Marketing Médico

Marketing Médico: cenário brasileiro, legislação e boas práticas

Quando bem organizado, o marketing médico traz vantagens que podem ser definidoras do sucesso de um negócio na área de saúde, seja para profissionais experientes e consolidados no mercado ou para recém-formados.

Equipe Amigo

Criador de conteúdo
3 May
24
Atualizado em
3 May
24
8 min de leitura

Médico sorrindo para câmera com notebook e celular em mãos.

O que contém este artigo?

  • O que é Marketing Médico?
  • Cenário: O uso do marketing por médicos brasileiros
  • O que diz a legislação sobre o uso do marketing para médicos?
  • Algumas boas práticas que contribuem para o marketing médico

O que é Marketing Médico?

O marketing médico é uma ferramenta cada vez mais determinante para o sucesso de médicos e demais profissionais da saúde, gestores de clínicas e organizações do setor. Trata-se da aplicação de técnicas de comunicação e marketing para promoção dos serviços médicos. Fazem parte desta ação, a construção e fortalecimento de marca, a transmissão de valores e missão do negócio, além das estratégias de relacionamento entre profissionais de saúde e seus pacientes.

Considerando a integração cada vez maior de atividades humanas com tecnologias digitais, o marketing digital se apresenta como uma prática essencial para consolidar uma presença online, angariando muitas vantagens aos profissionais. Tal presença pode ocorrer através da criação e manutenção de sites, otimização de mecanismos de busca (SEO), produção de conteúdos diversos e interação via redes sociais.

Além do marketing digital, outras duas áreas contribuem para a boa prática do marketing médico. A primeira é o marketing de conteúdo, que busca instruir e informar o público-alvo ao fornecer materiais como artigos de blogs, vídeos, podcasts, entre outros formatos de conteúdos. A segunda área envolve relações públicas, que têm como objetivo maior estabelecer contato com a mídia, gerenciar crises envolvendo a reputação da marca e estender sua presença em outros setores da sociedade.

As três áreas devem atuar de modo integrado, pois o resultado de uma pode ter consequências em outra área. Quando bem organizado, o marketing médico traz vantagens que podem ser definidoras do sucesso de um negócio na área de saúde, seja para profissionais experientes e consolidados no mercado ou para recém-formados.

Cenário: uso do Marketing Médico no Brasil

Ao considerar a evolução do marketing para várias áreas da sociedade, é natural também imaginar o seu impacto para o segmento da saúde. Uma pesquisa desenvolvida pela WE Marketing Médico revelou que as buscas por médicos no Brasil subiram, em média, 50,58% nos últimos quatro anos. Entre o período de 2019 a 2023 o volume de buscas por especialistas saltou de 9.290.370 para 13.989.400, se tomada por base a plataforma de anúncio do Google Ads.

De acordo com o relatório de tendências digitais da Comscore, 64,75% da população brasileira está conectada a algum tipo de tecnologia digital. A população digital do país é de 131,5 milhões de pessoas. Esses números indicam a necessidade de se buscarem estratégias de utilização do marketing para ampliar a presença digital e cristalizar uma marca diante de seu público.

Outro dado importante indica o pouco uso de ações de marketing por médicos brasileiros. Uma pesquisa realizada pela Livance em 2020 apontou que 55% dos médicos não fazem investimentos em marketing. Para uma boa parcela dos pesquisados, o maior dificultador do investimento é a falta de conhecimento sobre a área. Apesar disso, em relação ao ano anterior, houve um aumento de 60% no número de pesquisados que passaram a investir esforços em ações de marketing.

Dentre os meios de divulgação das ações, o Instagram surge como o canal preferido dos profissionais, com 53,6% de adesão. Na sequência, 39,3% apostam em sites, 27,4% no Google Ads e 27,4% no Facebook. Dos pesquisados, 62% se mostraram satisfeitos com os resultados obtidos. A pesquisa também revelou que quem utiliza ações constantes de marketing costuma atender 147% a mais, em média.

O que diz a legislação sobre o uso do marketing para médicos?

