Jornada Médica

PJ ou PF para médicos: qual a melhor opção?

Descubra se médicos devem atuar como PJ ou PF. Analise benefícios, tributações e oportunidades para tomar a decisão mais vantajosa para sua carreira.

Equipe Amigo

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8 Sep
23
Atualizado em
8 Sep
23
8 min de leitura

Uma jovem médica, com uma expressão amigável, sorrindo diretamente para a câmera.

Você acabou de se formar em Medicina e não sabe como receber por seu trabalho, nem sabe muita coisa sobre impostos? Essas são dúvidas bastante comuns entre os médicos, sobretudo os profissionais recém-formados. Mas afinal, PJ ou PF para médicos: qual a melhor opção?

Para tomar essa decisão, você deve avaliar alguns fatores:

  • Oportunidades de trabalho
  • Descontos e contribuições
  • Riscos legais a assumir

O que contém este artigo?

  • Pessoa Física e Pessoa Jurídica para médicos: principais diferenças
  • Pessoa Física – CLT ou "Carteira assinada"
  • Pessoa Física – Prestador de Serviço Autônomo
  • Pessoa Jurídica – PJ própria
  • Pessoa Jurídica – Empresas Coletivas (Fuja desta opção)
  • Afinal, qual a melhor opção: PJ ou PF para médicos?
  • O que fazer a partir de agora?

Pessoa Física e Pessoa Jurídica para médicos

A diferença entre um médico atender como pessoa física ou pessoa jurídica está relacionada à forma como a prática médica é estruturada legalmente e aos impactos financeiros e tributários associados a cada opção.

Quando você atua como Pessoa Física (PF), o serviço prestado fica atrelado a seu CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Já no caso de Pessoa Jurídica (PJ), o médico exerce sua prática clínica ou médica através de uma entidade legalmente constituída, como empresa ou sociedade.

Pessoa Física

Por se tratar de um profissional da área da saúde, o médico não precisa abrir empresa para prestar seus serviços, portanto pode ser contratado como celetista ou prestador de serviço autônomo.

CLT ou "Carteira assinada"

O profissional celetista trabalha em regime de emprego formal, tendo vínculo empregatício com uma instituição, seja hospital, clínica ou outra entidade de saúde.

Esse médico é considerado um empregado e está sujeito às normas e condições estabelecidas na CLT, legislação trabalhista que estabelece as regras e regulamentações para as relações de trabalho entre empregadores e empregados no Brasil.

Prestador de Serviço Autônomo

Ao contrário do empregado, o trabalhador autônomo não está subordinado juridicamente à pessoa ou empresa que o contratou.

Mas, apesar de não ter vínculo empregatício, há um contrato entre o profissional e a empresa contratante, que estabelece as obrigações de ambas partes.

Nesse caso, para receber o pagamento, o médico deve emitir um recibo (RPA) usando seu CPF.

Observações

Alguns médicos, especialmente os recém-formados, por não ter muito conhecimento sobre as burocracias e regulamentações, acabam optando por iniciar na profissão como Pessoa Física, mas isso implica em algumas desvantagens.

O médico que escolhe trabalhar como PF consegue emitir recibos utilizando o próprio CPF, pagando o INSS e o Imposto de Renda com alíquotas que podem chegar a 27,5%.

No caso dos profissionais autônomos, existe ainda o ISS, imposto instituído pelos municípios e que varia de 2% a 5%.

Além disso, as oportunidades de atendimento são reduzidas, pois a maioria das empresas (clínicas, hospitais e outras entidades de saúde) prefere contratar médicos que possuem PJ, como explicaremos na sequência.

Pessoa Jurídica

Essa é a forma mais comum no meio médico. Nesse caso, você pode trabalhar de forma autônoma e abrir uma PJ por conta própria ou associar-se a uma cooperativa. Mais a frente você entenderá o quão perigosa é esta última opção.

PJ própria (Sociedade Unipessoal)

Abrir uma empresa significa uma nova etapa na carreira médica. Ao exercer a profissão como PJ, o médico desfruta de alguns benefícios.

Além de ter mais controle sobre as operações realizadas em seu nome, você também consegue pagar menos impostos do que pagaria como pessoa física, por meio de um planejamento tributário específico para seu perfil de empresa.

Ter uma pessoa jurídica em seu nome facilita que você tenha vários vínculos de trabalho, diferentemente do que prevê a CLT. Ou seja, você amplia as opções de atuação e possui mais oportunidades de prestar seu serviço.

Como PJ, você tem validade em todo o território nacional. Independente do estado onde é registrada sua empresa, você poderá trabalhar em qualquer lugar do país.

Empresas Coletivas (Sociedade Cooperativa) – Fuja desta opção

No início do artigo, falamos que o risco legal assumido é um dos fatores levados em consideração na hora de escolher a melhor forma de receber, ao iniciar a carreira médica.

Associar-se a uma Sociedade Cooperativa ou "PJotão", como também é conhecida, é uma prática muito comum no meio médico, embora não ofereça segurança legal alguma.

