Marketing Médico

Marketing Médico: cenário brasileiro, legislação e boas práticas

Quando bem organizado, o marketing médico traz vantagens que podem ser definidoras do sucesso de um negócio na área de saúde, seja para profissionais experientes e consolidados no mercado ou para recém-formados.

Equipe Amigo

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3 May
24
Atualizado em
3 May
24
8 min de leitura

Médico sorrindo para câmera com notebook e celular em mãos.

O que contém este artigo?

  • O que é Marketing Médico?
  • Cenário: O uso do marketing por médicos brasileiros
  • O que diz a legislação sobre o uso do marketing para médicos?
  • Algumas boas práticas que contribuem para o marketing médico

O que é Marketing Médico?

O marketing médico é uma ferramenta cada vez mais determinante para o sucesso de médicos e demais profissionais da saúde, gestores de clínicas e organizações do setor. Trata-se da aplicação de técnicas de comunicação e marketing para promoção dos serviços médicos. Fazem parte desta ação, a construção e fortalecimento de marca, a transmissão de valores e missão do negócio, além das estratégias de relacionamento entre profissionais de saúde e seus pacientes.

Considerando a integração cada vez maior de atividades humanas com tecnologias digitais, o marketing digital se apresenta como uma prática essencial para consolidar uma presença online, angariando muitas vantagens aos profissionais. Tal presença pode ocorrer através da criação e manutenção de sites, otimização de mecanismos de busca (SEO), produção de conteúdos diversos e interação via redes sociais.

Além do marketing digital, outras duas áreas contribuem para a boa prática do marketing médico. A primeira é o marketing de conteúdo, que busca instruir e informar o público-alvo ao fornecer materiais como artigos de blogs, vídeos, podcasts, entre outros formatos de conteúdos. A segunda área envolve relações públicas, que têm como objetivo maior estabelecer contato com a mídia, gerenciar crises envolvendo a reputação da marca e estender sua presença em outros setores da sociedade.

As três áreas devem atuar de modo integrado, pois o resultado de uma pode ter consequências em outra área. Quando bem organizado, o marketing médico traz vantagens que podem ser definidoras do sucesso de um negócio na área de saúde, seja para profissionais experientes e consolidados no mercado ou para recém-formados.

Cenário: uso do Marketing Médico no Brasil

Ao considerar a evolução do marketing para várias áreas da sociedade, é natural também imaginar o seu impacto para o segmento da saúde. Uma pesquisa desenvolvida pela WE Marketing Médico revelou que as buscas por médicos no Brasil subiram, em média, 50,58% nos últimos quatro anos. Entre o período de 2019 a 2023 o volume de buscas por especialistas saltou de 9.290.370 para 13.989.400, se tomada por base a plataforma de anúncio do Google Ads.

De acordo com o relatório de tendências digitais da Comscore, 64,75% da população brasileira está conectada a algum tipo de tecnologia digital. A população digital do país é de 131,5 milhões de pessoas. Esses números indicam a necessidade de se buscarem estratégias de utilização do marketing para ampliar a presença digital e cristalizar uma marca diante de seu público.

Outro dado importante indica o pouco uso de ações de marketing por médicos brasileiros. Uma pesquisa realizada pela Livance em 2020 apontou que 55% dos médicos não fazem investimentos em marketing. Para uma boa parcela dos pesquisados, o maior dificultador do investimento é a falta de conhecimento sobre a área. Apesar disso, em relação ao ano anterior, houve um aumento de 60% no número de pesquisados que passaram a investir esforços em ações de marketing.

Dentre os meios de divulgação das ações, o Instagram surge como o canal preferido dos profissionais, com 53,6% de adesão. Na sequência, 39,3% apostam em sites, 27,4% no Google Ads e 27,4% no Facebook. Dos pesquisados, 62% se mostraram satisfeitos com os resultados obtidos. A pesquisa também revelou que quem utiliza ações constantes de marketing costuma atender 147% a mais, em média.

O que diz a legislação sobre o uso do marketing para médicos?