Em setembro de 2023 o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou a Resolução CFM n° 2.336/2023, que dispõe sobre publicidade e propagandas médicas. No documento, com normas em vigor desde março de 2024, são definidas novas diretrizes para a montagem de estratégias de divulgação pelos profissionais de saúde. Dentre as principais mudanças de normas, destaca-se a permissão para divulgação dos trabalhos em redes sociais, como Instagram, Facebook e LinkedIn. Com isso, surge uma grande oportunidade de promoção das atividades profissionais e também de informações sobre saúde e bem-estar para pacientes e seguidores. Alguns outros pontos de proibição e permissão merecem a atenção dos profissionais:

O que é proibido?
  • Garantir, prometer ou insinuar bons resultados do tratamento;
  • Expor a  figura  do paciente  como  forma  de  divulgar  técnica,  método  ou  resultado  de tratamento, ainda que com autorização expressa do mesmo. (Exceção para trabalhos e eventos científicos em que a exposição é imprescindível, com a devida autorização);
  • Para os profissionais que são investidores em consultórios, fica vedada a propaganda ou divulgação de materiais publicitários nos estabelecimentos aos quais se vinculam;
  • Fica proibida a circulação dos nomes dos profissionais em qualquer tipo de mídia, contemplando a internet, em matérias desprovidas de rigor científico;
  • É proibido o anúncio de aparelhagem de forma a atribuir ao médico capacidade privilegiada;
  • Fazer propaganda de método ou técnica não reconhecida pelo CFM como válido para a prática médica,
  • Permitir que sua imagem seja incluída em propaganda enganosa de qualquer natureza.
O que é permitido?
  • Explorar o uso de imagens e vídeos do ambiente de trabalho, incluindo equipamentos e tecnologias aprovadas pela Anvisa, desde que não sejam atribuídas características de privilégio aos instrumentos;
  • Participar de campanhas de divulgação realizadas por operadoras, seguradoras e outras instituições, desde que preste serviço a essas empresas e autorize previamente o uso de sua imagem;
  • Utilizar imagens educativas de pacientes nas publicações de conteúdos. Para tanto, as imagens precisam ser reais e sem nenhum tipo de manipulação;
  • Divulgar os preços de serviços e consultas, assim como formas e condições de pagamento. Também é permitida a divulgação de descontos, realização de campanhas com promoções, desde que não haja venda casada de serviços, o que costuma distorcer a essência da medicina como atividade.

Algumas boas práticas que contribuem para o marketing médico

As possibilidades de utilização das estratégias de marketing na área médica são inesgotáveis. Apesar disso, ficar atento às normas e até a comportamentos mais recorrentes pode ajudar muitos profissionais a encontrar um norte para explorarem os canais de comunicação na busca pela atração e fidelização de pacientes. Entre as boas práticas mais identificadas, é possível destacar:

  • Difusão de conteúdos que promovem saúde e prevenção de doenças

A produção e distribuição de conteúdos informativos e educativos sobre hábitos saudáveis, como prevenir doenças ou tratar determinados problemas, pode ser algo simples de ser feito, tendo um importante papel conscientizador. Além disso, costumam agregar valor aos profissionais que se prestam a compartilhar seus conhecimentos.

  • Adesão às normas éticas e legais

O passo fundamental para utilizar o marketing médico é conhecer bem as regras que abrangem a divulgação de trabalhos do médico ou instituições de saúde. No Brasil, o CFM estabelece diretrizes para a propaganda e publicidade para médicos, e o Código de Ética Médica (CEM) define orientações éticas da profissão.

  • Transparência e honestidade

Não adianta investir numa grande produção de vídeo, foto ou qualquer outro material, se a informação divulgada foge da realidade, é duvidosa ou enganosa. Ser transparente e honesto é uma condição básica para qualquer profissional de saúde.

  • Respeito pela privacidade do paciente

Tenha garantia de que qualquer informação do paciente utilizada com fins de marketing esteja anonimizada. Também, certifique-se de que informações pessoais de pacientes tenham consentimento explícito.