Nesse caso, o profissional se associa à PJ de outros médicos, sendo um colaborador que contribui financeiramente e compartilha os lucros.

No entanto, ao fazer parte de uma "empresa coletiva", você está assumindo riscos jurídicos, contábeis e impasses comerciais, decorrentes das ações de terceiros.

Em função disso, evite esse caminho e aconselhe seus colegas a seguir seu exemplo. Se o CFM notificar esse "PJotão" pelo erro de um profissional, todos são responsabilizados.

Temos certeza de que esse não é um risco que você quer assumir.

Afinal, qual a melhor opção: PJ ou PF para médicos?

Levando em consideração as particularidades de cada opção e os fatores que influenciam nessa escolha, é seguro dizer que atuar como Pessoa Jurídica com sua própria empresa é a forma mais vantajosa.

Para ficar ainda mais claro, comparamos dois cenários. Observe que no cenário B, o profissional consegue ter uma economia de R$ 20 mil ao final do ano.

Além de economizar, você tem mais segurança e oportunidades para exercer sua profissão.

Outra vantagem é a possibilidade de benefícios que a PJ oferece, como possuir os ativos protegidos e poder escalar seus serviços.

Mas se você ainda prefere atuar como Pessoa Física, aqui vão alguns cuidados:

  1. Certifique-se de que o vínculo é registrado. Como autônomo, você não terá um CNPJ para emitir notas fiscais, precisará de uma forma legal para receber pelo seu trabalho.
  2. O RPA (Recibo de Pagamento Autônomo) é um documento que deve ser emitido por quem contratou o serviço para comprovar o pagamento a pessoas físicas, sem caracterizar o vínculo CLT.
  3. Atente-se ao preencher o livro de caixa para não acabar caindo na malha fina por desatenção.
  4. O carnê-leão é um imposto obrigatório sobre a renda, que deve ser pago mensalmente por aqueles que receberam rendimentos superiores a R$ 1.903,98 de outras pessoas físicas ou do exterior. Ele funciona como um guia de pagamento que reúne os tributos e os valores a serem quitados pelo contribuinte. Em virtude disso, separamos informações sobre o Carnê Leão 2023, assim como dados sobre a tabela, o preenchimento e a DARF.

O que devo fazer a partir de agora?

Se você ainda não atende como PJ, abrir uma empresa é o primeiro passo. Isso envolve contratar um contador, pagar a taxa de abertura na Junta Comercial (DAE), ter um endereço virtual e o certificado digital em nuvem.

Outra opção é contratar o Amigo Contábil. Além de abrir uma empresa individual sem custos, você também contará com uma equipe especializada para adequá-lo à menor carga tributária legal.

Você foca em cuidar de seus pacientes, e deixa as burocracias com a Amigo.

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Produtividade

O prontuário eletrônico é uma das ferramentas digitais que mais impacta a vida de profissionais da medicina, com facilidades que ajudam a reduzir tempo e custos. Saiba quais as regulamentações existentes sobre a área, tipos de prontuário eletrônico, além de vantagens para sua clínica ou consultório.

Um dos maiores desafios para o atendimento médico na era da informação é conseguir reunir, organizar e acessar com facilidade dados dos pacientes para a devida análise. A utilização do prontuário eletrônico possibilita aos médicos a visualização rápida das informações para atendimento, tornando os procedimentos mais eficientes. Não à toa, é um dos principais instrumentos da tecnologia digital presente na rotina dos profissionais, desde algumas décadas. 

O que é e para que serve um prontuário eletrônico?

A origem da palavra prontuário está no latim promptuarium, que significa: “local onde deveriam ser guardados os objetos que poderiam ser necessários sem perda de tempo”. Quando a medicina incorporou o termo a sua prática, preservou-lhe a essência, já que o “prontuário médico” reúne dados sobre a saúde de um paciente, contemplando informações do início ao final da vida daquela pessoa. 

Dentro desse agrupamento, pode haver imagens, exames, histórico familiar e outras informações fundamentais para qualquer análise ou tratamento. Além disso, o documento técnico serve como prova legal, se solicitado em algum processo judicial, já que conta com assinatura de algum profissional médico responsável. 

Prontuário Eletrônico

O prontuário eletrônico do paciente (PEP) é um sistema que armazena, agrupa e gerencia dados de uma determinada clínica, concentrando informações sobre os pacientes em uma unidade de saúde. O objetivo principal desta ferramenta é tornar fácil e rápido o acesso, a comunicação e a integração de informações sobre o estado de saúde dos pacientes. Com a praticidade, é possível conferir mais qualidade e eficiência aos atendimentos.

