Contabilidade

Equiparação hospitalar: principais benefícios, requisitos e etapas para implementação

A equiparação hospitalar pode trazer redução significativa de impostos e uma série de melhorias relacionadas. Saiba o que é equiparação hospitalar, quais os requisitos necessários, benefícios e etapas para implementação.

Equipe Amigo

Criador de conteúdo
17 Jul
24
Atualizado em
17 Jul
24
8 min de leitura

Médicos gestores têm buscado cada vez mais se informar e aplicar a estratégia de equiparação hospitalar, devido em muito à alta complexidade do sistema tributário brasileiro. A abordagem permite não somente aliviar o impacto da carga tributária, como também elevar a eficiência contábil de uma clínica ou consultório.

O que é equiparação hospitalar?

Equiparação hospitalar é um instrumento legal utilizado para trazer vantagens financeiras significativas  para clínicas de diversos perfis e especialidades médicas. A estratégia tributária possibilita equiparar, em termos fiscais, clínicas e hospitais, no entendimento de que as clínicas executam determinados serviços semelhantes aos prestados por hospitais.

Clínicas que oferecem procedimentos mais complexos, como internação, exames de imagem, cuidados pós-operatórios intensivos, estrutura hospitalar, podem se beneficiar com esse mecanismo e gozar da redução de impostos. Para a realização desse processo, é preciso, não uma ação isolada, mas um conjunto de medidas visando reorganizar as finanças e a contabilidade da empresa.

Assim, para diminuir a carga de impostos, clínicas se apoiam na Lei n.º 9.249/2015, que realiza o cálculo dos hospitais de modo diferente, além da Instrução Normativa 1234/2012, que define os que são considerados serviços hospitalares para o governo federal. Estes se enquadram  nas atribuições 1 a 4 da Resolução RDC 50/2002, que objetivam controlar as atividades dos locais de saúde.

Quais os requisitos para ter reconhecida a equiparação

Para que a equiparação hospitalar seja reconhecida, é necessário que os gestores implementadores das medidas estejam cientes das condições específicas e garantam adequação às normas fiscais e regulatórias indispensáveis. Na sequência, serão apresentados alguns requisitos fundamentais para que o processo aconteça:

- Adequar-se a clínica ao regime tributário do Lucro Presumido
A clínica deve estar registrada no regime tributário do Lucro Presumido, modo que simplifica tributos ao presumir um lucro pré-estabelecido. Sem esse enquadramento não é possível realizar a equiparação hospitalar.

- Ser uma sociedade empresária
É preciso que a clínica, do ponto de vista empresarial, seja uma sociedade empresária com registro na Junta Comercial.

- Alinhar-se com as normas da ANVISA
A clínica deve atender integralmente às normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). É importante ressaltar que o alinhamento considera tanto padrões de qualidade e segurança, como boas práticas no ambiente onde acontece a prestação de serviços.

- Realizar procedimentos complexos
A equiparação hospitalar pode ser feita por clínicas de diversas áreas, desde que seja constatado que a clínica oferece procedimentos complexos, que demandam internação, centro cirúrgico e cuidados intensivos.

Na tentativa de amenizar o impacto da carga tributária, muitas clínicas buscam a equiparação sem a devida orientação técnica. É decisivo para o processo contar com consultoria especializada em negócios na área de saúde. A ajuda pode garantir a implementação das medidas com segurança fiscal, sem maiores prejuízos à rotina da empresa.

Quais os benefícios e economias da equiparação hospitalar para clínicas médicas?

Para as clínicas que conseguem realizar a equiparação hospitalar, os benefícios, principalmente fiscais, são bem expressivos e com um grande impacto para o sucesso dos negócios. Além disso, outros benefícios também podem ser observados, como a maior segurança jurídica e o ganho de competitividade.