  • Divulgação do CRM e especialidade médica

Profissionais da medicina têm o direito de divulgar seus números de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e as especialidades nas quais atuam, se reconhecidas pelos órgãos responsáveis. Utilizar esse tipo de informação pode agregar precisão e confiabilidade ao profissional.

Conclusão

No contexto de pleno aquecimento do mercado da medicina no Brasil, somado à cada vez maior concorrência entre profissionais e ao aumento das buscas por serviços na internet, as estratégias de marketing se apresentam como uma solução poderosa para a área. Para tanto, é necessário conhecer bem as características e possibilidades do marketing e os objetivos que cada profissional possui. Cabe também estar atento aos requisitos éticos e legais referentes a essa prática e às discussões e modificações que podem acontecer com o passar do tempo, afinal, o marketing é capaz de se reinventar a todo momento.

O marketing médico se apresenta cada vez mais como uma boa ferramenta de atração e fidelização de pacientes. Descubra neste artigo o que o marketing médico significa, como se alinha ao campo da saúde, quais as principais orientações legais e boas práticas envolvendo sua utilização.

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Jornada Médica

Revolucione sua prática médica com o Amigo One: seu consultório particular na palma das mãos. Telemedicina e gestão eficiente para o futuro da saúde.

Vivemos em uma era em que a tecnologia não apenas permeia, mas redefine os alicerces de setores essenciais, e a área da saúde não é exceção. À medida que os consultórios particulares se transformam em hubs de inovação, a visão de um "consultório na palma da mão" torna-se não apenas uma possibilidade, mas a realidade que está moldando o futuro da saúde.

A telemedicina, por exemplo, emergiu como uma ferramenta poderosa, permitindo consultas remotas que transcendem as barreiras físicas e proporcionam um atendimento personalizado. Este avanço abriu novas possibilidades para a gestão médica, integrando dados e melhorando a continuidade do cuidado.

No artigo de hoje, vamos abordar a importância de acompanhar a evolução digital na saúde e como se destacar profissionalmente através de um consultório particular na palma de sua mão. Vamos juntos?

A evolução nos atendimentos

Estamos vivenciando um capítulo emocionante na evolução da Medicina, onde a distância não é mais uma barreira, mas sim uma ponte para cuidados de saúde mais abrangentes e acessíveis.

Plataformas de atendimento on-line, prontuários eletrônicos e agendamento de consultas pela internet não são apenas conveniências tecnológicas, mas ferramentas essenciais para uma gestão eficaz. Esses avanços simplificam as operações administrativas, mas também proporcionam uma base sólida para uma prestação de serviços mais centrada no paciente.

O digital chegou para somar

No cenário dinâmico da saúde, o atendimento on-line não é apenas uma conveniência, mas uma revolução que redefine a relação entre pacientes e profissionais da saúde.

A adoção de consultórios virtuais tem crescido, proporcionando maior comodidade aos pacientes e profissionais de saúde. A integração de dispositivos de monitoramento de saúde nesse ecossistema proporciona um salto significativo na qualidade do cuidado, permitindo uma vigilância contínua e personalizada.

Essa comodidade vai além da esfera do paciente, influenciando positivamente a gestão de carreira dos profissionais de saúde, ao possibilitar uma abordagem mais proativa, preventiva e centrada no paciente, que por sua vez contribui para uma prática mais satisfatória.

Com o digital, é possível não só elevar a qualidade do atendimento, mas também garantir mais qualidade de vida em meio à rotina clínica. A capacidade de acessar dados em tempo real e interagir de forma remota com os pacientes aumenta a eficiência no acompanhamento clínico e oferece uma maior flexibilidade na administração do tempo.

Essa flexibilidade é especialmente significativa em um mundo onde as demandas sobre profissionais da saúde são crescentes. Além disso, a integração de dados provenientes de ferramentas eletrônicas contribui para uma visão mais holística do paciente, permitindo uma gestão mais eficaz de condições crônicas e uma abordagem preventiva mais assertiva.

Em última análise, a comodidade do atendimento digital não é apenas um avanço tecnológico, mas um catalisador para uma prática médica mais eficiente.