Dentro de um sistema de prontuário eletrônico há os registros de arquivos de modo automático a partir do preenchimento de informações. Os dados permanecem estáticos e salvos em um servidor até que haja alguma alteração nas informações. Na sequência, saiba algumas das principais funções do prontuário eletrônico na rotina de uma clínica:

  • Auxílio na tomada de decisões médicas: ao carregar informações detalhadas sobre o histórico de cada paciente, como diagnósticos, exames, tratamentos anteriores e reações à medicação, o prontuário é essencial para que os profissionais de saúde tomem decisões seguras e personalizadas.
  • Identificação de padrões: a observação contínua de prontuários de pacientes pode ajudar médicos a encontrar padrões e tendências. Esse tipo de percepção é útil para a pesquisa médica, aperfeiçoamento de tratamentos e detecção de possíveis ameaças sanitárias, como surtos e epidemias.
  • Representação legal: dispondo da assinatura de um profissional responsável, os prontuários eletrônicos são documentos de validade legal, que podem ser utilizados como provas em processos judiciais. 
  • Monitoramento dos índices de qualidade da clínica: além da análise do histórico médico de um paciente, o prontuário eletrônico também possibilita a avaliação de qualidade do atendimento fornecido pela clínica ou consultório. Com essa prática, gestores conseguem monitorar dados que revelam o cumprimento de protocolos, adequação ao perfil da clínica e eficácia dos atendimentos.
  • Apoio ao planejamento institucional: a extração dos dados de prontuários pode ser útil para a avaliação de desempenhos mais gerais do negócio, como a identificação de especialidades médicas mais procuradas, identificação de carências de treinamento da equipe de atendimento ou problemas envolvendo o fluxo de pacientes na clínica. 

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Principais vantagens do prontuário eletrônico

A versão em papel foi durante muito tempo a única forma de prontuário disponível. A partir dos anos 60 começaram a surgir os primeiros sistemas de prontuário eletrônico nos Estados Unidos, em um período de ainda pouca popularização dos computadores. Assim, o uso foi iniciado em grandes hospitais parceiros de universidades, como Harvard, por exemplo. 

A partir dos anos 80, o prontuário eletrônico começou a ser mais utilizado, muito em função dos esforços para a informatização da área da saúde. Como um marco dessa evolução, o Institute of Medicine (IOM), órgão norte-americano de estudos sobre a saúde, publicou um relatório em 1991 sugerindo a eliminação de registros de pacientes baseados em papel num período de até dez anos. Com a popularização dos sistemas computacionais e a internet acessível, sobretudo após a virada do milênio, os prontuários eletrônicos se tornaram peças fundamentais para a rotina de médicos e negócios da área.

Apesar de o prontuário de papel ser ainda bastante utilizado, o prontuário eletrônico tem se mostrado uma ferramenta cada vez mais presente. Muito pelas suas facilidades, mas também pelas limitações que o papel apresenta para as demandas dos serviços atuais. Por ser um material frágil, pode desaparecer ou se deteriorar muito facilmente, comprometendo a proteção dos dados e privacidade dos pacientes. 

O papel também impossibilita ou, pelo menos, diminui a capacidade de personalização do prontuário. Esta desvantagem se torna ainda mais determinante porque cada área da medicina pode exigir informações específicas a partir de um modelo próprio. Prontuários de papel também necessitam de uma sala de arquivos para armazenamento. Ou seja, a clínica precisa renunciar a um espaço físico que poderia aumentar a receita do negócio, como um consultório ou uma sala para exames.

Dentre as principais vantagens do prontuário eletrônico, podem-se destacar:

  • Acesso rápido de qualquer local: é possível consultar informações de maneira fácil e rápida por diversos dispositivos, já que o sistema pode ficar hospedado na nuvem. Essa característica torna a ferramenta indispensável em casos de emergência, como um acidente, em que é necessário consultar sobre alergias a alguma medicação, ou histórico de doenças.
  • Centralização de dados: o agrupamento de informações e arquivos diversos, como prontuários antigos, resultados de exames, fotos ou receitas médicas, torna rápida a análise completa do paciente. Isso torna fácil o momento de diagnóstico ou orientação para tratamento.
  • Redução de erros na interpretação: com o uso de um sistema digital, há uma menor probabilidade de erros relacionados à má legibilidade de alguma caligrafia ou informação corrompida no papel. O padrão de registro do digital melhora a assimilação do conteúdo. 
  • Backup e armazenamento: o prontuário eletrônico possibilita o armazenamento de grande volume de dados em servidores com sistemas de segurança robustos, dispensando a necessidade de um espaço físico. Para diminuir o risco de perda de dados, backups podem ser realizados.
  • Melhora no atendimento e produtividade: os prontuários são ferramentas que precisam ser acessadas diariamente. Como a versão eletrônica é armazenada em um sistema médico, suas informações podem ser facilmente encontradas por meio de buscas por consultas, exames, procedimentos ou medicamentos. Naturalmente, a agilidade impacta a produtividade dos profissionais envolvidos nos atendimentos. 

Legislação sobre prontuário eletrônico

A legislação brasileira impõe normas para a utilização, armazenamento e compartilhamento de prontuários eletrônicos no país. Segundo o Conselho Federal de Medicina, o prontuário reúne informações, sinais e imagens registradas de fatos ou situações relativos à saúde do paciente, de caráter legal, sigiloso e científico, que possibilita a comunicação entre membros da equipe multiprofissional e a continuidade da assistência prestada. 

