Finanças

Dashboard Financeiro: como o Amigo Clinic pode revolucionar a gestão de sua clínica

Os dashboards financeiros são ferramentas indispensáveis para melhorar a gestão de clínicas e consultórios médicos. Conheça as principais características e benefícios, e veja como o Amigo pode impulsionar o crescimento de sua clínica com esse recurso.

Equipe Amigo

Criador de conteúdo
12 Sep
24
Atualizado em
12 Sep
24
8 min de leitura

O volume de informações que circula na rotina administrativa de uma clínica é imenso. Muitas vezes, informações detalhadas sobre a área financeira ou outras áreas, mas que possuem impacto direto nas contas da empresa. Para tentar facilitar o tempo de processamento e de interpretação dos dados e apresentar uma visualização estruturada, os dashboards são ferramentas cada vez mais utilizadas e necessárias.

O que é dashboard financeiro?

Dashboard financeiro é uma ferramenta de visualização de dados que permite a exibição de informações organizadas, facilitando o monitoramento e tomada de decisões por parte da gestão. Através deste instrumento, é possível acompanhar em tempo real indicadores financeiros da empresa, como receitas, despesas, controle de custos, contas a pagar e receber.

Gestor visualizando informação gráfica

Uma das características mais destacaveis desses painéis é o fato de serem automatizados. Enquanto uma planilha tradicional demanda trabalhos manuais de preenchimento e atualização, nos dashboards todo o processo ocorre de forma automática. Isso permite que os profissionais possam se dedicar mais profundamente à interpretação dos dados e estratégias. Normalmente a visualização dos dados é feita, principalmente, a partir de gráficos, estatísticas ou tabelas que revelam uma visão ampliada de determinado aspecto financeiro, como, por exemplo, se os gastos atuais estão trazendo o retorno esperado ou não.

Gráficos, estatísticas e tabelas são modelos de representação simples, que tornam o entendimento de dados complexos mais facilitado. Assim, é possível identificar padrões, invariâncias e tendências do negócio, facilitando, inclusive, a comunicação para outros setores. Além disso, o fato de serem visualmente atrativos e interativos pode aumentar o engajamento das pessoas que têm acesso, tornando o processo de gestão mais participativo e eficiente. 

Características de dashboards financeiros

As empresas brasileiras enfrentam desafios constantes devido à complexidade tributária e às oscilações econômicas. Um estudo do Sebrae, divulgado em 2021, aponta que os MEIs têm a maior taxa de mortalidade entre os pequenos negócios, com 29% fechando após cinco anos de atividade, enquanto 21,6% das MEs e 17% das EPPs encerram suas operações no mesmo período. A falta de planejamento adequado é uma das principais causas desse cenário.

Segundo o estudo, 17% dos gestores não realizam nenhum planejamento financeiro, e 43% das pequenas empresas ainda utilizam métodos tradicionais, como papel e caderno, para gestão financeira. A ausência de visão de longo prazo e o uso limitado de tecnologias comprometem o futuro de muitos negócios. Por outro lado, a transformação digital oferece ferramentas que possibilitam uma gestão mais eficiente e planejamentos sustentáveis.

Os diferentes tipos de dashboards financeiros promovem uma gestão inteligente e ágil, com processos otimizados e análises de resultados cada vez mais sofisticadas. Eles podem ser adaptados ao porte da empresa e às necessidades dos gestores, sendo classificados em três categorias principais, de acordo com seus objetivos:

1. Dashboards operacionais: fornecem uma visão ampla e detalhada dos processos organizacionais, facilitando o acompanhamento do desempenho diário.

2. Dashboards estratégicos: focados em decisões de longo prazo, oferecem uma visão geral do negócio, permitindo projetar sua sustentabilidade financeira.

3. Dashboards táticos: combinam direcionamentos estratégicos e operacionais, melhorando a eficácia das operações ao alinhar ações em ambos os níveis.

No Amigo Clinic, o módulo de relatórios oferece diversos dashboards para os principais setores da clínica, como agenda, financeiro, pacientes e prontuário. Cada dashboard está associado a indicadores-chave essenciais para a gestão do negócio.