Como montar o seu consultório particular on-line

A construção de seu consultório particular começa com a integração de tecnologias digitais que ofereçam uma experiência de saúde eficiente e personalizada. Primeiramente, escolher uma plataforma de telemedicina confiável que permita agendamento de consultas online, ofereça prontuários eletrônicos seguros e suporte a teleconsultas é essencial.

Investir em aplicativos que possibilitem a comunicação fluida entre pacientes e profissionais de saúde, facilitando a monitorização remota e o acesso rápido a informações de forma prática e segura também é um grande diferencial.

Ao implementar sistemas de gestão digitais, como o agendamento e prontuários eletrônicos, você proporciona não apenas comodidade aos pacientes, mas também otimiza suas operações.

É muito importante levar em consideração uma ferramenta que priorize a segurança dos dados, que adote medidas de cibersegurança e garanta a conformidade com regulamentações de privacidade.

Agendamento de consultas online

Imagine a comodidade de ter seu consultório particular na palma da mão, com agendamento de consultas on-line! Ao optar por agendar consultas através de plataformas virtuais, os pacientes ganham controle sobre seu tempo e agenda, eliminando a necessidade de esperas prolongadas ou ligações telefônicas.

A praticidade do agendamento on-line não só atende à crescente demanda por flexibilidade, mas também otimiza a gestão médica, permitindo que profissionais da saúde gerenciem suas agendas de forma eficiente.

Prontuário eletrônico

A integração do prontuário eletrônico emerge como um divisor de águas na eficiência dos cuidados de saúde. Ao migrar para registros digitais, os profissionais de saúde não apenas eliminam a papelada volumosa, mas também ganham acesso instantâneo a históricos médicos abrangentes, possibilitando uma análise mais rápida e precisa das condições dos pacientes.

A portabilidade do prontuário eletrônico significa que informações cruciais estão disponíveis em qualquer lugar, a qualquer momento, promovendo uma coordenação mais eficaz entre profissionais de saúde e uma resposta ágil às necessidades do paciente.

O prontuário eletrônico não apenas moderniza o consultório, mas molda uma experiência de saúde centrada no paciente, onde a informação é acessível, precisa e personalizada.

Teleconsulta

Esse avanço tecnológico oferece comodidade ao permitir consultas virtuais de qualquer localidade, mas também desempenha um papel crucial na expansão do acesso aos cuidados de saúde. Por meio de videochamadas, os pacientes podem receber a atenção médica de que precisam, eliminando desafios geográficos e proporcionando uma resposta ágil a problemas de saúde.

Segurança dos dados de saúde

A segurança dos dados de saúde é crucial para garantir a privacidade e a confidencialidade das informações dos pacientes. A transição para ambientes digitais coloca em evidência a importância de protocolos de segurança cibernética, assegurando que os dados sensíveis, desde históricos médicos até informações administrativas, estejam resguardados contra ameaças digitais.

Em um ecossistema digital, onde a troca de informações é essencial, a segurança dos dados não é apenas uma medida preventiva, mas um compromisso inabalável para garantir a integridade e confiança em um "consultório particular" que se desdobra na palma da mão de cada usuário.

A solução completa para a sua jornada profissional

Se você chegou até aqui, já notou que a melhor solução para se destacar como profissional autônomo no mercado de saúde é investir em um consultório particular capaz de ser gerenciado na palma da mão.

E a dúvida que fica é: será que consigo centralizar todos os tópicos acima em um só lugar, de forma prática e segura para mim e meus pacientes? E a resposta é sim! O Amigo One é o aplicativo all-in-one para você organizar sua vida administrativa e levar cuidado para mais pessoas.

Com o Amigo One, você:

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  • Garante acesso a uma comunidade de profissionais e especialistas do mercado, garantindo troca de conhecimento e ampliação da rede de contatos.
  • Possui a segurança necessária que o cuidado clínico pede em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
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Disponível: Apple Store | Google Play

14
Nov
23
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Produtividade

Maximize a eficiência na gestão médica usando ferramentas e estratégias para melhor atendimento e satisfação dos pacientes.