A ferramenta é autorizada para guarda, manuseio e troca de informações identificadas de saúde, dispensando o uso do papel. A certificação indica que o prontuário deve garantir a autenticidade, integridade e confidencialidade dos dados por meio de criptografia, assinatura digital e certificação digital.

Em 2018 foi promulgada a Lei do Prontuário Eletrônico no Brasil, que dá maior segurança jurídica ao histórico de saúde em versão digital, além de ser um importante marco da da saúde no país. A normatização do prontuário eletrônico também promoveu o uso de sistemas informatizados mais gerais, com funções e recursos cada vez mais variados e integrados. Uma das regras estabelecidas em lei indica que os arquivos do PEP devem conter certificado digital emitido no âmbito da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), além do Nível de garantia de segurança 2 (NGS2), especificado no Manual de Certificação para Sistemas de Registro Eletrônico em Saúde. 

A resolução 2.299/2021 do CFM, que permite a emissão de documentos médicos digitais, estipula ainda que prescrição, relatório, solicitação de exame, laudo, atestado e parecer técnico devem contar com as seguintes informações: identificação do médico; registro de qualificação de especialista (RQE); identificação do paciente; data e hora; e assinatura digital do médico.

Tipos de prontuário eletrônico

Apesar de possuir a mesma base de tecnologia, os prontuários eletrônicos podem ser classificados em de três diferentes categorias. A segmentação leva em consideração algumas especificidades de tecnologia e uso.

Prontuário com base de dados locais

Esse tipo de prontuário funciona por meio de um servidor que não necessita de internet. Assim, todas as informações circulam em uma rede local. 

Vantagens

  • Acesso offline;
  • Backups locais de forma manual ou automática;
  • Acesso em caso de queda de energia (quando há gerador ou nobreaks).

Desvantagens

  • Sem backup em nuvem;
  • Custo elevado de manutenção e operação da estrutura;
  • Impossibilidade de acesso remoto;
  • Não acompanha atualizações de recursos do mercado.

Prontuário eletrônico em nuvem

A principal característica desse tipo de prontuário é o armazenamento de dados em uma nuvem, normalmente com certificações de segurança adequadas. 

Vantagens

  • Backup em nuvem;
  • Informações acessíveis remotamente;
  • Facilidade de compartilhamento das informações com outros dispositivos e usuários;
  • Custo baixo de manutenção e atualização de recursos;
  • Desnecessidade de ocupação de espaço físico na clínica;
  • Segurança de dados - protocolo HTTPs, criptografia e conformidade com a LGPD.

Desvantagens

  • Depende da internet para uso.

Prontuário eletrônico híbrido

Esse tipo de prontuário permite a integração da base de dados local ao armazenamento de dados na nuvem. Assim, as informações ficam guardadas em computadores de uma clínica e também em servidores seguros. 

Vantagens

  • Dados com acesso fácil em qualquer dispositivo;
  • Armazenamento seguro e confiável.

Desvantagens

  • Sistema com maior complexidade de tecnologia;
  • Custo de operação e manutenção elevado.

Qual o tipo de prontuário ideal para minha clínica?

O conhecimento sobre as funções e tipos de prontuários é algo fundamental para profissionais de saúde presentemente, considerando que são instrumentos que entregam versatilidade, praticidade e segurança jurídica para quem utiliza. Para quem realiza a gestão de uma clínica, antes da escolha de um modelo de prontuário eletrônico, é indispensável refletir sobre a realidade do negócio. 

Para esse tipo de entendimento, é indispensável reunir informações sobre o tamanho e a quantidade de unidades da clínica, número de profissionais envolvidos, tipos de procedimentos oferecidos e capacidade de investimento. Além disso, cabe analisar critérios relacionados ao tipo de prontuário desejado, como capacidade de personalização, suporte de uma equipe de software especializada, integração com outros recursos digitais, segurança e privacidade de dados, acessibilidade por meio de dispositivos diferentes e custo de aquisição.

Determinar um tipo de prontuário ideal é difícil sem uma profunda análise do negócio. Pois, a melhor alternativa é sempre a que melhor se ajusta às necessidades e ao modelo de negócio da clínica. Consultar empresas especialistas em soluções de tecnologia para a saúde também é um facilitador do processo, já que oferecem informações técnicas adequadas e a testagem dos prontuários.

Explore o prontuário do Amigo

O prontuário do Amigo é totalmente digital e está disponível na nuvem a qualquer momento, garantindo segurança e praticidade para o atendimento médico. Além disso, a ferramenta oferece diversos benefícios que reduzem o tempo e o custo da rotina médica, como:

  • Prontuário personalizável, adaptável às necessidades de diversas especialidades médicas;
  • Base atualizada de medicamentos da Anvisa e da Pharmapele;
  • Visualização rápida do histórico dos pacientes, com filtros que facilitam a leitura durante a evolução;
  • Criação de questionários e envio de mensagens no atendimento e pré-atendimento;
  • Gerenciamento de exames: encaminhamentos, fila, triagem e acompanhamento.