Em setembro de 2023 o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou a Resolução CFM n° 2.336/2023, que dispõe sobre publicidade e propagandas médicas. No documento, com normas em vigor desde março de 2024, são definidas novas diretrizes para a montagem de estratégias de divulgação pelos profissionais de saúde. Dentre as principais mudanças de normas, destaca-se a permissão para divulgação dos trabalhos em redes sociais, como Instagram, Facebook e LinkedIn. Com isso, surge uma grande oportunidade de promoção das atividades profissionais e também de informações sobre saúde e bem-estar para pacientes e seguidores. Alguns outros pontos de proibição e permissão merecem a atenção dos profissionais:

O que é proibido?
  • Garantir, prometer ou insinuar bons resultados do tratamento;
  • Expor a  figura  do paciente  como  forma  de  divulgar  técnica,  método  ou  resultado  de tratamento, ainda que com autorização expressa do mesmo. (Exceção para trabalhos e eventos científicos em que a exposição é imprescindível, com a devida autorização);
  • Para os profissionais que são investidores em consultórios, fica vedada a propaganda ou divulgação de materiais publicitários nos estabelecimentos aos quais se vinculam;
  • Fica proibida a circulação dos nomes dos profissionais em qualquer tipo de mídia, contemplando a internet, em matérias desprovidas de rigor científico;
  • É proibido o anúncio de aparelhagem de forma a atribuir ao médico capacidade privilegiada;
  • Fazer propaganda de método ou técnica não reconhecida pelo CFM como válido para a prática médica,
  • Permitir que sua imagem seja incluída em propaganda enganosa de qualquer natureza.
O que é permitido?
  • Explorar o uso de imagens e vídeos do ambiente de trabalho, incluindo equipamentos e tecnologias aprovadas pela Anvisa, desde que não sejam atribuídas características de privilégio aos instrumentos;
  • Participar de campanhas de divulgação realizadas por operadoras, seguradoras e outras instituições, desde que preste serviço a essas empresas e autorize previamente o uso de sua imagem;
  • Utilizar imagens educativas de pacientes nas publicações de conteúdos. Para tanto, as imagens precisam ser reais e sem nenhum tipo de manipulação;
  • Divulgar os preços de serviços e consultas, assim como formas e condições de pagamento. Também é permitida a divulgação de descontos, realização de campanhas com promoções, desde que não haja venda casada de serviços, o que costuma distorcer a essência da medicina como atividade.

Algumas boas práticas que contribuem para o marketing médico

As possibilidades de utilização das estratégias de marketing na área médica são inesgotáveis. Apesar disso, ficar atento às normas e até a comportamentos mais recorrentes pode ajudar muitos profissionais a encontrar um norte para explorarem os canais de comunicação na busca pela atração e fidelização de pacientes. Entre as boas práticas mais identificadas, é possível destacar:

  • Difusão de conteúdos que promovem saúde e prevenção de doenças

A produção e distribuição de conteúdos informativos e educativos sobre hábitos saudáveis, como prevenir doenças ou tratar determinados problemas, pode ser algo simples de ser feito, tendo um importante papel conscientizador. Além disso, costumam agregar valor aos profissionais que se prestam a compartilhar seus conhecimentos.

  • Adesão às normas éticas e legais

O passo fundamental para utilizar o marketing médico é conhecer bem as regras que abrangem a divulgação de trabalhos do médico ou instituições de saúde. No Brasil, o CFM estabelece diretrizes para a propaganda e publicidade para médicos, e o Código de Ética Médica (CEM) define orientações éticas da profissão.

  • Transparência e honestidade

Não adianta investir numa grande produção de vídeo, foto ou qualquer outro material, se a informação divulgada foge da realidade, é duvidosa ou enganosa. Ser transparente e honesto é uma condição básica para qualquer profissional de saúde.

  • Respeito pela privacidade do paciente

Tenha garantia de que qualquer informação do paciente utilizada com fins de marketing esteja anonimizada. Também, certifique-se de que informações pessoais de pacientes tenham consentimento explícito.

  • Divulgação do CRM e especialidade médica

Profissionais da medicina têm o direito de divulgar seus números de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e as especialidades nas quais atuam, se reconhecidas pelos órgãos responsáveis. Utilizar esse tipo de informação pode agregar precisão e confiabilidade ao profissional.