Muitos profissionais de saúde ainda acreditam que pensar em ferramentas de gestão e administração pessoal é uma habilidade a ser desenvolvida secundariamente. Entretanto, com o aumento das ofertas e serviços na área de saúde, manter-se atualizado em prol de melhores resultados é essencial. E se tratando de gestão médica, não poderia ser diferente. 

Garantir a eficiência e qualidade dos serviços prestados em um ambiente médico, onde a demanda é constante e a pressão por um atendimento de qualidade é alta, pensar de forma produtiva pode ser um grande diferencial que impactará diretamente na gestão financeira profissional. 

Produtividade na área de saúde 

Primeiramente, a produtividade médica está diretamente ligada à otimização dos recursos disponíveis. Isso inclui o tempo dos médicos, enfermeiros, equipamentos e instalações. Quando bem gerenciada, é possível atender mais pacientes em igual tempo, garantindo que ninguém espere demasiadamente por atendimento, e que os recursos estejam sendo utilizados da forma mais eficaz possível.

Além disso, a produtividade contribui para a melhoria da qualidade do atendimento médico. Quando os profissionais de saúde podem dedicar mais tempo a cada paciente, têm a oportunidade de realizar avaliações mais abrangentes, diagnósticos mais precisos e planos de tratamento mais adequados. Isso, por sua vez, reduz erros médicos e melhora a satisfação dos pacientes.

Porém, uma gestão eficaz não trata apenas de trabalhar mais ou de maneira mais intensa. Ela envolve equilibrar qualidade, bem-estar,  planejamento e eficiência para alcançar resultados significativos e sustentáveis. 

Nesse sentido, é importante assumir uma postura mais equilibrada e estratégica. Inovar é preciso.

Principais atividades para uma gestão médica eficiente

Uma gestão médica eficiente não se limita aos aspectos clínicos, mas inclui ainda  administração e organização do profissional através de habilidades que contribuem para uma rotina mais inteligente, com melhor gestão de agendas, redução de desperdícios de recursos e diminuição de custos operacionais.

A relação entre médicos e tecnologia tem passado por uma evolução significativa nas últimas décadas, e essa interação está moldando profundamente a prática da Medicina. 

Prescrição digital, telemedicina e sistemas de gestão integrados são só alguns dos exemplos. Portanto, quer seja um profissional recém-formado ou que já possui consultório, é fundamental utilizar a tecnologia a seu favor.

Abaixo, listamos 4 ferramentas que facilitam a gestão médica:

1. Agendamento do Google

A Agenda Digital do Google é uma ferramenta online que permite a você organizar seus atendimentos, compromissos e obrigações diárias. 

Ela sincroniza automaticamente com outros produtos do Google, como o Gmail, facilitando o acompanhamento de reuniões, eventos pessoais e tarefas importantes. 

É uma ferramenta eficaz para o planejamento diário e a gestão de tempo.

2. Plantãozinho

O aplicativo Plantãozinho é uma ferramenta destinada a médicos que trabalham em ambientes hospitalares, clínicas e unidades de saúde. Com ele, você consegue fazer o gerenciamento de escalas de plantão e coordenação de equipe.

3. Mobills App

O Mobills App é um aplicativo de finanças pessoais que ajuda os usuários a controlar suas despesas, fazer orçamentos, rastrear gastos e economizar dinheiro.

É uma ferramenta útil para o gerenciamento financeiro pessoal e pode ser acessada em dispositivos móveis. 

4. Contabilidade

Apesar de não ser exatamente uma ferramenta, consideramos fundamental colocar na lista.

A contabilidade é ofício de uma empresa ou profissional especializado em serviços contábeis e financeiros para auxiliar no registro de transações financeiras, preparação de declarações de impostos, conformidade regulatória e planejamento financeiro. 

Ou seja, todas as obrigações que o médico tem – e muitas vezes nem sabe que possui, já que não aprende na universidade. Em especial, o processo de Emissão de Notas.

A contabilidade digital chegou para simplificar e automatizar processos de forma segura. Seja armazenando documentos eletrônicos ou integrando instituições financeiras para facilitar a conciliação financeira e a geração de relatórios precisos, cada ferramenta desempenha um papel importante em diferentes aspectos para uma gestão médica eficiente.

