto bancário
Boleto é uma forma de pagamento simples, que envolve pouca burocracia. Há a possibilidade de ser gerado de modo automático ou pagar à vista no prazo que foi estabelecido. Como o pagamento não é instantâneo, muitas clínicas têm restrição ao boleto, já que dificultam o controle de finanças.
• Pagamentos online ou por meio de links
Pagamentos por meio de links, conhecidos como pagamento online, permitem o faturamento à distância e o compartilhamento através de WhatsApp, SMS, e-mail, ou alguns outros canais. Para simplificar e integrar as informações é importante que a clínica ou consultório conte com um sistema de gestão que contemple tais formas de pagamento.
• TEF (Transferência Eletrônica de Fundos)
Esta forma de pagamento é realizada através da transferência de valores de uma conta para outra e acontece à vista, mesmo que o faturamento não aconteça na mesma hora, já que, quando feito para bancos diferentes ou em feriados, a transação pode ser finalizada horas depois. Outra característica importante é que a TEF costuma ter taxas altas, trazendo custos para o financeiro de uma clínica médica.
• PIX
O PIX é uma tecnologia de transferência financeira imediata desenvolvida pelo Banco Central. Para transferir ou cobrar algum valor, basta disponibilizar uma chave PIX, que pode ser um número de telefone, e-mail, CNPJ/CPF, código de pagamento específico ou um QR code para leitura através do smartphone. As transações via PIX são totalmente gratuitas entre pessoas físicas, mas taxadas para pessoas jurídicas, como clínicas médicas.
Além dessas formas de pagamento mais utilizadas, é importante estar atento às evoluções de comportamento e tecnologia que trazem algumas outras tendências na forma como são realizadas essas operações financeiras. O mobile payment, por exemplo, tem crescido com a integração dos serviços financeiros pessoais em aplicativos para celular. Outro exemplo destacável é o pagamento em criptomoedas, que são moedas digitais não rastreáveis que trouxeram novas perspectivas para a economia mundial.
Benefícios do pagamento via cartão de crédito para clínicas médicas
Nos últimos anos, as pessoas têm buscado formas alternativas de pagar por serviços na área de saúde. Naturalmente, buscam por opções mais flexíveis e com processos transacionais rápidos e fáceis de serem realizados. Desse modo, oferecer pagamento via cartão de crédito é uma das principais estratégias financeiras adotadas por clínicas médicas.
O cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais indicadas para negócios na área de saúde, pois é plenamente utilizado pela população, além de ser uma forma garantida de receber dos pacientes, eliminando o risco de inadimplência.
Na sequência, saiba os principais benefícios e características dessa forma de pagamento:
• Garantia de recebimento
Os serviços de cartão de crédito oferecem para clínicas a garantia de recebimento por serviços realizados. Após a cobrança feita, o valor é descontado automaticamente da conta do paciente, independente de o pagamento ser à vista ou parcelado. Com isso, os gestores de clínicas podem ficar mais tranquilos quanto ao recebimento, mesmo que os pacientes não façam o pagamento.
• Cobrança recorrente
Ao contrário do cartão de crédito, com pagamento parcelado que desconta o valor total do limite do cartão, uma cobrança recorrente desconta um valor fixo mensal, sem comprometer o limite total do cartão. Isso traz facilidade para o paciente e, naturalmente, torna o seu negócio muito mais atrativo.
• Controle orçamentário
Saber o orçamento disponível dos meses seguintes ou do ano é um benefício fundamental para a boa organização financeira de clínicas médicas. Com o pagamento via cartão de crédito com cobranças recorrentes, o negócio pode contar com o valor previsto, planejar e tomar decisões mais assertivas. Não há riscos de a cobrança não acontecer, pois é feita automaticamente no cartão do paciente durante o período definido.
• Diminuição de cancelamentos de consultas
Com o pagamento via cartão de crédito, os pacientes podem parcelar valores de consultas ou demais procedimentos. Isso gera uma espécie de compromisso com os procedimentos agendados, pois o investimento já foi feito, o que diminui a chance de cancelamentos e desorganização na agenda da clínica.
