Finanças

Dashboard Financeiro: como o Amigo Clinic pode revolucionar a gestão de sua clínica

Os dashboards financeiros são ferramentas indispensáveis para melhorar a gestão de clínicas e consultórios médicos. Conheça as principais características e benefícios, e veja como o Amigo pode impulsionar o crescimento de sua clínica com esse recurso.

Equipe Amigo

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12 Sep
24
Atualizado em
12 Sep
24
8 min de leitura

O volume de informações que circula na rotina administrativa de uma clínica é imenso. Muitas vezes, informações detalhadas sobre a área financeira ou outras áreas, mas que possuem impacto direto nas contas da empresa. Para tentar facilitar o tempo de processamento e de interpretação dos dados e apresentar uma visualização estruturada, os dashboards são ferramentas cada vez mais utilizadas e necessárias.

O que é dashboard financeiro?

Dashboard financeiro é uma ferramenta de visualização de dados que permite a exibição de informações organizadas, facilitando o monitoramento e tomada de decisões por parte da gestão. Através deste instrumento, é possível acompanhar em tempo real indicadores financeiros da empresa, como receitas, despesas, controle de custos, contas a pagar e receber.

Gestor visualizando informação gráfica

Uma das características mais destacaveis desses painéis é o fato de serem automatizados. Enquanto uma planilha tradicional demanda trabalhos manuais de preenchimento e atualização, nos dashboards todo o processo ocorre de forma automática. Isso permite que os profissionais possam se dedicar mais profundamente à interpretação dos dados e estratégias. Normalmente a visualização dos dados é feita, principalmente, a partir de gráficos, estatísticas ou tabelas que revelam uma visão ampliada de determinado aspecto financeiro, como, por exemplo, se os gastos atuais estão trazendo o retorno esperado ou não.

Gráficos, estatísticas e tabelas são modelos de representação simples, que tornam o entendimento de dados complexos mais facilitado. Assim, é possível identificar padrões, invariâncias e tendências do negócio, facilitando, inclusive, a comunicação para outros setores. Além disso, o fato de serem visualmente atrativos e interativos pode aumentar o engajamento das pessoas que têm acesso, tornando o processo de gestão mais participativo e eficiente. 

Características de dashboards financeiros

As empresas brasileiras enfrentam desafios constantes devido à complexidade tributária e às oscilações econômicas. Um estudo do Sebrae, divulgado em 2021, aponta que os MEIs têm a maior taxa de mortalidade entre os pequenos negócios, com 29% fechando após cinco anos de atividade, enquanto 21,6% das MEs e 17% das EPPs encerram suas operações no mesmo período. A falta de planejamento adequado é uma das principais causas desse cenário.

Segundo o estudo, 17% dos gestores não realizam nenhum planejamento financeiro, e 43% das pequenas empresas ainda utilizam métodos tradicionais, como papel e caderno, para gestão financeira. A ausência de visão de longo prazo e o uso limitado de tecnologias comprometem o futuro de muitos negócios. Por outro lado, a transformação digital oferece ferramentas que possibilitam uma gestão mais eficiente e planejamentos sustentáveis.

Os diferentes tipos de dashboards financeiros promovem uma gestão inteligente e ágil, com processos otimizados e análises de resultados cada vez mais sofisticadas. Eles podem ser adaptados ao porte da empresa e às necessidades dos gestores, sendo classificados em três categorias principais, de acordo com seus objetivos:

1. Dashboards operacionais: fornecem uma visão ampla e detalhada dos processos organizacionais, facilitando o acompanhamento do desempenho diário.

2. Dashboards estratégicos: focados em decisões de longo prazo, oferecem uma visão geral do negócio, permitindo projetar sua sustentabilidade financeira.

3. Dashboards táticos: combinam direcionamentos estratégicos e operacionais, melhorando a eficácia das operações ao alinhar ações em ambos os níveis.

No Amigo Clinic, o módulo de relatórios oferece diversos dashboards para os principais setores da clínica, como agenda, financeiro, pacientes e prontuário. Cada dashboard está associado a indicadores-chave essenciais para a gestão do negócio.

Especificamente no módulo financeiro, há um dashboard robusto que permite a análise detalhada de receitas e despesas, com opções de visualização por categoria, classificação, centro de custo, tags, fornecedores e histórico.