Especificamente no módulo financeiro, há um dashboard robusto que permite a análise detalhada de receitas e despesas, com opções de visualização por categoria, classificação, centro de custo, tags, fornecedores e histórico.

Para obter indicadores precisos, é fundamental que o dashboard esteja integrado às informações de outros setores da clínica. Esse cruzamento de dados permite resultados mais aprofundados e uma análise financeira completa da empresa.

Quais as principais vantagens do dashboard financeiro?

De modo geral, através do dashboard financeiro é possível centralizar e agrupar dados de várias áreas da empresa, transformando-os em informações necessárias ao gerenciamento da empresa. De imediato, é possível imaginar vantagens ligadas ao lucro da empresa, porém, a ferramenta não se restringe a este aspecto.

• Facilidade e eficiência da gestão

O dashboard financeiro é capaz de simplificar a gestão financeira ao cruzar dados de origens distintas e apresentar informações relevantes em um mesmo painel. Com os dados acessíveis, os processos de análise e de ação se tornam mais ágeis. Além disso, o fato de a ferramenta conseguir automatizar processos manuais, consegue causar redução de erros e economia de tempo para que os profissionais se dediquem a outras atividades.

• Padronização de operações financeiras

Pelo fato de a ferramenta unir e centralizar dados, naturalmente, pode ajudar a padronizar operações financeiras. Com todas as informações em uma mesma plataforma, é possível que todos os autorizados a operar tenham condições de participar de sua construção. Assim, elimina-se a guarda de dados em locais distintos e a emissão duplicada de relatórios, problemas que podem afetar a comunicação entre setores, prejudicando as tomadas de decisão.

• Acompanhamento de saldos de todas as contas e carteiras

Ao longo da rotina de gestão de uma clínica, é absolutamente comum a necessidade de identificação de fatores que estão contribuindo para o prejuízo ou sucesso do negócio. Os dados, agrupados e organizados como informações em um gráfico ou tabela, são essenciais para controlar as finanças com a máxima precisão. Desse modo, facilita-se aumentar a receita, fazer previsões de orçamento, renegociar contratos com terceiros ou antecipar recursos em um cronograma, por exemplo.

• Redução de riscos

Outra funcionalidade estratégica dos dashboards diz respeito ao gerenciamento de riscos que o negócio pode enfrentar. É possível, por exemplo, identificar de forma precoce problemas financeiros, como inadimplência, baixo fluxo de caixa e perda de lucratividade da empresa. Após essa identificação, os gestores responsáveis conseguem tomar medidas corretivas, para solucionar o que já foi realizado, ou preventivas, para minimizar impactos futuros e garantir que as operações se mantenham da melhor forma possível.

• Monitoramento da saúde do negócio

Através da utilização sistemática de dashboards financeiros, torna-se simplificado o acompanhamento em tempo real do fluxo financeiro de uma clínica, possibilitando o melhor desempenho da rotina operacional e orçamentária. A observação do fluxo de caixa, assim como da liquidez das contas e de tantos outros indicadores financeiros de modo acurado, é facilitada graças aos painéis financeiros. Este exercício de acompanhamento e elaboração de relatórios frequentes pode determinar o sucesso de uma clínica.

Conclusão

Dentro do ambiente de gestão moderna, na era da informação, ter controle e acesso rápido aos mais variados dados relacionados ao funcionamento de uma empresa é algo fundamental para quem atua no setor. Neste sentido, os dashboards são ferramentas que permitem o cruzamento e agrupamento de dados relevantes de forma automatizada, tornando o acesso às informações uma tarefa ágil e cada vez mais intuitiva.

Para introduzir tais ferramentas na rotina da gestão de uma clínica é preciso garantir que suas especificidades estejam adequadas às demandas específicas do negócio. Aspectos como o perfil de atendimento, quantidade de profissionais envolvidos e as especialidades médicas oferecidas devem influenciar na definição da solução adequada. Cabe então, por parte dos gestores, uma profunda compreensão das características da clínica para a adoção deste tipo de instrumento.