Conclusão

No contexto de pleno aquecimento do mercado da medicina no Brasil, somado à cada vez maior concorrência entre profissionais e ao aumento das buscas por serviços na internet, as estratégias de marketing se apresentam como uma solução poderosa para a área. Para tanto, é necessário conhecer bem as características e possibilidades do marketing e os objetivos que cada profissional possui. Cabe também estar atento aos requisitos éticos e legais referentes a essa prática e às discussões e modificações que podem acontecer com o passar do tempo, afinal, o marketing é capaz de se reinventar a todo momento.

O marketing médico se apresenta cada vez mais como uma boa ferramenta de atração e fidelização de pacientes. Descubra neste artigo o que o marketing médico significa, como se alinha ao campo da saúde, quais as principais orientações legais e boas práticas envolvendo sua utilização.

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Jornada Médica

Descubra se médicos devem atuar como PJ ou PF. Analise benefícios, tributações e oportunidades para tomar a decisão mais vantajosa para sua carreira.

Você acabou de se formar em Medicina e não sabe como receber por seu trabalho, nem sabe muita coisa sobre impostos? Essas são dúvidas bastante comuns entre os médicos, sobretudo os profissionais recém-formados. Mas afinal, PJ ou PF para médicos: qual a melhor opção?

Para tomar essa decisão, você deve avaliar alguns fatores:

  • Oportunidades de trabalho
  • Descontos e contribuições
  • Riscos legais a assumir

O que contém este artigo?

  • Pessoa Física e Pessoa Jurídica para médicos: principais diferenças
  • Pessoa Física – CLT ou "Carteira assinada"
  • Pessoa Física – Prestador de Serviço Autônomo
  • Pessoa Jurídica – PJ própria
  • Pessoa Jurídica – Empresas Coletivas (Fuja desta opção)
  • Afinal, qual a melhor opção: PJ ou PF para médicos?
  • O que fazer a partir de agora?

Pessoa Física e Pessoa Jurídica para médicos

A diferença entre um médico atender como pessoa física ou pessoa jurídica está relacionada à forma como a prática médica é estruturada legalmente e aos impactos financeiros e tributários associados a cada opção.

Quando você atua como Pessoa Física (PF), o serviço prestado fica atrelado a seu CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Já no caso de Pessoa Jurídica (PJ), o médico exerce sua prática clínica ou médica através de uma entidade legalmente constituída, como empresa ou sociedade.

Pessoa Física

Por se tratar de um profissional da área da saúde, o médico não precisa abrir empresa para prestar seus serviços, portanto pode ser contratado como celetista ou prestador de serviço autônomo.

CLT ou "Carteira assinada"

O profissional celetista trabalha em regime de emprego formal, tendo vínculo empregatício com uma instituição, seja hospital, clínica ou outra entidade de saúde.

Esse médico é considerado um empregado e está sujeito às normas e condições estabelecidas na CLT, legislação trabalhista que estabelece as regras e regulamentações para as relações de trabalho entre empregadores e empregados no Brasil.

Prestador de Serviço Autônomo

Ao contrário do empregado, o trabalhador autônomo não está subordinado juridicamente à pessoa ou empresa que o contratou.

Mas, apesar de não ter vínculo empregatício, há um contrato entre o profissional e a empresa contratante, que estabelece as obrigações de ambas partes.

Nesse caso, para receber o pagamento, o médico deve emitir um recibo (RPA) usando seu CPF.

Observações

Alguns médicos, especialmente os recém-formados, por não ter muito conhecimento sobre as burocracias e regulamentações, acabam optando por iniciar na profissão como Pessoa Física, mas isso implica em algumas desvantagens.

O médico que escolhe trabalhar como PF consegue emitir recibos utilizando o próprio CPF, pagando o INSS e o Imposto de Renda com alíquotas que podem chegar a 27,5%.

No caso dos profissionais autônomos, existe ainda o ISS, imposto instituído pelos municípios e que varia de 2% a 5%.

Além disso, as oportunidades de atendimento são reduzidas, pois a maioria das empresas (clínicas, hospitais e outras entidades de saúde) prefere contratar médicos que possuem PJ, como explicaremos na sequência.

Pessoa Jurídica

Essa é a forma mais comum no meio médico. Nesse caso, você pode trabalhar de forma autônoma e abrir uma PJ por conta própria ou associar-se a uma cooperativa. Mais a frente você entenderá o quão perigosa é esta última opção.

PJ própria (Sociedade Unipessoal)

Abrir uma empresa significa uma nova etapa na carreira médica. Ao exercer a profissão como PJ, o médico desfruta de alguns benefícios.