Para médicos oftalmologistas, por exemplo, o prontuário do Amigo otimiza os atendimentos, permitindo o acompanhamento detalhado de todos os procedimentos de exames. Já para dermatologistas e cirurgiões plásticos, a ferramenta facilita a análise clínica com a galeria de imagens, um recurso que permite anexar e comparar imagens ao longo da evolução do paciente.

Com todas essas facilidades e alta capacidade de personalização, o prontuário do Amigo simplifica a rotina de diversas especialidades médicas.

Conclusão

A evolução da tecnologia na área de saúde trouxe ganhos na experiência de pacientes e profissionais ao longo das últimas décadas. Uma das grandes ferramentas desenvolvidas, com recentes marcos legais no Brasil, é o prontuário eletrônico. A popularização trouxe velocidade no atendimento médico, facilidade de integração dos dados, armazenamento e personalização. 

Para quem busca atravessar a transformação digital ou adequar melhor uma ferramenta a sua rotina, entender as características dos diferentes tipos de prontuário eletrônico é uma tarefa necessária. Afinal, a tecnologia continua a avançar e a funcionalidade do prontuário acompanha essa evolução.

O prontuário do Amigo é uma solução segura e personalizável, que otimiza o atendimento médico em diversas especialidades, como oftalmologia, ortopedia, dermatologia, etc. Com tantos recursos, a ferramenta torna a rotina de médicos mais ágil e simples.

Agende uma demonstração gratuita de nossa solução e descubra como o Amigo pode reduzir custos e otimizar o tempo em sua rotina.

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Finanças

Os dashboards financeiros são ferramentas indispensáveis para melhorar a gestão de clínicas e consultórios médicos. Conheça as principais características e benefícios, e veja como o Amigo pode impulsionar o crescimento de sua clínica com esse recurso.

O volume de informações que circula na rotina administrativa de uma clínica é imenso. Muitas vezes, informações detalhadas sobre a área financeira ou outras áreas, mas que possuem impacto direto nas contas da empresa. Para tentar facilitar o tempo de processamento e de interpretação dos dados e apresentar uma visualização estruturada, os dashboards são ferramentas cada vez mais utilizadas e necessárias.

O que é dashboard financeiro?

Dashboard financeiro é uma ferramenta de visualização de dados que permite a exibição de informações organizadas, facilitando o monitoramento e tomada de decisões por parte da gestão. Através deste instrumento, é possível acompanhar em tempo real indicadores financeiros da empresa, como receitas, despesas, controle de custos, contas a pagar e receber.

Gestor visualizando informação gráfica

Uma das características mais destacaveis desses painéis é o fato de serem automatizados. Enquanto uma planilha tradicional demanda trabalhos manuais de preenchimento e atualização, nos dashboards todo o processo ocorre de forma automática. Isso permite que os profissionais possam se dedicar mais profundamente à interpretação dos dados e estratégias. Normalmente a visualização dos dados é feita, principalmente, a partir de gráficos, estatísticas ou tabelas que revelam uma visão ampliada de determinado aspecto financeiro, como, por exemplo, se os gastos atuais estão trazendo o retorno esperado ou não.

Gráficos, estatísticas e tabelas são modelos de representação simples, que tornam o entendimento de dados complexos mais facilitado. Assim, é possível identificar padrões, invariâncias e tendências do negócio, facilitando, inclusive, a comunicação para outros setores. Além disso, o fato de serem visualmente atrativos e interativos pode aumentar o engajamento das pessoas que têm acesso, tornando o processo de gestão mais participativo e eficiente. 

Características de dashboards financeiros

As empresas brasileiras enfrentam desafios constantes devido à complexidade tributária e às oscilações econômicas. Um estudo do Sebrae, divulgado em 2021, aponta que os MEIs têm a maior taxa de mortalidade entre os pequenos negócios, com 29% fechando após cinco anos de atividade, enquanto 21,6% das MEs e 17% das EPPs encerram suas operações no mesmo período. A falta de planejamento adequado é uma das principais causas desse cenário.

Segundo o estudo, 17% dos gestores não realizam nenhum planejamento financeiro, e 43% das pequenas empresas ainda utilizam métodos tradicionais, como papel e caderno, para gestão financeira. A ausência de visão de longo prazo e o uso limitado de tecnologias comprometem o futuro de muitos negócios. Por outro lado, a transformação digital oferece ferramentas que possibilitam uma gestão mais eficiente e planejamentos sustentáveis.

Os diferentes tipos de dashboards financeiros promovem uma gestão inteligente e ágil, com processos otimizados e análises de resultados cada vez mais sofisticadas. Eles podem ser adaptados ao porte da empresa e às necessidades dos gestores, sendo classificados em três categorias principais, de acordo com seus objetivos:

1. Dashboards operacionais: fornecem uma visão ampla e detalhada dos processos organizacionais, facilitando o acompanhamento do desempenho diário.

2. Dashboards estratégicos: focados em decisões de longo prazo, oferecem uma visão geral do negócio, permitindo projetar sua sustentabilidade financeira.

3. Dashboards táticos: combinam direcionamentos estratégicos e operacionais, melhorando a eficácia das operações ao alinhar ações em ambos os níveis.