Para obter indicadores precisos, é fundamental que o dashboard esteja integrado às informações de outros setores da clínica. Esse cruzamento de dados permite resultados mais aprofundados e uma análise financeira completa da empresa.

Quais as principais vantagens do dashboard financeiro?

De modo geral, através do dashboard financeiro é possível centralizar e agrupar dados de várias áreas da empresa, transformando-os em informações necessárias ao gerenciamento da empresa. De imediato, é possível imaginar vantagens ligadas ao lucro da empresa, porém, a ferramenta não se restringe a este aspecto.

• Facilidade e eficiência da gestão

O dashboard financeiro é capaz de simplificar a gestão financeira ao cruzar dados de origens distintas e apresentar informações relevantes em um mesmo painel. Com os dados acessíveis, os processos de análise e de ação se tornam mais ágeis. Além disso, o fato de a ferramenta conseguir automatizar processos manuais, consegue causar redução de erros e economia de tempo para que os profissionais se dediquem a outras atividades.

• Padronização de operações financeiras

Pelo fato de a ferramenta unir e centralizar dados, naturalmente, pode ajudar a padronizar operações financeiras. Com todas as informações em uma mesma plataforma, é possível que todos os autorizados a operar tenham condições de participar de sua construção. Assim, elimina-se a guarda de dados em locais distintos e a emissão duplicada de relatórios, problemas que podem afetar a comunicação entre setores, prejudicando as tomadas de decisão.

• Acompanhamento de saldos de todas as contas e carteiras

Ao longo da rotina de gestão de uma clínica, é absolutamente comum a necessidade de identificação de fatores que estão contribuindo para o prejuízo ou sucesso do negócio. Os dados, agrupados e organizados como informações em um gráfico ou tabela, são essenciais para controlar as finanças com a máxima precisão. Desse modo, facilita-se aumentar a receita, fazer previsões de orçamento, renegociar contratos com terceiros ou antecipar recursos em um cronograma, por exemplo.

• Redução de riscos

Outra funcionalidade estratégica dos dashboards diz respeito ao gerenciamento de riscos que o negócio pode enfrentar. É possível, por exemplo, identificar de forma precoce problemas financeiros, como inadimplência, baixo fluxo de caixa e perda de lucratividade da empresa. Após essa identificação, os gestores responsáveis conseguem tomar medidas corretivas, para solucionar o que já foi realizado, ou preventivas, para minimizar impactos futuros e garantir que as operações se mantenham da melhor forma possível.

• Monitoramento da saúde do negócio

Através da utilização sistemática de dashboards financeiros, torna-se simplificado o acompanhamento em tempo real do fluxo financeiro de uma clínica, possibilitando o melhor desempenho da rotina operacional e orçamentária. A observação do fluxo de caixa, assim como da liquidez das contas e de tantos outros indicadores financeiros de modo acurado, é facilitada graças aos painéis financeiros. Este exercício de acompanhamento e elaboração de relatórios frequentes pode determinar o sucesso de uma clínica.

Conclusão

Dentro do ambiente de gestão moderna, na era da informação, ter controle e acesso rápido aos mais variados dados relacionados ao funcionamento de uma empresa é algo fundamental para quem atua no setor. Neste sentido, os dashboards são ferramentas que permitem o cruzamento e agrupamento de dados relevantes de forma automatizada, tornando o acesso às informações uma tarefa ágil e cada vez mais intuitiva.

Para introduzir tais ferramentas na rotina da gestão de uma clínica é preciso garantir que suas especificidades estejam adequadas às demandas específicas do negócio. Aspectos como o perfil de atendimento, quantidade de profissionais envolvidos e as especialidades médicas oferecidas devem influenciar na definição da solução adequada. Cabe então, por parte dos gestores, uma profunda compreensão das características da clínica para a adoção deste tipo de instrumento.

O Amigo Clinic oferece a seus usuários um módulo financeiro com vários recursos, como Contas a Pagar/Receber, Fechamento de Caixa, Relatório de Vendas, Fluxo de Caixa, Orçamentos e Dashboard Financeiro. Este, garante aos administradores uma boa leitura de informações-chave para a gestão do negócio. Assim, contribuem para o momento de tomada de decisões estratégicas.