Além de ter mais controle sobre as operações realizadas em seu nome, você também consegue pagar menos impostos do que pagaria como pessoa física, por meio de um planejamento tributário específico para seu perfil de empresa.

Ter uma pessoa jurídica em seu nome facilita que você tenha vários vínculos de trabalho, diferentemente do que prevê a CLT. Ou seja, você amplia as opções de atuação e possui mais oportunidades de prestar seu serviço.

Como PJ, você tem validade em todo o território nacional. Independente do estado onde é registrada sua empresa, você poderá trabalhar em qualquer lugar do país.

Empresas Coletivas (Sociedade Cooperativa) – Fuja desta opção

No início do artigo, falamos que o risco legal assumido é um dos fatores levados em consideração na hora de escolher a melhor forma de receber, ao iniciar a carreira médica.

Associar-se a uma Sociedade Cooperativa ou "PJotão", como também é conhecida, é uma prática muito comum no meio médico, embora não ofereça segurança legal alguma.

Nesse caso, o profissional se associa à PJ de outros médicos, sendo um colaborador que contribui financeiramente e compartilha os lucros.

No entanto, ao fazer parte de uma "empresa coletiva", você está assumindo riscos jurídicos, contábeis e impasses comerciais, decorrentes das ações de terceiros.

Em função disso, evite esse caminho e aconselhe seus colegas a seguir seu exemplo. Se o CFM notificar esse "PJotão" pelo erro de um profissional, todos são responsabilizados.

Temos certeza de que esse não é um risco que você quer assumir.

Afinal, qual a melhor opção: PJ ou PF para médicos?

Levando em consideração as particularidades de cada opção e os fatores que influenciam nessa escolha, é seguro dizer que atuar como Pessoa Jurídica com sua própria empresa é a forma mais vantajosa.

Para ficar ainda mais claro, comparamos dois cenários. Observe que no cenário B, o profissional consegue ter uma economia de R$ 20 mil ao final do ano.

Além de economizar, você tem mais segurança e oportunidades para exercer sua profissão.

Outra vantagem é a possibilidade de benefícios que a PJ oferece, como possuir os ativos protegidos e poder escalar seus serviços.

Mas se você ainda prefere atuar como Pessoa Física, aqui vão alguns cuidados:

  1. Certifique-se de que o vínculo é registrado. Como autônomo, você não terá um CNPJ para emitir notas fiscais, precisará de uma forma legal para receber pelo seu trabalho.
  2. O RPA (Recibo de Pagamento Autônomo) é um documento que deve ser emitido por quem contratou o serviço para comprovar o pagamento a pessoas físicas, sem caracterizar o vínculo CLT.
  3. Atente-se ao preencher o livro de caixa para não acabar caindo na malha fina por desatenção.
  4. O carnê-leão é um imposto obrigatório sobre a renda, que deve ser pago mensalmente por aqueles que receberam rendimentos superiores a R$ 1.903,98 de outras pessoas físicas ou do exterior. Ele funciona como um guia de pagamento que reúne os tributos e os valores a serem quitados pelo contribuinte. Em virtude disso, separamos informações sobre o Carnê Leão 2023, assim como dados sobre a tabela, o preenchimento e a DARF.

O que devo fazer a partir de agora?

Se você ainda não atende como PJ, abrir uma empresa é o primeiro passo. Isso envolve contratar um contador, pagar a taxa de abertura na Junta Comercial (DAE), ter um endereço virtual e o certificado digital em nuvem.

Outra opção é contratar o Amigo Contábil. Além de abrir uma empresa individual sem custos, você também contará com uma equipe especializada para adequá-lo à menor carga tributária legal.

Você foca em cuidar de seus pacientes, e deixa as burocracias com a Amigo.

8
Sep
23
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Jornada Médica

Descubra como superar as dificuldades e alcançar o sucesso na carreira médica com a Amigo Tech. Conheça nossas soluções tecnológicas inovadoras para impulsionar seu crescimento e otimizar sua prática clínica. Entre em contato e transforme sua jornada médica agora!