O Amigo Clinic oferece a seus usuários um módulo financeiro com vários recursos, como Contas a Pagar/Receber, Fechamento de Caixa, Relatório de Vendas, Fluxo de Caixa, Orçamentos e Dashboard Financeiro. Este, garante aos administradores uma boa leitura de informações-chave para a gestão do negócio. Assim, contribuem para o momento de tomada de decisões estratégicas.

Solicite um diagnóstico estratégico personalizado totalmente gratuito para entender as necessidades de sua gestão e transformá-la com eficiência e praticidade.

Conteúdos sugeridos

Text Link
Contabilidade

Ficar sempre atento evita maiores problemas com a Receita Federal. E por isso, trouxemos algumas expressões mais usadas no dia a dia contábil que podem te ajudar a entender melhor os processos.

Como você está cuidando da sua contabilidade?

Ficar sempre atento evita maiores problemas com a Receita Federal. E por isso, trouxemos algumas expressões mais usadas no dia a dia contábil que podem te ajudar a entender melhor os processos.

Regime Tributário:

Conjunto de leis e normas que regem a tributação e os cálculos dos impostos devidos

Simples Nacional:

Regime tributário instituído em 2007 para pequenas empresas 

Certificado Digital:

Ferramenta de segurança da informação que encripta mensagens e garante autenticidade

Pró-Labore:

Salário mensal do dono ou sócio de uma empresa

Alíquota:

Porcentagem ou valor fixo usado para calcular um tributo devido

Guia:

Espécie de "boleto" usado para pagamento de tributos

Ficou com alguma dúvida? O Amigo tem um time de contadores especializados para lhe auxiliar. [.cta-link]Agende agora uma reunião.[.cta-link]

5
Dec
22
Text Link
Novidades

A pesquisa envolveu quase 2000 funcionários das empresas do Grupo Techint, com o objetivo de verificar a efetividade da imunização e, portanto, a segurança após a vacinação contra a Covid-19.

Foram publicados no Frontiers in Immunology os resultados do estudo realizado simultaneamente em 4 países, Argentina, Brasil, Itália e México, para avaliar a eficácia das vacinas aprovadas e estimar a duração dos níveis de anticorpos no sangue. A pesquisa envolveu quase 2000 funcionários das empresas do Grupo Techint, com o objetivo de verificar a efetividade da imunização e, portanto, a segurança após a vacinação contra a Covid-19.

A peculiaridade do estudo é que foi possível comparar os dados internacionais graças a um protocolo clínico uniforme, com o mesmo momento de aquisição das amostras de sangue e um único teste de diagnóstico para todos os 7 tipos de vacinas utilizadas nos diversos países: mRna, DNA, vetor viral e vacinas à base de vírus inativos, em dose única e bidose.

O estudo foi coordenado pelo Humanitas com o Hospital Clínica Nova de Monterrey, no México, e a rede hospitalar da Fundação São Francisco Xavier, no Brasil.

O resultado é uma amostra capaz de comparar diferentes vacinas e a resposta que elas conseguiram ativar diante do desenvolvimento de qualquer evento adverso, antes da chegada da variante Ômicron de Sars-CoV-2 (a administração da dose de reforço está fora do escopo do estudo).

{{citacao}}

Explica a professora Maria Rescigno, docente de patologia geral e vice-reitora responsável por pesquisa na Universidade Humanitas, que coordenou o trabalho no qual também participou Elena Azzolini, responsável pelo Centro de Vacinação Humanitas

Os dados coletados também incluíram os eventos adversos relacionados à capacidade das vacinas de induzir uma resposta de anticorpos. Verificou-se que quanto maior a resposta de anticorpos, como nas vacinas Moderna e Pfizer-BioNTech, mais efeitos colaterais foram registrados, principalmente febre, dor no braço, dor de cabeça e fadiga. Coronavac e Sputnik, por outro lado, são caracterizadas por terem poucos efeitos colaterais.