A escolha da ferramenta adequada depende das necessidades específicas de cada profissional e clínica.

Bônus – A ferramenta completa

Mesmo com todas as ferramentas disponíveis, de acordo com uma pesquisa da Medscape, calcula-se que 60% dos médicos não fazem a gestão correta da sua rotina e gastam aproximadamente 10h por semana com burocracia e tarefas administrativas.

E se você pudesse integrar tudo em uma única ferramenta?

Seus plantões, consultas, prontuários, histórico de prescrições emitidas, quanto tem a receber... E até sua contabilidade?

  • Informações descentralizadas
  • Integração de dados nula
  • Acessos diferentes
  • Maior probabilidade de inconsistências
  • Mais tempo gasto com burocracia

Com o Amigo One, você:

✔️ Controla a produtividade de forma eficiente, pois acompanha de perto as horas de serviço e o valor correto a receber.

✔️ Paga menos impostos, uma vez que conhece as melhores formas de receber pelo trabalho.

✔️ Evita dívidas e dores de cabeça, já que possui total controle financeiro.

✔️ Consegue emitir guias, solicitações e até notas fiscais em segundos de forma segura.

Leia também: PJ ou PF para médicos: qual a melhor opção?

O que devo fazer a partir de agora?

Em resumo, a produtividade desempenha um papel essencial na gestão médica, impactando diretamente a qualidade dos serviços, o uso eficiente de recursos e a satisfação dos pacientes.

É fundamental que os gestores médicos busquem estratégias e tecnologias que possam otimizar a produtividade de suas equipes e, assim, oferecer um atendimento de saúde mais eficaz e acessível à comunidade.

E é aí que você pode contar com o Amigo One para ir além e se destacar em sua jornada profissional. Além de abrir uma empresa individual sem custos, você também contará com diversas ferramentas e automações que vão facilitar ainda mais sua rotina.

Enquanto você foca em cuidar de seus pacientes, deixe as burocracias com a Amigo.

1
Nov
23
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Jornada Médica

É formado em medicina e está buscando seu primeiro plantão médico? Descubra o que você precisa saber antes de começar!

É formado em medicina e está buscando seu primeiro plantão médico? Provavelmente você deve estar se perguntando:

  • Como me preparar da melhor forma?
  • O que preciso saber antes de iniciar o meu primeiro plantão?
  • Quando e como receberei pelo plantão?

O primeiro plantão médico é um rito de passagem inesquecível na carreira de qualquer profissional. Para quem está prestes a ingressar nessa fase da jornada médica, é fundamental estar preparado e ciente das responsabilidades envolvidas e considerar vários fatores. Ao buscar o primeiro plantão, há que ter em conta seu perfil, objetivos de carreira e nível de confiança

O serviço pode variar desde trabalhar em UPAs com menos movimento em áreas remotas, até em unidades de emergência movimentadas na cidade. É crucial considerar seus pontos fortes e fracos ao fazer essa escolha. 

Neste artigo, exploraremos o que é essencial saber antes de assumir o primeiro plantão médico:

  • Segurança na prática clínica
  • Troca de experiência com colegas da área
  • Quais as possibilidades de contratação pelo local de trabalho
  • Constituição de uma PJ antes do plantão

Obs: a dica 4 é geralmente ignorada pelos profissionais recém-formados, mas faz uma grande diferença! 


1. Segurança na prática clínica

Ao escolher seu primeiro plantão médico, é fundamental preparar-se para as possíveis situações que você poderá enfrentar e refletir sobre os seguintes pontos:

  • Me sinto preparado para seguir o protocolo de PCR sozinho?
  • Tenho a capacidade de realizar intubação na emergência e operar um ventilador?
  • Tenho segurança em realizar acessos vasculares e outros procedimentos práticos?

Se você não sentiu segurança ao responder alguma das respostas acima, é aconselhável buscar um plantão em que você não seja o único médico presente. Além disso, é importante saber se na unidade em que você estará trabalhando haverá especialistas disponíveis e como você poderá contar com a colaboração deles durante o serviço.