No Amigo Clinic, o módulo de relatórios oferece diversos dashboards para os principais setores da clínica, como agenda, financeiro, pacientes e prontuário. Cada dashboard está associado a indicadores-chave essenciais para a gestão do negócio.

Especificamente no módulo financeiro, há um dashboard robusto que permite a análise detalhada de receitas e despesas, com opções de visualização por categoria, classificação, centro de custo, tags, fornecedores e histórico.

Para obter indicadores precisos, é fundamental que o dashboard esteja integrado às informações de outros setores da clínica. Esse cruzamento de dados permite resultados mais aprofundados e uma análise financeira completa da empresa.

Quais as principais vantagens do dashboard financeiro?

De modo geral, através do dashboard financeiro é possível centralizar e agrupar dados de várias áreas da empresa, transformando-os em informações necessárias ao gerenciamento da empresa. De imediato, é possível imaginar vantagens ligadas ao lucro da empresa, porém, a ferramenta não se restringe a este aspecto.

• Facilidade e eficiência da gestão

O dashboard financeiro é capaz de simplificar a gestão financeira ao cruzar dados de origens distintas e apresentar informações relevantes em um mesmo painel. Com os dados acessíveis, os processos de análise e de ação se tornam mais ágeis. Além disso, o fato de a ferramenta conseguir automatizar processos manuais, consegue causar redução de erros e economia de tempo para que os profissionais se dediquem a outras atividades.

• Padronização de operações financeiras

Pelo fato de a ferramenta unir e centralizar dados, naturalmente, pode ajudar a padronizar operações financeiras. Com todas as informações em uma mesma plataforma, é possível que todos os autorizados a operar tenham condições de participar de sua construção. Assim, elimina-se a guarda de dados em locais distintos e a emissão duplicada de relatórios, problemas que podem afetar a comunicação entre setores, prejudicando as tomadas de decisão.

• Acompanhamento de saldos de todas as contas e carteiras

Ao longo da rotina de gestão de uma clínica, é absolutamente comum a necessidade de identificação de fatores que estão contribuindo para o prejuízo ou sucesso do negócio. Os dados, agrupados e organizados como informações em um gráfico ou tabela, são essenciais para controlar as finanças com a máxima precisão. Desse modo, facilita-se aumentar a receita, fazer previsões de orçamento, renegociar contratos com terceiros ou antecipar recursos em um cronograma, por exemplo.

• Redução de riscos

Outra funcionalidade estratégica dos dashboards diz respeito ao gerenciamento de riscos que o negócio pode enfrentar. É possível, por exemplo, identificar de forma precoce problemas financeiros, como inadimplência, baixo fluxo de caixa e perda de lucratividade da empresa. Após essa identificação, os gestores responsáveis conseguem tomar medidas corretivas, para solucionar o que já foi realizado, ou preventivas, para minimizar impactos futuros e garantir que as operações se mantenham da melhor forma possível.

• Monitoramento da saúde do negócio

Através da utilização sistemática de dashboards financeiros, torna-se simplificado o acompanhamento em tempo real do fluxo financeiro de uma clínica, possibilitando o melhor desempenho da rotina operacional e orçamentária. A observação do fluxo de caixa, assim como da liquidez das contas e de tantos outros indicadores financeiros de modo acurado, é facilitada graças aos painéis financeiros. Este exercício de acompanhamento e elaboração de relatórios frequentes pode determinar o sucesso de uma clínica.

Conclusão

Dentro do ambiente de gestão moderna, na era da informação, ter controle e acesso rápido aos mais variados dados relacionados ao funcionamento de uma empresa é algo fundamental para quem atua no setor. Neste sentido, os dashboards são ferramentas que permitem o cruzamento e agrupamento de dados relevantes de forma automatizada, tornando o acesso às informações uma tarefa ágil e cada vez mais intuitiva.

Para introduzir tais ferramentas na rotina da gestão de uma clínica é preciso garantir que suas especificidades estejam adequadas às demandas específicas do negócio. Aspectos como o perfil de atendimento, quantidade de profissionais envolvidos e as especialidades médicas oferecidas devem influenciar na definição da solução adequada. Cabe então, por parte dos gestores, uma profunda compreensão das características da clínica para a adoção deste tipo de instrumento.

O Amigo Clinic oferece a seus usuários um módulo financeiro com vários recursos, como Contas a Pagar/Receber, Fechamento de Caixa, Relatório de Vendas, Fluxo de Caixa, Orçamentos e Dashboard Financeiro. Este, garante aos administradores uma boa leitura de informações-chave para a gestão do negócio. Assim, contribuem para o momento de tomada de decisões estratégicas.

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Sep
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Finanças

Transformações no comportamento dos pacientes destacam a necessidade de diversificar as opções de pagamento. Descubra os métodos de pagamento mais comuns e os principais benefícios do uso de cartão de crédito para a gestão financeira de clínicas médicas.

As novas tecnologias trazem facilidades para o atendimento médico, diagnóstico e tratamentos, mas também é capaz de dar eficiência e maior organização aos processos de gestão de serviços na área de saúde. A gestão de pagamentos, por exemplo, é uma área que foi bastante transformada nos últimos anos com as várias formas de pagamento que surgiram no intuito de conferir rapidez ao processo e integração das informações relacionadas.