“Este é realmente um grande esforço coordenado de equipe. O estudo nos permite comparar as respostas imunes às várias vacinas ao redor do mundo. Esse tipo de conhecimento é fundamental para informar as pessoas sobre a eficácia comparativa das vacinas e ajuda a desenhar estudos que definirão os melhores calendários vacinais que permanecerão no futuro", explica Mauro Teixeira, professor de imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

“Este é um extraordinário trabalho de pesquisa, no qual tivemos a oportunidade de avaliar e comparar as respostas imunes das vacinas mais importantes e de maior circulação a nível mundial, obtendo informação sólida e consistente enquanto à segurança e à efetividade contra o SARS-CoV-2. Além disso, este é o primeiro estudo que publicamos em colaboração com as instituições sanitárias do Grupo Techint e estamos muito contentes com os resultados” diz Miguel Sanz, médico diretor do Hospital Clínica Nova, no México.

O estudo: um método padronizado para obter dados comparáveis

O protocolo do estudo, que ainda está em andamento, prevê 5 amostras de sangue para cada pessoa de acordo com um cronograma preciso: imediatamente antes da primeira dose e da segunda dose, 21 dias após a segunda dose, 6 meses após a segunda dose e 12 meses após a segunda dose.

Os investigadores dos 4 países utilizaram o mesmo tipo de teste, particularmente sensível, e com um range de avaliação muito amplo, capaz de “não achatar” os dados relativos a limiares elevados de anticorpos no sangue, de modo a poder também comparar respostas com amplitudes diferentes.

Uma colaboração de longa data

O grupo Techint, um conglomerado industrial de empresas com mais de 75 mil funcionários em todo o mundo, participou de um projeto de pesquisa científica em parceria com a Humanitas — um hospital altamente especializado e um centro de pesquisa e ensino internacionalmente reconhecido. A parceria contribuiu para o setor de pesquisas médicas e ofereceu resultados concretos às comunidades onde as empresas do grupo estão presentes sobre a eficácia das vacinas contra a Covid-19.

Como parte do grupo Techint, Humanitas também forneceu orientações médicas precisas sobre a doença e sobre as vacinas disponíveis durante a pandemia de Covid-19, além de compartilhar sua experiência por meio de guias de prevenção e iniciativas relacionadas à saúde e bem-estar voltadas para os funcionários do grupo.

Fonte: Medicina S/A

5
Dec
22
Text Link
Marketing Médico

Nos últimos 50 anos, o número de médicos no Brasil cresceu quase quatro vezes mais que o da população. Hoje em dia, a perspectiva é que esse crescimento aumente. Isso significa que, para se destacar da concorrência, os profissionais médicos precisam explorar novas estratégias.

Nos últimos 50 anos, o número de médicos no Brasil cresceu quase quatro vezes mais que o da população. Hoje em dia, a perspectiva é que esse crescimento aumente. Isso significa que, para se destacar da concorrência, os profissionais médicos precisam explorar novas estratégias.

E para quem deseja crescer e fortalecer seu consultório ou clínica, o marketing digital é uma ótima opção.

Confira abaixo 5 motivos para investir em seu marketing médico:

1. Destacar-se entre outros profissionais

Prender a atenção das pessoas é um desafio no mundo conectado. Ao utilizar as estratégias de marketing digital, você não só conquista a atenção da sua audiência, como também consegue uma agenda lotada.

2. Ter poder de segmentação

Imagine entregar uma mensagem para a pessoa certa, no momento certo. Por meio de segmentações (gênero, idade, localização, interesses etc.), é possível impactar o grupo de pessoas mais adequada para sua área.

3. Análise de dados e resultados

Você não precisa ficar adivinhando o que deve fazer. Uma estratégia baseada em números concretos se torna mais segura e traz melhores resultados.

4. Maior aproximação com os pacientes

Com as ferramentas certas, você consegue manter o relacionamento que seu paciente busca e torná-lo ainda mais fiel.

5. Aumento de faturamento

Com todas essas ações combinadas, sua receita aumenta e seus gastos também são cortados. E melhor: seus clientes ficam satisfeitos e indicam seu trabalho para outras pessoas.

Se você tem interesse em melhorar sua presença digital para aumentar seu faturamento ao captar e engajar mais pacientes. [.cta-link]Fale com um de nossos comerciais[.cta-link] e conte conosco.

5
Dec
22
No items found.
Olá, eu sou a
Fale comigo no Whatsapp