- Redução significativa de impostos

Com a equiparação, há uma mudança considerável de encargos fiscais, principalmente em procedimentos complexos, como cirurgias ou exames de imagem.  Com a amortização, há maior margem de lucro para a empresa, que pode investir na capacitação de profissionais, em melhorias estruturais ou aquisição de novas tecnologias.

- Solidez e previsibilidade financeira

Reduzir impostos permite que a gestão dos recursos seja mais eficiente. Com isso, pode haver maior previsibilidade no orçamento da empresa, o que permite planejar a longo prazo de modo estratégico. A economia nos tributos torna mais sólida a gestão financeira da clínica, diminuindo impactos com as variações econômicas que podem acontecer.

- Aumento de competitividade

A partir do momento em que clínicas se equiparam aos hospitais em termos de serviços, naturalmente, são capazes de atrair mais pacientes. Essa capacidade de atração representa um estímulo para que a empresa fortaleça seu posicionamento no segmento em que atua, se tornando uma marca cada vez mais forte.

Conclusão

Com uma carga tributária complexa, a tarefa de realizar uma gestão tributária se torna ainda mais difícil no Brasil, especialmente para clínicas médicas. Uma maneira eficiente de simplificar e amortizar impostos é buscar a equiparação hospitalar.

Para tanto, é fundamental contar com o suporte de profissionais da área jurídica e especialistas em contabilidade médica, já que um profissional generalista pode não conhecer profundamente detalhes operacionais e fiscais dos serviços de saúde, podendo colocar em risco o procedimento, que leva alguns meses para ser concretizado.

Na equiparação hospitalar, não há um limite pré-estabelecido para a redução de impostos. O tamanho dela está diretamente relacionado à elegibilidade da clínica e ao volume de procedimentos ofertados. Isso reforça a importância da consultoria de profissionais especializados, que podem incluir o máximo de critérios de elegibilidade, além de garantir solidez para que o acompanhamento seja contínuo.

Uma condição básica para quem busca a equiparação hospitalar é entender a situação fiscal em que a clínica se encontra. O Amigo oferece um diagnóstico tributário totalmente exclusivo e gratuito. A ferramenta, que utiliza consultores com experiência em contabilidade médica, é o primeiro passo para conquistar um alinhamento fiscal que possibilite a equiparação. Solicite um diagnóstico tributário e transforme a situação fiscal de sua clínica para melhor.

Conteúdos sugeridos

Text Link
Marketing Médico

Nos últimos 50 anos, o número de médicos no Brasil cresceu quase quatro vezes mais que o da população. Hoje em dia, a perspectiva é que esse crescimento aumente. Isso significa que, para se destacar da concorrência, os profissionais médicos precisam explorar novas estratégias.

Nos últimos 50 anos, o número de médicos no Brasil cresceu quase quatro vezes mais que o da população. Hoje em dia, a perspectiva é que esse crescimento aumente. Isso significa que, para se destacar da concorrência, os profissionais médicos precisam explorar novas estratégias.

E para quem deseja crescer e fortalecer seu consultório ou clínica, o marketing digital é uma ótima opção.

Confira abaixo 5 motivos para investir em seu marketing médico:

1. Destacar-se entre outros profissionais

Prender a atenção das pessoas é um desafio no mundo conectado. Ao utilizar as estratégias de marketing digital, você não só conquista a atenção da sua audiência, como também consegue uma agenda lotada.

2. Ter poder de segmentação

Imagine entregar uma mensagem para a pessoa certa, no momento certo. Por meio de segmentações (gênero, idade, localização, interesses etc.), é possível impactar o grupo de pessoas mais adequada para sua área.

3. Análise de dados e resultados

Você não precisa ficar adivinhando o que deve fazer. Uma estratégia baseada em números concretos se torna mais segura e traz melhores resultados.

4. Maior aproximação com os pacientes

Com as ferramentas certas, você consegue manter o relacionamento que seu paciente busca e torná-lo ainda mais fiel.