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Marketing Médico

A constante evolução do paciente impõe uma transformação profunda nas formas de atendê-lo e se relacionar com o público. Conheça o impacto da era digital na área da saúde, os domínios da transformação digital nos negócios e o conceito de Paciente 5.0.

A revolução da tecnologia digital está presente no dia a dia em todas as frentes. Das mudanças comportamentais ao novo contexto de carreiras profissionais, nada escapa ao processo de digitalização, que costuma trazer velocidade ao fluxo de informações e acesso fácil por meio de variados dispositivos em conexão.

Para facilitar a compreensão de como o cenário corporativo vem sendo impactado pela revolução digital, alguns pensadores criaram o conceito de Mundo VUCA, relacionado aos imprevistos e à rapidez com que as mudanças acontecem nos mercados. 

Traduzido para o português, o termo VUCA é um acrônimo que designa:

V - Volatility (volatilidade)

U - Uncertainty (incerteza)

C - Complexity (complexidade)

A - Ambiguity (ambiguidade)

A volatilidade refere-se às constantes e rápidas mudanças no mercado, que exigem das empresas atitudes ágeis, já que as práticas se tornam obsoletas com maior velocidade. O conceito de incerteza está relacionado à volatilidade, já que com mudanças a todo momento, tudo é mais imprevisível. A complexidade considera a quantidade de fatores envolvidos na análise de um contexto, como questões culturais, locais, globais, financeiras ou tecnológicas. Por fim, a ambiguidade é fruto de todos os conceitos acima, observando que a quantidade de variáveis somada à dificuldade de compreensão, pode fazer com que mais de uma visão seja possível sobre os mesmos fenômenos.

O termo transformação digital designa o processo de utilização de ferramentas digitais para resolver problemas tradicionais, como queda no desempenho, produtividade e eficácia, e também, para aumentar as possibilidades de serviço, entregando novas funções e experiências aos clientes. 

A transformação digital, naturalmente, impacta diretamente a área da saúde. A era da saúde digital, muitas vezes chamada de “e-health”, é baseada na convergência de diversas tecnologias que utilizam as formas digitais para melhorar a área em diversos aspectos, como o atendimento médico, tratamentos inovadores, gestão de negócios em saúde e, sobretudo, experiência do paciente aprimorada.

O ambiente digital consolida cada vez mais uma medicina ligada à internet, que se vale de tecnologias avançadas da informação, ferramentas wireless, robótica, inteligência artificial, realidade virtual, modelagem 3D e interoperabilidade de dados. É comum observar tais facilidades nos mais variados serviços prestados cotidianamente, como teleconsultas, diagnósticos detalhados, prontuários eletrônicos, agendamentos e monitoramento a distância.

Ao olhar para usos não tão comuns, mas já importantes para a área, pode-se encontrar a impressão 3D e a realidade aumentada auxiliando cirurgiões na organização de um procedimento cirúrgico. Dispositivos vestíveis (wearables), como smartwatches, ou tecnologias implantáveis (insideables), também podem ajudar a monitorar indicadores fisiológicos e bioquímicos, prevenindo agravamento de quadros problemáticos. Além disso, a utilização de IA’s está a serviço da prevenção de doenças, construção de diagnósticos mais precisos e análise de grandes volumes de dados para auxiliar na tomada de decisão. 

De forma geral, a tecnologia está diretamente relacionada ao desenvolvimento da saúde e é capaz de revolucionar não somente tratamentos, mas também a relação entre médicos e pacientes. Além de permitir uma infinidade de benefícios para a rotina e gestão médica, as novas tecnologias promovem a melhoria da experiência do paciente, permitindo que sua perspectiva seja observada e priorizada nas decisões tomadas em clínicas e consultórios.

As estruturas do setor de saúde estão cada vez mais voltadas para garantir a satisfação e as expectativas dos pacientes. Os termos “Saúde 5.0” e “Paciente 5.0” abordam a transformação da área, que agora contempla muito mais do que procedimentos médicos, incorporando a experiência do paciente como peça chave para os resultados dos negócios. O conceito não sugere nada que soe futurista, é uma realidade vigente, que demanda de médicos e demais profissionais de saúde novas habilidades de gestão e atendimento.

