Finanças

Dashboard Financeiro: como o Amigo Clinic pode revolucionar a gestão de sua clínica

Os dashboards financeiros são ferramentas indispensáveis para melhorar a gestão de clínicas e consultórios médicos. Conheça as principais características e benefícios, e veja como o Amigo pode impulsionar o crescimento de sua clínica com esse recurso.

Equipe Amigo

Criador de conteúdo
12 Sep
24
Atualizado em
12 Sep
24
8 min de leitura

O volume de informações que circula na rotina administrativa de uma clínica é imenso. Muitas vezes, informações detalhadas sobre a área financeira ou outras áreas, mas que possuem impacto direto nas contas da empresa. Para tentar facilitar o tempo de processamento e de interpretação dos dados e apresentar uma visualização estruturada, os dashboards são ferramentas cada vez mais utilizadas e necessárias.

O que é dashboard financeiro?

Dashboard financeiro é uma ferramenta de visualização de dados que permite a exibição de informações organizadas, facilitando o monitoramento e tomada de decisões por parte da gestão. Através deste instrumento, é possível acompanhar em tempo real indicadores financeiros da empresa, como receitas, despesas, controle de custos, contas a pagar e receber.

Gestor visualizando informação gráfica

Uma das características mais destacaveis desses painéis é o fato de serem automatizados. Enquanto uma planilha tradicional demanda trabalhos manuais de preenchimento e atualização, nos dashboards todo o processo ocorre de forma automática. Isso permite que os profissionais possam se dedicar mais profundamente à interpretação dos dados e estratégias. Normalmente a visualização dos dados é feita, principalmente, a partir de gráficos, estatísticas ou tabelas que revelam uma visão ampliada de determinado aspecto financeiro, como, por exemplo, se os gastos atuais estão trazendo o retorno esperado ou não.

Gráficos, estatísticas e tabelas são modelos de representação simples, que tornam o entendimento de dados complexos mais facilitado. Assim, é possível identificar padrões, invariâncias e tendências do negócio, facilitando, inclusive, a comunicação para outros setores. Além disso, o fato de serem visualmente atrativos e interativos pode aumentar o engajamento das pessoas que têm acesso, tornando o processo de gestão mais participativo e eficiente. 

Características de dashboards financeiros

As empresas brasileiras enfrentam desafios constantes devido à complexidade tributária e às oscilações econômicas. Um estudo do Sebrae, divulgado em 2021, aponta que os MEIs têm a maior taxa de mortalidade entre os pequenos negócios, com 29% fechando após cinco anos de atividade, enquanto 21,6% das MEs e 17% das EPPs encerram suas operações no mesmo período. A falta de planejamento adequado é uma das principais causas desse cenário.

Segundo o estudo, 17% dos gestores não realizam nenhum planejamento financeiro, e 43% das pequenas empresas ainda utilizam métodos tradicionais, como papel e caderno, para gestão financeira. A ausência de visão de longo prazo e o uso limitado de tecnologias comprometem o futuro de muitos negócios. Por outro lado, a transformação digital oferece ferramentas que possibilitam uma gestão mais eficiente e planejamentos sustentáveis.

Os diferentes tipos de dashboards financeiros promovem uma gestão inteligente e ágil, com processos otimizados e análises de resultados cada vez mais sofisticadas. Eles podem ser adaptados ao porte da empresa e às necessidades dos gestores, sendo classificados em três categorias principais, de acordo com seus objetivos:

1. Dashboards operacionais: fornecem uma visão ampla e detalhada dos processos organizacionais, facilitando o acompanhamento do desempenho diário.

2. Dashboards estratégicos: focados em decisões de longo prazo, oferecem uma visão geral do negócio, permitindo projetar sua sustentabilidade financeira.

3. Dashboards táticos: combinam direcionamentos estratégicos e operacionais, melhorando a eficácia das operações ao alinhar ações em ambos os níveis.

No Amigo Clinic, o módulo de relatórios oferece diversos dashboards para os principais setores da clínica, como agenda, financeiro, pacientes e prontuário. Cada dashboard está associado a indicadores-chave essenciais para a gestão do negócio.

Especificamente no módulo financeiro, há um dashboard robusto que permite a análise detalhada de receitas e despesas, com opções de visualização por categoria, classificação, centro de custo, tags, fornecedores e histórico.

Para obter indicadores precisos, é fundamental que o dashboard esteja integrado às informações de outros setores da clínica. Esse cruzamento de dados permite resultados mais aprofundados e uma análise financeira completa da empresa.

Quais as principais vantagens do dashboard financeiro?

De modo geral, através do dashboard financeiro é possível centralizar e agrupar dados de várias áreas da empresa, transformando-os em informações necessárias ao gerenciamento da empresa. De imediato, é possível imaginar vantagens ligadas ao lucro da empresa, porém, a ferramenta não se restringe a este aspecto.