Se você é um médico, independentemente de ser recém-formado, autônomo, dono ou gestor de clínica/consultório, ou até mesmo um profissional sênior, sabe muito bem que a carreira médica é repleta de desafios e obstáculos. No entanto, com a ajuda da tecnologia e a orientação certa, você pode trilhar uma jornada de sucesso e alcançar novos patamares em sua profissão. A Amigo Tech, uma empresa de tecnologia inovadora, especializada em desenvolver softwares para o público médico, está aqui para ser seu parceiro nessa caminhada. Neste artigo, vamos explorar as dificuldades enfrentadas pelos médicos, apresentar dados e números relevantes sobre a carreira médica e o mercado, e discutir cada etapa dessa jornada profissional.

Dificuldades na Carreira Médica: Enfrentando os Desafios

Ser médico é uma vocação nobre e gratificante, mas também é uma jornada repleta de desafios. Desde o momento em que você decide ingressar na faculdade de medicina, até os dias agitados na prática clínica, há uma série de obstáculos a superar. Uma das principais dificuldades é o longo período de formação, que pode durar até uma década, entre graduação, residência médica e especializações. A dedicação e o comprometimento necessários são enormes, mas o resultado final vale a pena.

Outro desafio enfrentado pelos médicos é o ambiente altamente competitivo do mercado de trabalho. Com o aumento do número de profissionais formados a cada ano, a concorrência se torna acirrada. Além disso, a necessidade de se manter atualizado com os avanços científicos e tecnológicos é constante, exigindo um investimento de tempo e recursos significativos.

Dados e Números que Impulsionam a Carreira Médica

Para entender plenamente o cenário da carreira médica, é importante analisar alguns dados e números que fornecem insights valiosos. De acordo com pesquisas recentes, o Brasil possui aproximadamente 500 mil médicos registrados, sendo um dos países com maior número de profissionais de saúde. Essa quantidade expressiva reflete a relevância da área médica no país.

No entanto, é preciso destacar que a distribuição desses profissionais não é homogênea, havendo uma concentração significativa em áreas urbanas e uma escassez em regiões mais remotas. Essa disparidade dificulta o acesso à saúde de qualidade para muitos brasileiros, abrindo espaço para médicos autônomos e clínicas independentes desempenharem um papel fundamental no atendimento médico local.

Ainda analisando os números, é possível observar que a expectativa de vida do brasileiro tem aumentado ao longo das últimas décadas. Esse fator, combinado com o envelhecimento da população, cria uma demanda crescente por serviços médicos. É uma oportunidade para médicos sêniores, que possuem vasta experiência e expertise, aproveitarem essa tendência demográfica a seu favor.

A Etapa da Jornada Médica: Um Caminho para o Sucesso

Agora que entendemos as dificuldades enfrentadas pelos médicos e analisamos os dados relevantes do mercado, vamos explorar as diferentes etapas da jornada médica, desde a formação até o auge da carreira.

Recém-formado: Ingressando no Mundo Médico

Após anos de dedicação acadêmica, o momento da formatura marca o início de sua carreira como médico. Nessa etapa, é fundamental obter experiência prática por meio de estágios, residência médica e especializações. Você precisa se destacar em um mercado altamente competitivo, demonstrando conhecimento, habilidades clínicas e um cuidado excepcional com os pacientes. Também é importante investir em networking, estabelecendo conexões com colegas, professores e profissionais da área.

Autônomo: Construindo sua Própria Marca

Muitos médicos escolhem seguir a carreira autônoma, abrindo seus próprios consultórios ou clínicas. Essa etapa requer habilidades adicionais, como gestão financeira, marketing e atendimento ao cliente. Afinal, além de oferecer serviços médicos de qualidade, é necessário atrair e fidelizar pacientes. Aqui na Amigo Tech, oferecemos soluções tecnológicas para auxiliá-lo nessa jornada, desde agendamentos online até prontuários eletrônicos, para otimizar sua rotina e proporcionar uma experiência mais confortável aos pacientes.

Dono ou Gestor de Clínica/Consultório: Expandindo seus Horizontes

À medida que você adquire experiência e reputação, pode ser a hora de expandir sua atuação. Tornar-se dono ou gestor de uma clínica ou consultório permite que você amplie seu impacto na comunidade e alcance um número maior de pacientes. No entanto, essa etapa envolve desafios adicionais, como liderança, gerenciamento de equipes e estratégias de marketing de nível empresarial. Nós, da Amigo Tech, temos soluções integradas de gestão clínica que podem simplificar suas operações e impulsionar o crescimento de seu negócio.