5. Aumento de faturamento

Com todas essas ações combinadas, sua receita aumenta e seus gastos também são cortados. E melhor: seus clientes ficam satisfeitos e indicam seu trabalho para outras pessoas.

Se você tem interesse em melhorar sua presença digital para aumentar seu faturamento ao captar e engajar mais pacientes. [.cta-link]Fale com um de nossos comerciais[.cta-link] e conte conosco.

5
Dec
22
Text Link
Produtividade

A prescrição digital é um grande facilitador da rotina. Além de possuir segurança, você consegue prescrever e enviar documentos com poucos cliques.

A prescrição digital é um grande facilitador da rotina. Além de possuir segurança, você consegue prescrever e enviar documentos com poucos cliques.

Conheça mais algumas vantagens da prescrição digital

1. Fim dos erros de interpretação e letras legíveis

Esse é um dos desafios mais enfrentados pelos pacientes assim que saem do consultório: entender o tratamento que lhe foi recomendado. De forma eletrônica a prescrição evita a difícil leitura tanto para o paciente, quanto para o farmacêutico.

2. Armazenamento de dados organizados

Por não ser realizada em um papel que pode facilmente ser descartado ou perdido, com a prescrição digital você consegue armazenar e consultar de forma simples e rápida, todo o histórico de tratamentos do seu paciente.

3. Facilidade de acesso para os pacientes

Assim como se torna mais fácil o acesso para a clínica e o médico, a prescrição digital também fica armazenada e evita que o paciente perca o acesso ao documento, garantindo que ele poderá acessar de forma rápida e sempre que necessário.

4. Emissão de qualquer lugar

Com a tecnologia mobile, o médico poderá emitir a prescrição, enviar documentos e acessar dados do histórico de onde ele estiver.

Aproveite os benefícios e otimize  o dia a dia da sua clínica!

Tenha um Certificado Digital válido para assinar receituários digitalmente. Para emití-lo, baixe o Amigo One na loja de aplicativo de seu smartphone ou leia o QR Code abaixo, e faça o login utilizando seus dados de acesso do Amigo Clinic. Após isso, vá até o Menu, em seguida, toque em AmigoSign e agende a emissão de seu certificado junto com a Valloriza Soluções diretamente do app.

Tudo isso com a garantia de mais segurança e praticidade na emissão e compartilhamento de documentos legais com o paciente.

Ficou com alguma dúvida? [.cta-link]Fale com a gente e agende uma demonstração.[.cta-link]

5
Dec
22
Text Link
Produtividade

A pesquisa mostra que entre 2020 e 2021, mais de 7,5 milhões de atendimentos virtuais foram realizados, por mais de 52,2 mil médicos.

De acordo com a pesquisa realizada pela Conexa Saúde, em parceria com o Datafolha, 73% dos brasileiros que já realizaram uma consulta via telemedicina afirmam que poderiam adotar a modalidade habitualmente. Além disso, 71% dos entrevistados também informam que acharam a experiência positiva.

 

A pesquisa mostra que entre 2020 e 2021, mais de 7,5 milhões de atendimentos virtuais foram realizados, por mais de 52,2 mil médicos.

 

Os brasileiros aprovam o uso da telemedicina e dentre os que responderam à pesquisa, 77% citam a praticidade como principal vantagem.

 

Os dados mostram não só o avanço da telemedicina na rotina médica, como também o nível de confiança que está cada vez maior entre os pacientes por essa modalidade de atendimento que traz mais velocidade de resposta e conforto.

 

Com o Amigo, tanto você quanto sua clínica conseguem realizar teleconsultas em conformidade com o Health Insurance Portability and Accountability Act (HIPAA) que assegura a legalidade do atendimento e garante a privacidade do paciente.

 

Gostou do conteúdo e tem interesse em realizar teleconsultas? [.cta-link]Fale com a gente e agende uma demonstração.[.cta-link]

5
Dec
22
No items found.
Olá, eu sou a
Fale comigo no Whatsapp