A revolução da tecnologia também trouxe mudanças significativas em termos de comportamento. O paciente 5.0, perspicaz e exigente, busca ser tratado como um consumidor dos serviços de saúde. Dentro dessa lógica, quer ter as facilidades de pagamento que melhor se conectam com seus hábitos e preferências.

Diversificar as formas de pagamento em serviços de saúde é, então, preparar o seu negócio preparado para lidar com os novos perfis de pacientes e com processos de gestão cada vez mais integrados e eficientes.

Por que diversificar as formas de pagamento em uma clínica médica?

Formas de pagamento são os modos como sua clínica pode receber pagamentos de pacientes. Em um mundo cada vez mais digitalizado, é natural que as pessoas utilizem menos dinheiro em espécie durante suas rotinas e utilizem mecanismos mais práticos de pagamento, na maioria das vezes por smartphones.

O hábito de esperar em agências bancárias para pagar ou sacar está sendo cada vez menos observado. Do mesmo modo, é incomum e antiquado clínicas ou consultórios exigirem dos pacientes pagamentos em espécie.

Uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) indica que no ano de 2023 foram realizadas quase 42 bilhões de transações por PIX no Brasil, número 75% maior do que no ano anterior. O volume de movimentações é maior do que as de cartão de crédito e débito, boletos, TED (Transferência Eletrônica Disponível), Documento de Crédito (DOC), cheques e TEC, que juntas, somaram quase 39,4 bilhões de operações.

Conforme estudo realizado pela Distrito Dataminer, 52% da população brasileira utiliza cartão de débito e 46% o cartão de crédito. Em perspectiva, o uso de dinheiro em espécie diminui enquanto o uso de cartão de crédito aumenta ao longo dos anos. 

As mudanças de comportamento relacionadas ao processo de pagamento nos últimos anos apontam para um perfil de paciente cada vez mais empoderado, que exige, além de um bom atendimento, uma experiência satisfatória ao longo de toda a sua jornada com a clínica, desde o agendamento até o pós -atendimento. 

É possível destacar algumas das principais vantagens de oferecer várias formas de pagamento em clínicas médicas:

• Atrair e fidelizar pacientes

Divulgar possibilidades variadas de pagamento pode atrair pacientes. Oferecer e garantir um processo de pagamento simples pode tornar os pacientes fidelizados à sua clínica. Além disso, toda a facilidade demonstra profissionalismo e eleva a satisfação dos pacientes com a sua clínica, sobretudo quando as formas de pagamento são adequadas às características e necessidades de seu público.

• Diminuir a taxa de inadimplência

Quando pagamentos automáticos ou parcelamentos via cartão de crédito são realizados, a clínica registra uma menor taxa de inadimplência, o que garante maior segurança financeira para o negócio.

• Aumentar previsibilidade financeira 

Toda a gestão financeira de sua clínica é beneficiada quando há um alinhamento das formas de pagamento com ferramentas de controle financeiro. A velocidade de cruzamento dos dados, integrando diversos setores do negócio, pode ajudar a elevar sua saúde financeira, possibilitando decisões mais estratégicas a longo prazo.

• Dar segurança ao processo de pagamento

Os riscos de cair em golpes ou erros no processo de pagamento são reduzidos significativamente quando há possibilidades diversas de pagamento, sobretudo utilizando as ferramentas digitais. A segurança é aumentada tanto para o paciente, que não precisa mais transitar com dinheiro em espécie, como para a clínica, que automaticamente pode cobrar e receber pelos serviços. 

Métodos de pagamento mais comuns 

Pagamentos em dinheiro ainda são recorrentes em boa parte das clínicas médicas brasileiras, mas outras formas, vinculadas às tecnologias digitais, estão cada vez mais presentes e podem ser encaradas como vantagens competitivas por gestores de clínicas e consultórios.

Dentre as formas mais comuns, destacam-se:

• Cartões de débito e crédito

Cartões de débito e crédito são formas de pagamento em que os valores são debitados na hora ou ao longo do tempo, sempre de forma automática. Ao contrário de carnês ou cheques, com cartões a clínica tem a garantia de que irá receber pelos serviços, além de oferecer maior praticidade ao processo.

• Boleto bancário

Boleto é uma forma de pagamento simples, que envolve pouca burocracia. Há a possibilidade de ser gerado de modo automático ou pagar à vista no prazo que foi estabelecido. Como o pagamento não é instantâneo, muitas clínicas têm restrição ao boleto, já que dificultam o controle de finanças.

• Pagamentos online ou por meio de links

Pagamentos por meio de links, conhecidos como pagamento online, permitem o faturamento à distância e o compartilhamento através de WhatsApp, SMS, e-mail, ou alguns outros canais. Para simplificar e integrar as informações é importante que a clínica ou consultório conte com um sistema de gestão que contemple tais formas de pagamento.