Sênior: Compartilhando Conhecimento e Experiência

Após anos de dedicação e trabalho árduo, a fase sênior de sua carreira médica representa a colheita dos frutos de seu esforço. Nesse estágio, você acumulou uma riqueza de conhecimento e experiência, tornando-se uma referência em sua especialidade. É o momento de contribuir para a comunidade médica compartilhando seu conhecimento, ministrando palestras, publicando artigos e mentorando jovens profissionais. A tecnologia continua a desempenhar um papel importante nessa etapa, permitindo que você se conecte com outros profissionais e se mantenha atualizado sobre as últimas pesquisas e avanços.

A Tecnologia como Aliada na Jornada Médica

Durante todas as etapas da jornada médica, a tecnologia se apresenta como uma aliada essencial. Na Amigo Tech, compreendemos as necessidades dos médicos e desenvolvemos softwares inovadores para simplificar o dia a dia da prática clínica. Desde a gestão de consultas e prontuários eletrônicos até o acesso rápido a informações e atualizações médicas, nossas soluções tecnológicas visam aumentar sua eficiência, melhorar a experiência do paciente e impulsionar o crescimento de seu negócio.

A jornada de um médico é repleta de desafios, mas também oferece inúmeras oportunidades de crescimento e sucesso. Superar as dificuldades, investir em sua formação, aprimorar suas habilidades e contar com o apoio da tecnologia são os ingredientes-chave para trilhar um caminho vitorioso na carreira médica. Na Amigo Tech, estamos comprometidos em ser seu parceiro de jornada, fornecendo soluções tecnológicas inovadoras para impulsionar seu sucesso profissional. Estamos aqui para ajudá-lo a superar as adversidades, alcançar objetivos e, juntos, construir um futuro promissor. Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como podemos transformar sua prática médica!

24
May
23
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Produtividade

Conheça os benefícios dos softwares de gestão médica na otimização do trabalho de profissionais da saúde. Descubra como a Amigo Tech pode elevar a eficiência na administração de clínicas e consultórios com sua solução completa.

Melhorando a eficiência na prática médica com softwares de gestão

A prática médica implica uma série de responsabilidades que demandam uma gestão eficiente de informações e documentação. Nesse contexto, os softwares de gestão médica surgem como ferramentas valiosas para profissionais que buscam otimizar sua administração e aprimorar sua eficiência no trabalho.

Há inúmeras opções de softwares de gestão médica disponíveis no mercado, variando desde os mais simples aos mais complexos. No entanto, é crucial escolher um software que ofereça um ótimo custo-benefício. Independentemente da escolha, é imprescindível que você e sua equipe aproveitem ao máximo os recursos disponíveis.

Armazenamento e acesso facilitado às informações do paciente

Ao utilizar um software de gestão médica, é possível consolidar todas as informações do paciente em um único local, facilitando o acesso aos dados e diminuindo a possibilidade de erros. Adicionalmente, algumas tarefas podem ser automatizadas, como o agendamento de consultas e o envio de lembretes, poupando tempo e aumentando a produtividade.

Outro benefício é a capacidade de acompanhar indicadores de desempenho, como o número de pacientes atendidos e a taxa de ocupação da agenda. Com esses dados em mãos, é possível identificar oportunidades de melhoria na rotina do consultório.

Alguns softwares de gestão médica também disponibilizam recursos extras, como a integração com prontuários eletrônicos e sistemas de faturamento, o que pode simplificar ainda mais o dia a dia do profissional da saúde.

Entretanto, para aproveitar ao máximo os benefícios dos softwares de gestão médica, é fundamental investir em capacitação e treinamento de sua equipe. Afinal, um bom software só é eficiente se os usuários souberem utilizá-lo adequadamente.

A Amigo Tech se destaca no mercado de softwares de gestão médica, oferecendo uma ampla gama de serviços, como prontuários eletrônicos, agendamento de consultas, gestão financeira e contábil. O objetivo é fornecer uma solução completa para a administração de médicos, clínicas e consultórios.

Com uma interface intuitiva e personalizável, a Amigo Tech se apresenta como uma excelente opção para médicos que desejam otimizar sua gestão e elevar sua eficiência.

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May
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