• Facilidade e eficiência da gestão

O dashboard financeiro é capaz de simplificar a gestão financeira ao cruzar dados de origens distintas e apresentar informações relevantes em um mesmo painel. Com os dados acessíveis, os processos de análise e de ação se tornam mais ágeis. Além disso, o fato de a ferramenta conseguir automatizar processos manuais, consegue causar redução de erros e economia de tempo para que os profissionais se dediquem a outras atividades.

• Padronização de operações financeiras

Pelo fato de a ferramenta unir e centralizar dados, naturalmente, pode ajudar a padronizar operações financeiras. Com todas as informações em uma mesma plataforma, é possível que todos os autorizados a operar tenham condições de participar de sua construção. Assim, elimina-se a guarda de dados em locais distintos e a emissão duplicada de relatórios, problemas que podem afetar a comunicação entre setores, prejudicando as tomadas de decisão.

• Acompanhamento de saldos de todas as contas e carteiras

Ao longo da rotina de gestão de uma clínica, é absolutamente comum a necessidade de identificação de fatores que estão contribuindo para o prejuízo ou sucesso do negócio. Os dados, agrupados e organizados como informações em um gráfico ou tabela, são essenciais para controlar as finanças com a máxima precisão. Desse modo, facilita-se aumentar a receita, fazer previsões de orçamento, renegociar contratos com terceiros ou antecipar recursos em um cronograma, por exemplo.

• Redução de riscos

Outra funcionalidade estratégica dos dashboards diz respeito ao gerenciamento de riscos que o negócio pode enfrentar. É possível, por exemplo, identificar de forma precoce problemas financeiros, como inadimplência, baixo fluxo de caixa e perda de lucratividade da empresa. Após essa identificação, os gestores responsáveis conseguem tomar medidas corretivas, para solucionar o que já foi realizado, ou preventivas, para minimizar impactos futuros e garantir que as operações se mantenham da melhor forma possível.

• Monitoramento da saúde do negócio

Através da utilização sistemática de dashboards financeiros, torna-se simplificado o acompanhamento em tempo real do fluxo financeiro de uma clínica, possibilitando o melhor desempenho da rotina operacional e orçamentária. A observação do fluxo de caixa, assim como da liquidez das contas e de tantos outros indicadores financeiros de modo acurado, é facilitada graças aos painéis financeiros. Este exercício de acompanhamento e elaboração de relatórios frequentes pode determinar o sucesso de uma clínica.

Conclusão

Dentro do ambiente de gestão moderna, na era da informação, ter controle e acesso rápido aos mais variados dados relacionados ao funcionamento de uma empresa é algo fundamental para quem atua no setor. Neste sentido, os dashboards são ferramentas que permitem o cruzamento e agrupamento de dados relevantes de forma automatizada, tornando o acesso às informações uma tarefa ágil e cada vez mais intuitiva.

Para introduzir tais ferramentas na rotina da gestão de uma clínica é preciso garantir que suas especificidades estejam adequadas às demandas específicas do negócio. Aspectos como o perfil de atendimento, quantidade de profissionais envolvidos e as especialidades médicas oferecidas devem influenciar na definição da solução adequada. Cabe então, por parte dos gestores, uma profunda compreensão das características da clínica para a adoção deste tipo de instrumento.

O Amigo Clinic oferece a seus usuários um módulo financeiro com vários recursos, como Contas a Pagar/Receber, Fechamento de Caixa, Relatório de Vendas, Fluxo de Caixa, Orçamentos e Dashboard Financeiro. Este, garante aos administradores uma boa leitura de informações-chave para a gestão do negócio. Assim, contribuem para o momento de tomada de decisões estratégicas.

Solicite um diagnóstico estratégico personalizado totalmente gratuito para entender as necessidades de sua gestão e transformá-la com eficiência e praticidade.

Conteúdos sugeridos

Text Link
Marketing Médico

Nos últimos 50 anos, o número de médicos no Brasil cresceu quase quatro vezes mais que o da população. Hoje em dia, a perspectiva é que esse crescimento aumente. Isso significa que, para se destacar da concorrência, os profissionais médicos precisam explorar novas estratégias.

Nos últimos 50 anos, o número de médicos no Brasil cresceu quase quatro vezes mais que o da população. Hoje em dia, a perspectiva é que esse crescimento aumente. Isso significa que, para se destacar da concorrência, os profissionais médicos precisam explorar novas estratégias.

E para quem deseja crescer e fortalecer seu consultório ou clínica, o marketing digital é uma ótima opção.