Transformação Digital: 5 domínios em mutação

Ao traçar uma análise geral sobre as mudanças em processo a partir da tecnologia digital, é possível evidenciar a rapidez com que a informação transita, fazendo com que o volume de informações seja sempre maior. Tal intensidade torna as pessoas mais distraídas e exigentes. Além disso, as facilidades trazidas por produtos e serviços automatizados oferecem uma comodidade antes jamais imaginada, fazendo com que empresas se vejam forçadas a suprir demandas complexas de seus clientes.

Segundo o livro "Transformação Digital: repensando o seu negócio para a Era Digital", de David L. Rogers, há cinco domínios estratégicos em mutação contínua que merecem atenção, principalmente, por parte de quem atua no mundo corporativo. A partir de uma leitura contextual sobre clientes, competição, dados, inovação e valor, é possível extrair princípios gerais que auxiliam o posicionamento e as estratégias de empresas com foco no sucesso do negócio. Na sequência, cabe pontuar as principais mudanças envolvendo os domínios citados:

Cliente

Clientes do cenário contemporâneo dispensam a passividade enquanto comportamento. Cada vez mais os usuários finais das soluções se conectam e interagem com a marca, além de se influenciarem reciprocamente, ajudando a pavimentar a reputação das empresas. A presença de ferramentas digitais muda a maneira como clientes descobrem, avaliam, compram, usam produtos, compartilham suas impressões e se conectam. Não à toa, olhar e valorizar os clientes é cada vez mais importante.

Competição

Normalmente, competição e cooperação são vistos como fundamentos opostos, já que empresas cooperavam com parceiros de sua cadeia de fornecimento e competiam com marcas que ofereciam produtos similares. Agora, é possível, por exemplo, que uma empresa tenha concorrentes assimétricos, empresas que oferecem valores concorrentes, mesmo não atuando no mesmo segmento. É comum também que empresas tradicionalmente rivais cooperem devido a seus modelos de negócio interdependentes.

Dados

Até um tempo atrás, dados eram provenientes de pesquisas e pastas físicas armazenadas em armários. Com as mídias sociais, dispositivos portáteis e canais de comunicação das empresas, há a possibilidade de se acessar um volume grande de dados não estruturados, que podem ser agrupados, processados e transformados em ferramentas de auxílio às decisões estratégicas. Hoje, os dados são fundamentais para todos os setores de uma empresa, pilares de sua organização e posicionamento.

Inovação

Tradicionalmente, a inovação estava relacionada aos produtos acabados. Como testes de mercado eram difíceis, as decisões sobre inovação se baseavam em intuição e experiência dos decisores. Atualmente, nas empresas que utilizam conceitos avançados de tecnologia, a inovação se baseia no aprendizado contínuo, produtos são construídos mediante repetições sucessivas, dentro de processos pré-estabelecidos que reduzem custo financeiro e melhoram o aprendizado organizacional sobre o produto e sobre a empresa. 

Valor

Habitualmente, negócios de sucesso são os que carregam propostas de valor claras, buscando se diferenciar no mercado por preço, marca, melhor serviço, etc. A transformação da era digital impõe às empresas que seus valores não sejam imutáveis e que possam evoluir constantemente a partir das tecnologias, ampliando a proposta de valor aos clientes.

Paciente 5.0

Mudanças de comportamento não ocorrem do dia para a noite. São processos lentos e silenciosos que se instauram timidamente até se tornarem comuns. Seus efeitos se alastram pela vida social, política, econômica e cultural. Normalmente, acontecem de acordo com as mudanças tecnológicas do momento.

Em decorrência da era digital, é possível observar movimentos políticos surgindo em redes sociais digitais, discussões de interesse vivaz em setores regulados, novos modelos de negócio, além da comunicação interpessoal cada vez mais em tempo real. Em termos comportamentais, é possível perceber três grandes padrões sendo instaurados de modo  contínuo.

O primeiro se refere à busca pela hipererficiência. Um bom exemplo é a crescente busca por aplicativos que calculam trajetos urbanos, justamente porque em cada ação cotidiana, as pessoas buscam decisões com maior segurança e assertividade. Em relação à área de saúde, clientes demandam interfaces intuitivas, amigáveis, que permitam filtrar dados e acessar informações com velocidade para a saúde pessoal ou da população.