• Facilidade para os pacientes
O uso de cartões de crédito é plenamente difundido no país. De acordo com dados do Banco Central, o número de cartões ativos no Brasil é maior do que o dobro da população ocupada, somando 212 milhões. O volume pode ser explicado pela praticidade que o método oferece aos usuários, como não andar com dinheiro ou enfrentar filas em bancos e lotéricas para pagar faturas. Além disso, a possibilidade de parcelar compras facilita o pagamento de serviços com valor elevado, o que é comum em clínicas especializadas.
Uma solução integrada de gestão financeira
Além de inúmeros benefícios para o paciente, o cartão de crédito promove um processo de cobrança e recebimento simples e rápido para clínicas. Para garantir ainda mais agilidade e organização dos processos financeiros, é fundamental contar com um sistema de gestão que centralize todos os processos de agendamento e atendimento de forma integrada às informações financeiras.
Atualmente, graças ao avanço da tecnologia na área de saúde e de finanças, é possível utilizar ferramentas que transformam processos complexos em ações intuitivas e ágeis. Após o pagamento com o cartão de crédito, o sistema é capaz de registrar e identificar a entrada do valor, autorizando o procedimento médico. Quando se trata de um pagamento recorrente, o sistema identifica os valores mensais, com data de vencimento e parcelas restantes. Assim, é possível acompanhar e realizar todas as movimentações dentro da mesma plataforma.
O Amigo Pay é uma solução financeira do Amigo que integra dados de vários setores de sua clínica, inclusive do agendamento e atendimento, tornando o processo de cobrança, recebimento e pagamentos simples e muito ágil. Com poucos cliques é possível realizar várias ações e ter uma rotina de gestão otimizada.
Descubra como a gestão médica pode se tornar ainda mais eficiente.
O desenvolvimento tecnológico transpassa o setor de Tecnologia da Informação, beneficia absolutamente todas as áreas que envolvem uma clínica, consultório ou gestão de médicos especialistas ou recém-formados.
Vamos usar o caso de um médico autônomo. Seria muito mais simples se toda a sua gestão fosse automatizada por meio de um software, correto?
É importante explicar o cenário de um médico autônomo.
Ele exerce a medicina de forma independente, sem estar vinculado a uma instituição ou empregador específico. Isso significa que o médico autônomo é responsável por gerenciar sua própria prática, incluindo o atendimento aos pacientes, a gestão administrativa e financeira do consultório, bem como a aquisição de materiais e equipamentos necessários para a prestação de serviços médicos.
A contabilidade médica é uma área que demanda procedimentos fiscais relacionados a suas finanças enquanto autônomo, ou até mesmo das clínicas, se for o caso. Por exemplo: imposto de renda, relatórios, adequação às leis vigentes, melhor forma de tributação nos seus impostos, entre outros.
E como você bem sabe, um planejamento financeiro bem-feito é um trampolim para o sucesso profissional, mas toma um bom tempo… É por essa razão que você precisa ter conhecimento nessa área, ou contar com a atuação de um profissional que lide com todas as burocracias, para que você foque no que mais importa: seus pacientes.
Boa parte dos cursos tradicionais de medicina em muitas faculdades do Brasil não possuem cadeiras que abordem a gestão financeira ou administrativa. Consequentemente, muitos médicos não sabem como lidar com essa área quando alcançam a fase profissional.
É por isso que a AmigoTech lançou o Amigo One, uma plataforma focada nos médicos autônomos. Ela permite:
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Como as tecnologias podem impactar a sua produtividade no dia a dia.
Cada avanço de tecnologia para soluções médicas surpreende. A telemedicina é uma delas, que no pós-pandemia se consolidou e hoje beneficia muitos pacientes com mais facilidade e conforto.
Mas não para por aí, softwares de gestão foram desenvolvidos para colaborar com a rotina médica e ampliar a segurança de quem faz uso deles.
Novidades na tecnologia médica
Além dos softwares de gestão, recursos em nanotecnologia e o uso de Big Data têm se tornado muito frequentes.