Confira abaixo 5 motivos para investir em seu marketing médico:

1. Destacar-se entre outros profissionais

Prender a atenção das pessoas é um desafio no mundo conectado. Ao utilizar as estratégias de marketing digital, você não só conquista a atenção da sua audiência, como também consegue uma agenda lotada.

2. Ter poder de segmentação

Imagine entregar uma mensagem para a pessoa certa, no momento certo. Por meio de segmentações (gênero, idade, localização, interesses etc.), é possível impactar o grupo de pessoas mais adequada para sua área.

3. Análise de dados e resultados

Você não precisa ficar adivinhando o que deve fazer. Uma estratégia baseada em números concretos se torna mais segura e traz melhores resultados.

4. Maior aproximação com os pacientes

Com as ferramentas certas, você consegue manter o relacionamento que seu paciente busca e torná-lo ainda mais fiel.

5. Aumento de faturamento

Com todas essas ações combinadas, sua receita aumenta e seus gastos também são cortados. E melhor: seus clientes ficam satisfeitos e indicam seu trabalho para outras pessoas.

Se você tem interesse em melhorar sua presença digital para aumentar seu faturamento ao captar e engajar mais pacientes. [.cta-link]Fale com um de nossos comerciais[.cta-link] e conte conosco.

5
Dec
22
Text Link
Produtividade

A prescrição digital é um grande facilitador da rotina. Além de possuir segurança, você consegue prescrever e enviar documentos com poucos cliques.

A prescrição digital é um grande facilitador da rotina. Além de possuir segurança, você consegue prescrever e enviar documentos com poucos cliques.

Conheça mais algumas vantagens da prescrição digital

1. Fim dos erros de interpretação e letras legíveis

Esse é um dos desafios mais enfrentados pelos pacientes assim que saem do consultório: entender o tratamento que lhe foi recomendado. De forma eletrônica a prescrição evita a difícil leitura tanto para o paciente, quanto para o farmacêutico.

2. Armazenamento de dados organizados

Por não ser realizada em um papel que pode facilmente ser descartado ou perdido, com a prescrição digital você consegue armazenar e consultar de forma simples e rápida, todo o histórico de tratamentos do seu paciente.

3. Facilidade de acesso para os pacientes

Assim como se torna mais fácil o acesso para a clínica e o médico, a prescrição digital também fica armazenada e evita que o paciente perca o acesso ao documento, garantindo que ele poderá acessar de forma rápida e sempre que necessário.

4. Emissão de qualquer lugar

Com a tecnologia mobile, o médico poderá emitir a prescrição, enviar documentos e acessar dados do histórico de onde ele estiver.

Aproveite os benefícios e otimize  o dia a dia da sua clínica!

Tenha um Certificado Digital válido para assinar receituários digitalmente. Para emití-lo, baixe o Amigo One na loja de aplicativo de seu smartphone ou leia o QR Code abaixo, e faça o login utilizando seus dados de acesso do Amigo Clinic. Após isso, vá até o Menu, em seguida, toque em AmigoSign e agende a emissão de seu certificado junto com a Valloriza Soluções diretamente do app.

Tudo isso com a garantia de mais segurança e praticidade na emissão e compartilhamento de documentos legais com o paciente.

Ficou com alguma dúvida? [.cta-link]Fale com a gente e agende uma demonstração.[.cta-link]

5
Dec
22
Text Link
Produtividade

A pesquisa mostra que entre 2020 e 2021, mais de 7,5 milhões de atendimentos virtuais foram realizados, por mais de 52,2 mil médicos.

De acordo com a pesquisa realizada pela Conexa Saúde, em parceria com o Datafolha, 73% dos brasileiros que já realizaram uma consulta via telemedicina afirmam que poderiam adotar a modalidade habitualmente. Além disso, 71% dos entrevistados também informam que acharam a experiência positiva.

 

A pesquisa mostra que entre 2020 e 2021, mais de 7,5 milhões de atendimentos virtuais foram realizados, por mais de 52,2 mil médicos.

 

Os brasileiros aprovam o uso da telemedicina e dentre os que responderam à pesquisa, 77% citam a praticidade como principal vantagem.

 

Os dados mostram não só o avanço da telemedicina na rotina médica, como também o nível de confiança que está cada vez maior entre os pacientes por essa modalidade de atendimento que traz mais velocidade de resposta e conforto.

 

Com o Amigo, tanto você quanto sua clínica conseguem realizar teleconsultas em conformidade com o Health Insurance Portability and Accountability Act (HIPAA) que assegura a legalidade do atendimento e garante a privacidade do paciente.

 

Gostou do conteúdo e tem interesse em realizar teleconsultas? [.cta-link]Fale com a gente e agende uma demonstração.[.cta-link]

5
Dec
22
No items found.
Olá, eu sou a
Fale comigo no Whatsapp