Um segundo padrão observado aponta para a maior conexão entre pessoas. É comum perceber a criação de grupos de colaboração e assistência virtual relacionados à saúde, assim como as pessoas se organizam para trocar informações sobre produtos de entretenimento, como um filme, ou série. Um terceiro padrão está relacionado à busca pela personalização no digital. Do mesmo modo que usuários querem ter uma experiência única numa transação de e-commerce, também demandam a personalização dos serviços de saúde.

Após a apresentação de todo esse contexto de modificações, torna-se mais fácil perceber o quanto a relação entre médicos e pacientes foi afetada. A tecnologia digital possibilita a transformação de procedimentos que vão do agendamento ao tratamento de doenças, passando pelo contato,  acompanhamento mais constante e pelo bom relacionamento com os pacientes. Nesse sentido, estratégias de Marketing e Comunicação são incorporadas pela gestão médica, tornando os atendimentos mais humanizados, claros e ágeis.

O conceito de Paciente 5.0, exposto por Marcelo Casado, CGO da Amigo Tech, define o novo perfil de paciente como informado, perspicaz e exigente na gestão de sua saúde. A expressão se refere à evolução do papel do paciente no contexto digital, agora com acesso à informação de forma ágil e constante e com mudanças profundas na forma de se comportar e interagir.

O Paciente 5.0 é hiperconectado à informação, [????]. A perspicácia garante a avaliação contínua das opções de saúde, fundamentando escolhas em resultados e qualidade observada. Tudo isso converge para a exigência do novo paciente, que espera alta qualidade de atendimento, personalização e inovação nos cuidados.

Autonomia e engajamento são dois comportamentos cada vez mais comuns nos pacientes desse novo cenário, com acesso a uma abundância de informações sobre doenças, tratamento, estilos de vida saudável por meio de páginas na internet ou aplicativos de saúde. Tal conhecimento torna suas decisões mais bem empoderadas e fundamentadas.

Com o novo consumidor consciente e atualizado, quem presta serviços na área de saúde precisa promover experiências positivas, humanas e personalizadas ao longo da jornada de seus pacientes.

A transformação do paciente em consumidor

Durante muito tempo da história, prestadores de saúde não enxergavam pacientes como consumidores. O foco dos profissionais era somente o tratamento médico e pouco valor se dava à experiência do usuário. Com a evolução do mercado, e todas as transformações observadas na tecnologia e comportamento, é essencial reconhecer o paciente como consumidor. Estudos da Harvard Business Review mostram que clínicas que dão prioridade a experiências centradas no paciente têm desempenhos melhores no mercado.

Dentre os fatores que mais impactam a experiência do paciente, facilitando o engajamento e fidelização, é possível destacar:

  • Cuidado contínuo conectado: pacientes esperam acompanhamento integrado, com acesso fácil a todos os seus dados em uma única plataforma.
  • Uso de tecnologia: A inovação tecnológica em diagnósticos e tratamentos transmite a ideia de compromisso com qualidade e eficácia dos cuidados.
  • Experiência integrada: a satisfação do paciente é resultado de todo o processo, das facilidades de acesso aos procedimentos até o acolhimento de necessidades emocionais. Tudo importa para a experiência total. 
  • Comunicação personalizada: A proposta de valor transmitida de forma segura e o atendimento personalizado promovem a sensação de exclusividade e compreensão, tornando o paciente um fã da marca.

A adaptação ao paciente 5.0 demanda mudança de abordagem e oferta de serviços. Para tanto, é indispensável o entendimento e incorporação das inovações de tecnologia e valores. Além disso, aplicativos de saúde, sites, dispositivos vestíveis e outros tantos recursos ajudam na rotina de monitoramento remoto da saúde e no autogerenciamento dos pacientes.

Ao considerar a lógica do atendimento centrado no paciente, os negócios na área de saúde devem contar com:

  • Proposta de valor centrada no paciente - cuidado contínuo e abrangente;
  • Processos ágeis e personalizados - simplicidade e conexão entre as etapas;
  • Tecnologia de última geração - inovação para conectar pessoas, processos e jornadas;
  • Pessoas capacitadas e comprometidas - equipes treinadas e engajadas com as demandas dos pacientes. 