Atualmente existem estudos que nos levam a crer que muito em breve iremos conseguir criar órgãos sintéticos e eficientes em impressora 3D. Pode parecer absurdo num primeiro momento, mas basta olhar um pouco para o passado e perceber que há menos de 75 anos, em 1950, foi que se conseguiu realizar o primeiro transplante de órgãos, com segurança, da história.
Mas como o assunto que iremos tratar neste artigo são asvantagens de contar com uma tecnologia de gestão de saúde para médicos, separamos 3 delas para você ficar por dentro de como a indústria médica estará nos próximos anos.
Vantagens das tecnologias de gestão
1. Otimização de processos clínicos e hospitalares
É inegável que um dos maiores benefícios que as inovações trouxeram foi à gestão de clínicas e hospitais, principalmente à celeridade das etapas.
A realidade diária de uma clínica foi completamente alterada, porque processos burocráticos, lentos e manuais foram prontamente eliminados, transformando clínicas e hospitais em ambientes digitais. Também quase já não se utilizam papéis, as informações são todas digitalizadas e guardadas em um ambiente seguro, sendo acessadas com mais velocidade.
Claro que para isso acontecer é necessária a implementação do armazenamento em Cloud. Basicamente os dados e informações dos pacientes, desde a triagem até os resultados de exames, ficam armazenados online ou na nuvem, arquivados e transmitidos remotamente.
Por segurança, os dados armazenados são gerenciados e passam por um backup, assim o médico pode compartilhá-los com outros profissionais de saúde. Suponhamos que um clínico geral identificou uma alteração num exame de rotina e está desconfiado que o seu paciente possa estar com certa doença mais grave. Em milésimos de segundos ele pode encaminhar esses resultados para um médico especialista e ter um direcionamento mais preciso de como lidar com esse paciente.
É possível ter muito mais segurança para concluir diagnósticos e tratamentos.
2. Redução de custos em gestão
A gestão digital de clínicas e consultórios torna-se mais barata. É simples compreender, basta observar que com o armazenamento em Cloud o custo com servidores físicos reduz-se drasticamente.
A redução de custos não para por aí, uma vez que os dados ficam armazenados online, o custo com papelada se torna quase que desprezível. O custo com material humano também diminui, algumas funções perdem o sentido porque as ferramentas digitais otimizam o trabalho médico, e procedimentos manuais, rotineiros e repetitivos deixam de existir.
Olhando de outro ângulo, o trabalho fica muito fácil e ágil, com um índice de assertividade médica muito alto, o que significa dizer que as chances de erro médico caem drasticamente e, por consequência, os custos decorrentes disso também.
Já seria ótimo se a redução de custos fosse só até aqui, mas ainda é possível ir além.
Os recursos em tecnologia fazem o controle de estoque dos consultórios: o que comprar, quando comprar e quanto comprar para repor, sem exageros e sem desperdícios.
3. Excelente atendimento médico
A boa gestão através da tecnologia, permite um atendimento médico de excelência. As inovações nessa área permitem exames e diagnósticos assertivos, um tratamento mais eficaz, procedimentos menos invasivos e pronta recuperação.
A tecnologia em software faz uso de algoritmos que coletam dados, podendo inclusive prever uma possível enfermidade com base no padrão genético e nos últimos exames realizados pelo paciente.
Não basta detectar doenças, é preciso também prever e evitar que elas surjam, desenvolvendo um tratamento personalizado.
Investir em tecnologias para gestão médica é sem sombra de dúvida trazer qualidade de vida para médicos e pacientes.
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A tecnologia está sempre nos ajudando a tornar os processos mais práticos e rápidos. São várias funcionalidades que contribuem para otimizar o dia a dia das empresas de saúde e melhorar a experiência dos clientes.
A tecnologia está sempre nos ajudando a tornar os processos mais práticos e rápidos. São várias funcionalidades que contribuem para otimizar o dia a dia das empresas de saúde e melhorar a experiência dos clientes.
A assinatura digital é uma delas. Neste caso, trata-se de uma autorização exigida para a validar documentos eletrônicos. E, por esse motivo, é fundamental que se tenha um cuidado maior quanto à segurança dos dados dos pacientes.
Por lidar com dados pessoais classificados como “sensíveis” pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), a atenção deve ser redobrada nesse sentido.
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