Os plantões médicos envolvem a capacidade de responder às demandas que surgem, incluindo procedimentos, diagnósticos e transferências para unidades especializadas. A duração varia de 12 a 24 horas e pode ocorrer em vários locais, como hospitais, ambulatórios, clínicas e até eventos.


No início, você se deparará com situações em que será necessário tomar decisões rápidas e precisas. É importante lembrar que ninguém espera que você saiba tudo, mas espera-se que você seja capaz de atuar com profissionalismo e ética.


2. Troca de experiência com colegas da área

Conversar com um colega da área que já passou pela experiência do primeiro plantão médico pode ajudá-lo a se preparar melhor. Os hospitais e clínicas são ambientes altamente colaborativos, onde vários profissionais de saúde trabalham juntos para proporcionar o melhor atendimento aos pacientes. 

Esteja disposto a trabalhar em equipe, consultando outros médicos, enfermeiros, farmacêuticos e especialistas, quando necessário. A troca de informações e a colaboração são cruciais para o tratamento eficaz dos pacientes.


3. Possibilidades de contratação pelo local de trabalho

Historicamente, os plantões são conhecidos por oferecerem pagamentos elevados e remuneração imediata, mas a realidade é mais complexa. Um ponto para ter em vista é quais as formas de contratação que o local em que se pretende dar o plantão utiliza.

A forma de contratação pode ser por CLT ou por prestação de serviços, com flexibilidade no número de plantões para profissionais contratados como PJ. Os valores dos plantões dependem do empregador, tipo de contrato, localização e especialização do médico.

Com todas essas informações levantadas, agora, vamos seguir para a dica mais importante!


4. Possuir uma PJ constituída antes do plantão

Sabemos que o período de formação é desafiador. Mas, enquanto médico recém-formado, é essencial ter em mente a importância de constituir sua PJ, antes de pegar o CRM.

Isso porque é preciso considerar o tempo de elaboração desses documentos por parte dos órgãos envolvidos e questões burocráticas que fazem parte do processo.

Para constituir sua PJ, leva-se em média de 7 a 10 dias úteis. Se você passa a atuar em plantões, antes de dar entrada na documentação, você corre o risco de não receber por seu trabalho realizado, pois a PJ talvez não esteja já constituída. E nada melhor do que iniciar a carreira de forma organizada, concorda?

Neste artigo, também explicamos a melhor forma de receber como médico.


Leia também: PJ ou PF para médicos: qual a melhor opção?


Se você já leu, sabe que a melhor forma de receber pelo plantão é como PJ.

Após a constituição de sua pessoa jurídica, é necessário realizar a emissão dos certificados digitais - tanto da PJ quanto da PF - para solicitação de enquadramento na Receita Federal e na Prefeitura. Esse processo também pode levar alguns dias, até que seja autorizada a emissão de nota fiscal e, consequentemente, haja o recebimento dos valores trabalhados.

É preciso considerar também a abertura de uma conta bancária para PJ, em paralelo a sua constituição, para efetivar o cadastro nos respectivos locais de atendimento.

Nessas horas, quem tem Amigo sai na frente! Com o aplicativo Amigo One, você consegue fazer a gestão dos atendimentos e organizar todas as questões burocráticas das emissões de NFs em apenas 4 cliques.

Entre os diversos benefícios legais que a abertura de uma pessoa jurídica oferece, você também economiza muito mais. Pense que os impostos a serem pagos serão calculados de acordo com seu faturamento, podendo ser variáveis. No Amigo, você conta com o apoio de especialistas focados em viabilizar a menor alíquota para sua empresa.

O primeiro plantão médico é um marco empolgante e desafiador na carreira de um médico. Todas essas dicas são essenciais para enfrentar esse momento com confiança e tranquilidade!

Lembre-se de que cada caso é uma oportunidade de aprendizado e crescimento profissional, e, com o tempo e a experiência, você se tornará um médico ainda mais competente e compassivo.

Esteja sempre disposto a aprender, evoluir e fornecer o melhor cuidado possível a seus pacientes.

Conte com um Amigo que o acompanha em toda a sua carreira.









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