Cabe aos profissionais de saúde o aprimoramento de suas abordagens, que devem prezar pela otimização de demandas, em sincronia com a evolução dos espaços de clínicas e consultórios, cada vez mais equipados e pensados para uma boa experiência do paciente em todas as fases de sua jornada. Vale também destacar a importância da humanização em qualquer momento e procedimento da relação médico-paciente.

Assim, haverá conformidade com o contexto de saúde atual e melhor preparação para os próximos cenários. Afinal, a tecnologia não para de evoluir, e o comportamento humano muito menos.

19
Jun
24
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Finanças

Coletar dados e transformá-los em informações úteis é fundamental para uma boa gestão financeira.

Na era da informação, os resultados de uma gestão estão cada vez mais relacionados ao acesso rápido aos dados que estão espalhados entre setores e dispositivos. Quanto mais ágil é esse processo, mais tempo disponível para avaliação e decisão estratégica.

Para a realização de uma boa gestão financeira em clínicas médicas, é fundamental, então, coletar dados e transformá-los em informações úteis a serem utilizadas para planejar estrategicamente, a longo prazo, ou tomar decisões mais imediatas.

Uma das áreas que mais se relaciona com as atividades de gestão financeira é a contabilidade. Qualquer empresa, seja qual for o setor, precisa de uma contabilidade eficiente para se desenvolver. No caso de serviços do setor de saúde, a contabilidade possui uma série de particularidades fiscais, legislações e normas que precisam ser seguidas para não acarretar prejuízo financeiro para o negócio.

Quais os principais desafios da contabilidade para clínicas médicas?

Ao observar a especificidade do segmento de saúde, cabe destacar, de antemão, que os desafios podem ser superados com mais facilidade, se a clínica contar com o suporte de profissionais de contabilidade especializados na área. Dentre os desafios mais comuns para a área, é válido destacar:

  • Gestão de impostos: identificação e aplicação das leis tributárias específicas para a área.
  • Faturamento de serviços: execução do faturamento de serviços médicos, considerando sua complexidade e variedade de procedimentos.
  • Folha de pagamento: gestão do pagamento de médicos e demais profissionais da clínica, conforme a forma de contratação de cada um.
  • Adequação às leis e normas: atualização sobre o que acontece na área, do ponto de vista legal para não prejudicar as finanças e a imagem da clínica.
  • Planejamento financeiro: elaboração de um planejamento sólido, fundamentado, com um capital de giro definido e um fluxo de caixa eficiente, constantemente atualizado.

Benefícios da integração da contabilidade ao financeiro

Integrar a contabilidade ao financeiro de uma clínica ou consultório pode trazer vários benefícios para o negócio, tanto operacionais, porque as informações levam a ações que impactam na rotina de trabalho da clínica, quanto estratégicos, já que as informações podem servir para um planejamento mais elaborado e distribuído ao longo do tempo.

Alguns dos benefícios mais comuns são:

Visão completa da saúde financeira

Com os dados financeiros e contábeis integrados, é possível tomar decisões de forma facilitada, além da geração de relatórios aprofundados, com demonstração de resultados, impostos e fluxo de caixa.

Melhoria no Planejamento e Controle Financeiro

O acesso rápido aos dados possibilita a construção e monitoramento de orçamentos, com a possibilidade de ajuste em tempo real. Assim, há um maior controle dos custos para melhorar a eficiência orçamentária.

Automatização de Processos

Com os processos automatizados, há uma menor chance de erros manuais nos lançamentos de transações. Também, há o aumento da eficiência operacional, já que a automatização diminui o tempo gasto por profissionais em tarefas básicas, liberando-os para atividades mais estratégicas.

Conformidade Legal e Fiscal

A integração garante que as obrigações fiscais e contábeis sejam cumpridas dentro dos prazos determinados, sem acarretar prejuízos, como penalidades e multas. Normalmente uma solução integrada também promove atualização automática de legislação fiscal e contábil, o que facilita bastante nos períodos de mudanças de normas.

Segurança e Acessibilidade das Informações 

Soluções integradas devem oferecer um robusto sistema de segurança conforme as LGPD* e demais* normas de proteção de dados. Com os dados armazenados e protegidos, é possível consultá-los com maior facilidade em tempo real para o controle e tomada de decisões.