• TEF (Transferência Eletrônica de Fundos)

Esta forma de pagamento é realizada através da transferência de valores de uma conta para outra e acontece à vista, mesmo que o faturamento não aconteça na mesma hora, já que, quando feito para bancos diferentes ou em feriados, a transação pode ser finalizada horas depois. Outra característica importante é que a TEF costuma ter taxas altas, trazendo custos para o financeiro de uma clínica médica.

• PIX

O PIX é uma tecnologia de transferência financeira imediata desenvolvida pelo Banco Central. Para transferir ou cobrar algum valor, basta disponibilizar uma chave PIX, que pode ser um número de telefone, e-mail, CNPJ/CPF, código de pagamento específico ou um QR code para leitura através do smartphone. As transações via PIX são totalmente gratuitas entre pessoas físicas, mas taxadas para pessoas jurídicas, como clínicas médicas. 

Além dessas formas de pagamento mais utilizadas, é importante estar atento às evoluções de comportamento e tecnologia que trazem algumas outras tendências na forma como são realizadas essas operações financeiras. O mobile payment, por exemplo, tem crescido com a integração dos serviços financeiros pessoais em aplicativos para celular. Outro exemplo destacável é o pagamento em criptomoedas, que são moedas digitais não rastreáveis que trouxeram novas perspectivas para a economia mundial.

Benefícios do pagamento via cartão de crédito para clínicas médicas

Nos últimos anos, as pessoas têm buscado formas alternativas de pagar por serviços na área de saúde. Naturalmente, buscam por opções mais flexíveis e com processos transacionais rápidos e fáceis de serem realizados. Desse modo, oferecer pagamento via cartão de crédito é uma das principais estratégias financeiras adotadas por clínicas médicas.

O cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais indicadas para negócios na área de saúde, pois é plenamente utilizado pela população, além de ser uma forma garantida de receber dos pacientes, eliminando o risco de inadimplência. 

Na sequência, saiba os principais benefícios e características dessa forma de pagamento:

• Garantia de recebimento

Os serviços de cartão de crédito oferecem para clínicas a garantia de recebimento por serviços realizados. Após a cobrança feita, o valor é descontado automaticamente da conta do paciente, independente de o pagamento ser à vista ou parcelado. Com isso, os gestores de clínicas podem ficar mais tranquilos quanto ao recebimento, mesmo que os pacientes não façam o pagamento.

• Cobrança recorrente

Ao contrário do cartão de crédito, com pagamento parcelado que desconta o valor total do limite do cartão, uma cobrança recorrente desconta um valor fixo mensal, sem comprometer o limite total do cartão. Isso traz facilidade para o paciente e, naturalmente, torna o seu negócio muito mais atrativo.

• Controle orçamentário 

Saber o orçamento disponível dos meses seguintes ou do ano é um benefício fundamental para a boa organização financeira de clínicas médicas. Com o pagamento via cartão de crédito com cobranças recorrentes, o negócio pode contar com o valor previsto, planejar e tomar decisões mais assertivas. Não há riscos de a cobrança não acontecer, pois é feita automaticamente no cartão do paciente durante o período definido. 

• Diminuição de cancelamentos de consultas

Com o pagamento via cartão de crédito, os pacientes podem parcelar valores de consultas ou demais procedimentos. Isso gera uma espécie de compromisso com os procedimentos agendados, pois o investimento já foi feito, o que diminui a chance de cancelamentos e desorganização na agenda da clínica.

• Facilidade para os pacientes

O uso de cartões de crédito é plenamente difundido no país. De acordo com dados do Banco Central, o número de cartões ativos no Brasil é maior do que o dobro da população ocupada, somando 212 milhões. O volume pode ser explicado pela praticidade que o método oferece aos usuários, como não andar com dinheiro ou enfrentar filas em bancos e lotéricas para pagar faturas. Além disso, a possibilidade de parcelar compras facilita o pagamento de serviços com valor elevado, o que é comum em clínicas especializadas.

Uma solução integrada de gestão financeira

Além de inúmeros benefícios para o paciente, o cartão de crédito promove um processo de cobrança e recebimento simples e rápido  para clínicas. Para garantir ainda mais agilidade e organização dos processos financeiros, é fundamental contar com um sistema de gestão que centralize todos os processos de agendamento e atendimento de forma integrada às informações financeiras. 

Atualmente, graças ao avanço da tecnologia na área de saúde e de finanças, é possível utilizar ferramentas que transformam processos complexos em ações intuitivas e ágeis. Após o pagamento com o cartão de crédito, o sistema é capaz de registrar e identificar a entrada do valor, autorizando o procedimento médico. Quando se trata de um pagamento recorrente, o sistema identifica os valores mensais, com data de vencimento e parcelas restantes. Assim, é possível acompanhar e realizar todas as movimentações dentro da mesma plataforma.

O Amigo Pay é uma solução financeira do Amigo que integra dados de vários setores de sua clínica, inclusive do agendamento e atendimento, tornando o processo de cobrança, recebimento e pagamentos simples e muito ágil. Com poucos cliques é possível realizar várias ações e ter uma rotina de gestão otimizada.

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