Personalização e Monitoramento

Para atender às demandas específicas de cada clínica, com seus procedimentos e modelo operacional, a integração pode ser feita de forma personalizada. Dentro dessa lógica de personalização, é possível definir indicadores de desempenho para serem utilizados e monitorados constantemente, o que possibilita o crescimento contínuo da clínica.

Além dos benefícios apresentados ao financeiro, de modo geral a integração com a contabilidade oferece à clínica médica uma significativa vantagem competitiva no segmento. Auxilia também a cooperação entre setores, já que com as informações mais centralizadas, as equipes podem atuar de forma mais coordenada, unindo objetivos e solidificando uma cultura organizacional mais colaborativa.

O futuro irá demandar negócios ágeis e adaptáveis aos diversos contextos econômicos. Isso exige ainda mais integração entre as áreas de finanças e contabilidade, que oferecem base para o desenvolvimento das empresas com sustentabilidade a longo prazo. 

Para promover uma integração segura é fundamental contar com soluções consolidadas, com experiência em clínicas médicas, considerando suas especificidades operacionais, fiscais e econômicas. 

Sua clínica já começou a investir em integração para uma gestão mais eficiente?

19
Jun
24
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Finanças

Números mostram que cada vez mais os médicos estão endividados e trabalhando apenas para pagar contas.

Durante a faculdade o estudante aprende sobre o corpo humano, atendimentos ambulatoriais, equipamentos e tudo o que envolve a atividade médica. Entretanto, alguns assuntos importantes acabam sendo deixados de lado, principalmente os que não têm relação com a saúde humana.

Um desses temas é a gestão financeira, que tem influência não só na carreira do médico, como também na vida pessoal desse profissional.

Segundo uma pesquisa do Research Center (2022), 89% dos médicos pagam mais impostos do que deveriam, por não terem o conhecimento ou a assessoria correta. Além disso, 31% têm problemas com dívidas e apenas 29% se dizem aptos a administrar o próprio dinheiro.

Quando analisamos tudo isso em um cenário mais amplo, percebemos que todos esses problemas estão relacionados entre si.

Mas o que o médico que acabou de se formar pode fazer para não entrar para essas estatísticas?

A carreira médica e os problemas financeiros

Embora historicamente a carreira médica seja reconhecida pelos altos salários, não é difícil encontrar profissionais com problemas financeiros.

Isso mostra que, não importa quanto seja o faturamento mensal, se não houver o controle e uma boa gestão do dinheiro, o caminho para as dívidas é quase certo. Por isso, os jovens profissionais devem investir parte de seu tempo em estudos de finanças e planejamento financeiro para carreiras médicas;

Além de ser importante para a jornada profissional, isso pode evitar não só transtornos fiscais, mas também problemas na vida pessoal.

Alguns pontos que devem ser analisados pelo estudante de Medicina ou pelo médico que acabou de se formar, são:

• Em qual regime de trabalho ele vai atuar? Clt ou Pj?

• Quanto ele vai pagar de imposto por mês?

• Como pagará os impostos? Ele vai recolher ou é a empresa?

• Como ele receberá sua remuneração?

• Quem cuidará das suas finanças?

• Quanto ele precisará ganhar para cobrir os gastos mensais?

• Quais ferramentas ele deve utilizar na rotina para ajudar no planejamento financeiro?

Respondendo essas perguntas, será possível criar um plano de carreira onde o médico tenha consciência daquilo que precisa fazer para ter mais controle de sua rotina.

O que é preciso para ter uma gestão financeira eficiente?

É cada vez mais frequente que clínicas, hospitais e unidades de saúde contratem profissionais no formato de Pessoa Jurídica (PJ). Nesse modelo, o recolhimento de impostos fica a cargo do médico, que precisa ter conhecimento em contabilidade para não cometer erros. 

Entretanto, recolher e pagar impostos é só um detalhe de tudo o que envolve a carreira médica. Dessa forma, é essencial que esses profissionais contem com a assessoria de serviços especializados em toda a jornada: da formatura à aposentadoria.

Na Amigo, além de planejamento financeiro, oferecemos mais segurança e produtividade com as soluções mais eficientes para a rotina do médico.

17
Jun
24
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